O que fazer no Porto, Portugal: Roteiro pelos pontos turísticos

Apesar de existir muitos pontos turísticos quando a dúvida é o que fazer no Porto, em Portugal, em dois ou três dias você consegue conhecer a maioria deles. Esse foi o tempo em que ficamos na cidade e deu pra aproveitar bastante.

Monumentos e prédios históricos, ruas charmosas, mirantes, uma rica gastronomia, vinícolas e a vizinha Vila Nova de Gaia são algumas dessas atrações. Listamos aqui nosso roteiro a pé pelo centro histórico. Se é sua primeira vez no país, nós já publicamos um relato de como é a imigração em Portugal pra você não ter problemas e entrar com tranquilidade.

O QUE FAZER NO PORTO, PORTUGAL

O que fazer no Porto, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nós conseguimos fazer praticamente tudo a pé. Isso porque nosso hotel ficava bem perto do centro e tinha acesso fácil ao transporte público, que quase não usamos. Nós nos hospedamos no charmoso Porta Azul, um hotel boutique com bom preço justo. Valeu a pena e nós contamos como foi a experiência de ficar lá nesse post.

+ Veja mais hotéis na cidade com até 50% de desconto

ROTEIRO PELO PORTO E REGIÃO

| TORRE DOS CLÉRIGOS E ARREDORES

Nosso dia começou na região da Torre dos Clérigos, um ótimo ponto de partida pra quem quer entender o Porto. Suba até o mirante pra curtir uma vista de 360º de toda a cidade e região.

O que fazer no Porto, Portugal - Torre dos Clérigos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer no Porto, Portugal - Torre dos Clérigos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Logo abaixo, na Rua Campo dos Mártires da Pátria, ficam alguns dos prédios mais bonitinhos e coloridos da cidade, onde funcionam diversas lojinhas.

Aproveite para provar o delicioso pastel de bacalhau (o nosso bolinho) recheado com o queijo cremoso da Serra da Estrela na Casa Portuguesa. É mais que um ânimo pro dia de caminhada.

O que fazer no Porto, Portugal - Pastel Bacalhau A Casa Portuguesa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não muito longe, do outro lado da Praça de Lisboa, fica a famosa Livraria Lello, conhecida no mundo todo por suas escadas que inspiraram a autora de Harry Potter.

O que fazer no Porto, Portugal - Livraria Lello (Foto: Pixabay)

Encontre o melhor preço no Seguro Obrigatório pra Europa
O seguro viagem é obrigatório para brasileiros que viajam para a maioria dos países da Europa, incluindo Portugal. Ele é barato e, além de exigido, garante sua segurança em caso de eventuais problemas de saúde, cancelamento de voos ou extravio de bagagem. Eu já precisei usar em um acidente e com certeza recomendo. Sugiro que você faça a cotação online pelo site da Seguros Promo, que encontra os melhores preços entre as principais seguradoras do Brasil.  Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

| REGIÃO DA ESTAÇÃO SÃO BENTO

Siga pela Rua dos Clérigos e Praça da Liberdade até a estação São Bento, a principal da cidade, que tem paredes revestidas com azulejos e é considerada um das mais bonitas do mundo.

O que fazer no Porto, Portugal - Estação São Bento (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De frente pra estação fica outro dos cantinhos mais fotogênicos da cidade, com muitos prédios coloridos.

O que fazer no Porto, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| ÁREA DE COMÉRCIO

Dali você pode ir para a região da Av. Aliados, onde fica a zona comercial mais tradicional do Porto, e seguir depois para a Rua Santa Catarina, outro ponto importante de comércio gostoso para um passeio sem muita pressa.

O que fazer no Porto, Portugal - Rua Santa Catarina (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É nessa rua também onde fica um ícone da gastronomia da cidade, o Café Majestic. Os preços não são muito baixos e os lugares, bem disputados.

Ele é um dos estabelecimentos onde recomendam provar a famosa Francesinha, talvez o prato mais típico do Porto. Se não quiser pagar o preço mais alto do Majestic, nós já listamos outros endereços nesse post e explicamos que prato é esse. Mas já saiba que é delicioso!

O que fazer no Porto, Portugal - Francesinha do Porto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| MERCADO DO BOLHÃO

Não muito longe dali, vale dar uma passadinha no Mercado do Bolhão, seja pra comprar um souvenir, tomar uma taça de vinho ou admirar as frutas e outras delícias da região.

O que fazer no Porto, Portugal - Mercado Bolhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aproveite para, logo em frente ao mercado, comer um pastel de nata (o pastel de Belém) no empório A Peróla do Bolhão.

 

| SÉ DO PORTO

De volta à região da estação São Bento, dê uma pausa para apreciar a Sé do Porto, que parece se debruçar sobre a Ribeira e tem uma linda vista da cidade.

+ Encontre hotéis na cidade com até 50% de desconto

O que fazer no Porto, Portugal - Sé do Porto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer no Porto, Portugal - Sé do Porto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| RIBEIRA

Não dá pra falar em o que fazer no Porto sem logo vir em mente a Ribeira, uma das regiões mais lindas da cidade. Saindo da Sé, siga pelo bonito e animado calçadão da Rua das Flores até lá numa caminhada de menos de 1km passando por lojinhas e cafés.

O que fazer no Porto, Portugal - Rua das Flores (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na Ribeira ficam muitos restaurantes e bares, além daqueles predinhos com sacadas coloridas que são símbolo do Porto. Se preferir, dá pra comprar uma garrafa de vinho e sentar-se ali mesmo, à beira do Rio Douro, pra curtir o visual.

O que fazer no Porto, Portugal - Ribeira (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dali já dá pra avistar também a Ponte Luís I, construída entre 1881 e 1888.

O que fazer no Porto, Portugal - Vista da Ribeira (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vista da Ribeira do Porto a partir de Vila Nova de Gaia

 

| VILA NOVA DE GAIA

Cruze a Ponte Luís I em direção à vizinha de Vila Nova de Gaia, outro charme de cidade. É aqui onde ficam as mais famosas caves de vinho do Porto, muitas abertas à visitação (saiba mais).

O que fazer no Porto, Portugal - Vila Nova de Gaia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em Gaia, como é carinhosamente chamada, é de onde se tem uma das vistas mais bonitas do Porto. Se quiser para para bebericar ou comer algo, gostei muito do restaurante Ar de Rio, que foi o local onde comi minha primeira Francesinha. Além do prato ser delicioso, a vista era de tirar o fôlego.

O que fazer no Porto, Portugal - Francesinha em Vila Nova de Gaia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por aqui a maioria das atrações beira a Av. de Diogo Leite, onde há lojinhas, mercados e restaurantes. E aqui também onde você pode pegar o teleférico até o alto da Ponte Luís I. Você pode conhecer outras atrações de Vila Nova de Gaia e o que fazer por lá num outro post que já publicamos com dicas da cidade.

 

| CRUZEIRO NO DOURO COM VINÍCOLAS

Infelizmente eu não tive tempo, mas muita gente quando pensa em o que fazer no Porto logo já se lembra dos lindos cruzeiros pelo Rio Douro com degustação de vinhos nas vinícolas. Dizem ser realmente inesquecível e quero muito voltar quando for. Há diversas agências que fazem o tour e você pode dar uma olhada nas mais bem avaliadas pelo site do Get Your Guide. Dá para fazer a cotação, agendar o transfer saindo do seu hotel e fechar tudo online.

O que fazer no Porto, Portugal - Cruzeiro no Douro (Foto: Divulgação/Get Your Guide)

Divulgação/Get Your Guide

 

| FOZ

Nem todo mundo sabe, mas há praia no Porto, como a famosa Matosinhos. Além disso, essa área tem um calçadão à beira-mar com diversas atrações, restaurantes, esculturas, entre outras. Infelizmente não consegui visitá-la, mas você pode saber mais nesse link.

 

Tem mais alguma dúvida ou dica de o que fazer no Porto, em Portugal? Conte pra gente nos comentários!

+Onde ficar: Hotéis na cidade com até 50% de desconto
+ Como ir do aeroporto ao centro: dicas de transporte
+ Quando viajar pra Portugal: veja a melhor época
+ Veja todas as dicas pra sua viagem à cidade
+ Tudo que você deve saber pra ir a Portugal

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *