Conexão em Nova York: Como curtir a cidade em poucas horas

Quem viaja para as principais cidades dos  Estados Unidos muitas vezes acaba fazendo conexão em Nova York. Quando o tempo de espera no aeroporto não é muito curto, vale a pena sair para conhecer a cidade ou ver as novidades que nunca param de acontecer por lá.

Em uma das minhas vezes no país, estava voltando da Carolina do Norte e peguei um voo que faria conexão em Nova York por 8 horas no Aeroporto de Newark, pertinho da cidade. Pesquisei bastante se daria para sair facilmente de New Jersey, onde fica o aeroporto, e ir até a Big Apple para dar pelo menos um “oi” para a Times Square.

CONEXÃO EM NOVA YORK

Meu voo chegou em Newark antes das 14h e o outro só saía às 21h55. Depois de ler muito sobre qual seria a melhor maneira de chegar rápido em Nova York, decidi pegar o trem no Aeroporto de Newark.

+ Não vá para os EUA sem seguro viagem; encontre com melhor preço

O aeroporto de Newark é muito grande. Lá dentro, para ir de um lugar até o outro e chegar à estação, é preciso pegar um “airtrain”. Então, só nisso, você já pode colocar uns 15 minutos. Depois, quando você chega à estação, ainda precisa esperar o próximo trem passar com destino a Nova York. Lá se vão mais uns 20 minutos.

Trem que leva do aeroporto de Newark a Nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Eu comprei as duas passagens (ida e volta) de uma vez. Acho importante já comprar na ida a passagem de volta porque o risco de você se empolgar e se atrasar é grande, então, já garanta o bilhete de volta.

Trem que leva do Aeroporto de Newark até a cidade de Nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O trem era velho, mas em cerca de 40 minutos já estava bem perto da Times Square, na NY Penn Station, próximo a 34 com a 7th Avenida.  Não confunda Newark Penn Station (que fica bem próxima ao aeroporto) com New York Penn Station, que é onde você vai descer.

Como eu queria andar à toa, peguei o metrô até a estação 42, que é a estação da Times Square. Quando cheguei ainda eram pouco mais de 15h!

Na hora de voltar, mesmo sendo um domingo e eu já tendo despachado as malas, preferi ir para a estação de trem às 18h (Meu voo era só às 21h55). Foi o melhor que fiz porque achei difícil encontrar o trem e tive tempo para me perder. Cheguei cedo ao aeroporto. Poderia ter ficado em Nova York até às 19h ou 19h30, mas preferi mofar no aeroporto do que perder meu voo.

DICAS IMPORTANTES

Antes de falar o que dá para fazer efetivamente durante uma conexão em Nova York, separamos algumas dicas importantes.

Lembre-se de que é preciso descontar das horas de conexão o tempo que será gasto para sair do avião, para passar pela imigração (caso seja voo internacional), pegar as malas e despachá-las novamente (em alguns casos! Lembre-se sempre de verificar isso na hora do check-in), mais o tempo para sair do aeroporto e depois voltar para ele. Além de ter de chegar pelo menos 1h30 antes do horário do voo para embarcar com calma.

No meu caso, por exemplo, a conexão em Nova York era de 8h, mas eu tive mesmo praticamente 3h na cidade, já que 2h30 foram gastas para sair do aeroporto e depois voltar, mais 1h entre a saída do avião até o momento de pegar o airtrain. Sem contar que eu quis chegar com 1h30 de antecedência para embarcar com calma, já que muitas vezes há fila e o raio-X nos Estados Unidos costuma ser mais rigoroso.

Outro ponto importante, se você saiu do Brasil com destino a outro país que não seja os Estados Unidos, mas comprou passagem com conexão no país, é preciso ter o visto americano. Mesmo que você não queira sair do aeroporto durante a conexão, você só conseguirá embarcar se tiver o documento.

Times Square em Nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O QUE FAZER NA CIDADE

Outra informação importante. Em Nova York quase tudo está perto do metrô. Então, provavelmente, este será o meio de transporte usado por você durante a conexão. Para andar de metrô na cidade é preciso comprar o Metrocard.

TIMES SQUARE

Com pouco tempo de conexão em Nova York é possível passear pela Times Square, tirar fotos dos letreiros e conhecer os principais pontos turísticos da região. Dá para se divertir na loja da M&Ms e depois ainda passar pela sede da Macys ou parar em alguma loja e comprar lembrancinhas. Junto com a Times Square, se tiver agilidade, dá para passar pela Quinta Avenida e pelo Central Park usando o metrô de preferência.

+ Veja mais dicas da Times Square

QUINTA AVENIDA

Andar à toa pela Quinta Avenida já é uma atração. Dá para passear por ela, entrar na Apple Store e também passar pela Biblioteca, que é linda. Eu fiz exatamente isso durante as 3h30 que tive na cidade. Fui a Times Square e de lá andei até a Quinta Avenida. Depois, ainda passei numa lojinha e comprei uns souvenirs. Como tinha pouco tempo, não sentei para comer. Comprei um sanduíche e comi andando.

Quinta Avenida em nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Loja da Macys em Nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Quinta Avenida em Nova York (Foto: Esse Mundo é Noss)

CENTRAL PARK

Controlando sempre o tempo e lembrando de descontar o trajeto de volta para o aeroporto e o tempo de antecedência necessária para embarcar, é possível andar um pouco pelo Central Park durante uma conexão em Nova York e conhecer, entre outras coisas, a área do parque feita para homenagear John Lennon. A área está próxima do Dakota Building, prédio em que o cantor morava e local onde foi assassinado.

Conexão em nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

ASSISTIR A UM MUSICAL

Se não for a primeira vez em Nova York, dá para se programa e assistir a um musical da Broadway no emio da tarde. Se esta for a sua escolha, provavelmente será a única coisa que você conseguirá fazer por lá.

GRAND CENTRAL

Outra possibilidade é descer na Times Square, passear por lá rapidamente, pegar outra vez o metrô e ir direto até a Grand Central, aquela estação que aparece em diversos filmes. Lá tem alguns restaurantes também.

Conexão em nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

TOP OF THE ROCK e EMPIRE STATES

Esses dois cartões postais de Nova York valem ser visitados. Entretanto, eles costumam ser bastante cheios. Para conseguir subir em algum deles durante uma conexão em Nova York é preciso saber que provavelmente uma delas será a única atração a ser visitada.

+ Dicas para ir ao Top of The Rock
+ Vale a pena ir ao Empire States?

Conexão em nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Empire State em Nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

ONE WORLD OBSERVATORY

Assim como o Top of The Rock e o Empire States, o One World Observatory, o novo World Trade Center, é outro ponto turístico importante da cidade. Ele não costuma ser tão cheio quanto os outros prédios e vale a pena o passeio.

+ Veja como é ir ao One World Observatory

Conexão em nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

ESTÁTUA DA LIBERDADE

O passeio até a Estátua da Liberdade costuma ser mais demorado (cerca de 2h ou 3h). Eu não escolheria fazê-lo durante uma conexão em Nova York, já que sai da cidade e corre o risco de ter algum problema com a balsa, por exemplo.

+ Veja a diferença entre o tour pago e o grátis

Conexão em nova York (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Vale a pena sim sair do aeroporto em uma conexão em Nova York desde que tenha tempo suficiente para isso e que não se perca nas horas. Lembrando que cada um tem seu ritmo, anda mais rápido ou devagar. Portanto, preste atenção nestes detalhes seus antes de decidir sair do aeroporto. Algumas pessoas, certamente, perderiam o voo porque demorariam para sair do aeroporto, encontrar o trem, comprar a passagem, achar a estação do metrô, chegar em Nova York e fazer o caminho contrário. Portanto, não aja por impulso. Planeje com calma e faça seu tempo render.

+ Veja todas as dicas do destino
+ Renata Ceribelli lista o que mais gosta de fazer na cidade
+ Lista: Cinco lugares imperdíveis em NY

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

30 Comments

  1. Bruna de Almeida disse:

    Olá, quem tem passaporte italiano, tem que pedir visto para fazer conexão em NYC vôo Brasil – Itália?

  2. Regina Radwan disse:

    ADOREI te conhecer. Seus post me foram SUPER valiosos. Dia 15 de janeiro (2019) meu voo de Los Angeles pro Rio chega em Nova York as 7 da manha e sai as 9:30 da noite!!. Ia ficar o dia inteiro no aeroporto, mas ja mudei de ideia. Adoraria assistir um musical. Sera’ que tem musical de dia em Nova York???? Desde ja muito obrigada pelas dicas.

  3. Guilherme disse:

    Do voo da para ver a estátua da liberdade? Minha conexão com a Delta é apenas 2 horas não dará tempo de sair do aeroporto!

  4. priscyla disse:

    olá… vou para las vegas, com conexão em nova york, e tenho 8 horas de espera o que vcs indicam para conhecer em pouco tempo. obrigada

  5. Juliana Solozabal Martins da Rocha disse:

    Olá, terei 8h de conexão em NYC, no Voo Orlando Rio, queria conhecer o central park e a estátua… daria tempo?

  6. Ana Carolina disse:

    Olá,amei o post! Eu e mais 7 pessoas iremos a orlando no dia 30 de Dezembro e faremos uma conexão em Nova York de 9 horas,chegaremos as 6:30 da manhã e o voo para FL será 15:45. Estou com receio,por ser dia 31,de não dar tempo para ir a Time Square. O que eu posso fazer ou o que vc me recomenda?

  7. Glaucia disse:

    Na volta de Orlando terei conexão de 11h em NY e quero aproveitar. Não falo inglês, em Orlando consigo me virar, mas estou com receio de NY. Terei problema com o idioma?

    • Oi, Glaucia. Tudo bem?

      Em Nova York, as pessoas não falam português na mesma proporção de Orlando, mas elas estão acostumadas com turistas… Então, acho que nada como um “embromation” ou mímicas… Dá pra você aproveitar esse tempo lá… Apenas se atente com a questão dos horários para não correr o risco de perder o voo.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Abs,
      Adolfo

  8. Bruna Martins Puga disse:

    Ola,boa noite.
    Em Dezembro irei para a disney.
    Farei conexao em NY, chegarei as 7h e meu proximo voo sera as 15h. Meu um dos meus sonhos sempre foi ir pra NY tbm. Vc acha que vale a pena dar uma saidinha? Um lugar proximo, sei la… o que vc me aconselha???

    • Oi, Bruna! Tudo bem?

      Você tem 8h de conexão! Lembre-se que até sair do avião você deverá levar pelo menos 1h e se o próximo voo for internacional, deverá chegar com pelo menos 2h de antecedência ao aeroporto. Conte com isso mais 2h de trajeto para sair e voltar para lá. Ou seja, restam cerca de 3h “livres”. Acho que você pode escolher um lugar para pelo menos conhecer. Por exemplo, a Times Square, que tem fácil acesso de transporte público e assim será mais seguro para você não perder o voo.

      Espero ter ajudado.

      Abs,
      Adolfo

  9. Paulo Henrique disse:

    Oi, gostei do post! Eu vou em outubro pra Portland e na volta conexão de 23 horas em NY! Paga taxa de embarque para sair e voltar ?!

    • Oi, Paulo!

      Obrigado pelo comentário! Então, não paga nenhuma taxa extra não. Como você estará vindo de um voo nacional, não terá que passar pela imigração para sair do aeroporto. Mas lembre-se de que na volta, você terá que passar por todo o processo. Então, reserve um tempo pra isso.

      Obrigado e boa viagem!

      Adolfo

  10. Carinna disse:

    Olá! Ótimo post!!
    Tenho uma conexão em Newark Airport de 9 horas (indo para a Europa do Brasil, por isso o medo extremo de perder o voo rs)
    Baseado no seu post acho que conseguiiria dar uma voltinha e comer algo em Manhattan, MAS não tenho noção de quão enrolado pode ser a imigração…. Teria que passar pela segurança/imigração/etc. Duas vezes certo? E não sei se preciso pegar a mala e despachar de novo pela United.. Você acha que 9 horas dá pra isso tudo? Desde já, muito obrigada!!

  11. natalia disse:

    Será que consigo tbm? Chego no JFK as 14 e o meu voo pro Brasil sai 21:35. Já vi o esquema trem / metro que vai mais rapido. Vc me indica fazer essa loucura?

    • Oi Natalia, tudo bem?

      Então, depende da hora que você conseguir sair do voo e passar pela imigração. Se demorar muito, melhor não arriscar. Tem que pensar também na mala. Procure saber antes se a mala irá direto para o destino final. Lembre-se também que você terá que chegar ao aeroporto de 1 a 2h antes. Mesmo assim, se sobrarem 3 ou 4 horas, acho que dá para arriscar uma visitinha de meia hora na Times Square! Boa sorte! E cuidado para não perder o voo!

      Abraços

  12. Denise disse:

    Oi,eu adorei o post! Muito obrigada pelas dicas.. Eu tenho documento português e estou indo para o brasil com conexão em new york e eu quero saber se eu também preciso de visto para sair do aeroporto pra dar uma voltinha? Se sim, como faço pra consegui lo? De

  13. Guilherme disse:

    Tenho uma escala assim em abril, chego as 10 e meu voô sai as 21 no JFK, me mandem mais infos, pois não tenho a minima idea do que fazer! Queria ver a estátua, mas acredito que se for pra times square aproveitaria mais, me mandem comentarios por email quem puder por favor… ah e my english is not very good looking… hahaha
    [email protected]

  14. Edilza de Sá disse:

    Nossa adorei todos os comentários!! Estou embarcando para o Canada e terei uma parada no aeropoto JFK as 17:55, mas meu outro voo saíra no dia seguinte as 08:00 do aeroporto Newark…será que consigo visitar alguma coisa após as 18:00 e depois voltar para o aeroporto de Newark sem erro?
    Abraços.
    Edi

  15. Sidney disse:

    Puts, tô querendo pegar um voo de SP pra Dublin com escala de + – 9h em NY. Precisarei de visto americano pra poder sair do aeroporto e ir conhecer um pouco a cidade?

  16. clodosvalda disse:

    oi
    tenho 3 filhos ,vou ficar em outro aeroporto
    vc acha q eu consigo ir ao time square e passear la?
    se falei time square errado ,perdoes ok

  17. Vini Mello disse:

    Adolfo, Boa Noite.

    Vou viajar nesse mes e meu voo de volta ao Brasil tbm vai fazer uma escala em Nova York (JFK)
    Porém tenho apenas 4 horas de escala no JFK antes do voo de retorno pra GRU…minha dúvida é

    Será q dá p ir ate a ilha e conhecer um pouco…nem q seja so p comer um Dog e tirar uma selfie no times square ???
    rsrsr

    abs
    Vini Mello

    • Adolfo disse:

      Bom dia, Vini!

      Tudo bem?

      Acho muito arriscado. É muito pouco para você sair do aeroporto, pegar algum meio de transporte até a cidade em si e voltar.

      Para dar tempo tranquilo, tinha que ser no mínimo 8h.

      Qualquer dúvida, é só falar.

      Abs

      Adolfo Nomelini

  18. Bruno Machado disse:

    Poça eu também estou fazendo conexão de 7 horas em NY e gostaria de dicas, pois chego as 12:00 e volto as 20:00. Me ajudem quero almoçar e comprar umas lembranças. E uma foto na time square

  19. Eduardo disse:

    Vou passar por isso em Março em NY, uma conexão de quase 20hs, é uma hospedagem quase no Aeroporto..ehehe..E tô pexixando nos Blog's , quem e o que fazer e como sair do Aeroporto de NY e passear pelos pontos turísticos. Gostei do Post!!!

  20. Eduardo disse:

    Olá!! Gostei do seu post!
    Estou fazendo uma viagem em abril desse ano e na volta para o Brasil eu tenho uma conexão de 6h e 30 min em NY, no JFK. Acha que valeria a pena eu sair do aeroporto? Como foi pra você a questão de imigração e tal…?

  21. Anna Bárbara disse:

    Olá Adolfo!!!

    Obrigada por citar o Nós no Mundo!!!! 😀

    Imagino que suas 3 horas na Big Apple tem sido bem intensas!!!! Lá tem tanta coisa para fazer que fica até díficil escolher, rsrs. Adorei as dicas de programação!

    Bjs, Anna

  22. Ana disse:

    Ser feliz eis a questão! Fui meia maluca ( igual a vc rsrs) esta semana e ufaa, deu tudo certo pra mim tbm, meu vôo saia do aeroporto JFK as 11:00 da manhã e as 0:00 decidi tentar a sorte e fui parar na Times Square. Marido não aprovou não! Mas foi legal! O bom é que você aprende a se virar. 🙂

    • Adolfo disse:

      Oi Ana! É isso mesmo! A gente arrisca e fica feliz! Imagina ficar várias horas trancado dentro de um aeroporto? Mesmo correndo, dá para sentir um pouco da cidade, né? Muito obrigado pelo comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *