Uma pequena faixa de areia com águas clarinhas, uma igrejinha cercada pela Mata Atlântica e uma ilhota que já foi cenário badalado pra muitos famosos… podemos resumir “friamente” assim a beleza da Praia da Piedade ou, como também é chamada, a Ponta da Piedade.

Localizada na Ilha da Jipoia e vizinha de Ilha Grande, em Angra dos Reis, esse paraíso fica a poucos minutos de barco do centro da cidade. E pra melhorar o dia na praia, algumas das melhores praias da região ficam nessa mesma ilha.

Nesse post falamos como chegar à Praia da Piedade, o que fazer por lá e também as outras praias imperdíveis localizadas nas redondezas.

PRAIA DA PIEDADE OU PONTA DA PIEDADE

Um dos principais símbolos da Ponta da Piedade é a Igrejinha da Piedade, construída na década de 1960.

Igreja da Piedade, Angra dos Reis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De frente pra ela, na maré baixa, surge uma pequena faixa de areia cercada por águas cristalinas que dá acesso a uma ilhota, onde ficam casas que eram usadas pelos famosos no período em que a Ilha de Caras era aqui.

Antiga Ilha de Caras em Angra dos Reis (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Antiga Ilha de Caras em Angra dos Reis

Por isso é bom visitar o local na maré baixa, pra poder caminhar nas águas rasas, nadar sem se preocupar e ver realmente a beleza dessas prainhas que se formam entre a igreja e a antiga ilha das celebridades. Por conta disso, ela é ideal também para famílias com crianças.

Ao lado direito da Igreja da Piedade fica a Praia da Piedade propriamente dita, com uma curta faixa de areia. Pra chegar dá pra fazer uma pequena trilha de cerca de cinco minutos. Já à esquerda está a Praia do Morcego.

Praia da Piedade, Angra dos Reis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não há muita estrutura por aqui dependendo do dia da visita. Em certas ocasiões pode haver algum ambulante ou barco vendendo algumas bebidinhas e em outras não. Então é bom trazer alguma coisa dependendo do tempo que for ficar na praia.

Praia da Piedade, Angra dos Reis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como a Praia da Piedade fica na Ilha da Gipoia, se você não estiver de lancha privativa ou não fizer parte do seu roteiro, há muitas trilhas que ligam a praias vizinhas, inclusive a Praia do Dentista, que pra nós é a mais bonita da ilha. Mais perto estão as também famosas praias das Flechas e da Fazenda.

+ Conheça a incrível Praia do Dentista

COMO CHEGAR À PRAIA DA PIEDADE

Se assim como nós você está em Ilha Grande, o passeio conhecido como Ilhas Paradisíacas passa por aqui e outras praias lindas.

Lancha para Ilha da Gipoia, Angra dos Reis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já se você vem de Angra dos Reis, há a possibilidade de alugar uma lancha privativa (como nessa empresa), conversar na Praia Grande com algum barqueiro que faça táxi boat até a Ilha da Gipoia ou também pegar tours em grupo.

+ Roteiro completo em Ilha Grande

Como falarei no próximo tópico, eu só evitaria passeios em escunas ou barcos maiores, já que a Praia da Piedade é bem pequena. Algumas das agências mais bem avaliadas que fazem tours pra cá são: Angra dos Reis Turismo, Angra Tours e Angra Way.

QUANDO IR

Se você quer saber sobre a melhor época do ano e o clima, vale dar uma olha nesse post sobre quando ir pra Ilha Grande. Agora a ideia aqui é falar pra você, se puder, evitar os feriados, fins de semana e as férias de verão.

Digo isso porque, assim como a Ilha de Cataguases, a Ponta da Piedade tem uma faixa de areia bem pequena e ninguém quer pegar esse paraíso lotado. Nós fomos durante a semana, em maio, durante a baixa temporada. Valeu muito a pena ter essa beleza praticamente só pra nós.

Então tente evitar a altíssima temporada pelo menos.

ONDE FICAR

Nós estávamos em Ilha Grande, onde há diversas opções de hospedagem, principalmente na Vila do Abraão, que é a principal da ilha. Nós publicamos um guia de pousadas e hotéis por lá que pode te ajudar.

Já se você pretende se hospedar em Angra dos Reis, sugiro que veja essas opções com descontos.

+ Melhores praias de Angra dos Reis
+ Como visitr a Ilha de Cataguases
+ Todas as dicas de Ilha Grande

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.