Praia do Aventureiro, em Ilha Grande: Como chegar e o que fazer

A Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, era uma das praias que eu mais tinha vontade de conhecer na região de Angra dos Reis.

Perdi a conta de quantas vezes vi fotos daquele coqueiro deitado com o mar transparente ao fundo. Confesso que achava que era mais filtro do que realidade, mas me enganei. A Praia do Aventureiro em Ilha Grande é mesmo linda.

Neste post, contamos mais sobre a praia e damos dicas de como chegar até ela.

PRAIA DO AVENTUREIRO EM ILHA GRANDE

A Praia do Aventureiro é uma das mais famosas e bonitas de Ilha Grande. Como a sua extensão não é muito grande, cerca de 500 metros, durante a alta temporada, o acesso a ela é controlado. Por dia, é permitido que no máximo 560 pessoas cheguem até lá. No site oficial de Angra dos Reis tem mais informações.

Praia do Aventureiro em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| A PRAIA DO AVENTUREIRO É MESMO TÃO LINDA?

Sim! A Praia do Aventureiro superou as minhas expectativas. O mar é lindo e transparente. Embora seja agitado, no cantinho, perto do famoso coqueiro deitado, se forma até uma espécie de piscina natural. O visual é realmente incrível.

Quando fomos, a praia não estava cheia e a água estava bem quentinha. Engraçado é que a maré foi subindo de forma bem rápida.

+ O que fazer no destino: Nossas dicas
+ Onde dicar: Restaurantes e bares
+ Passeios: Dicas pra escolher os melhores

| O COQUEIRO DEITADO DA PRAIA DO AVENTUREIRO

Prepare-se para enfrentar uma pequena fila para conseguir tirar uma foto com o famoso coqueiro deitado da Praia do Aventureiro. Afinal, ele é o maior astro da praia, né?

Aproveite para tirar todas as fotos que quiser, mas, por favor, respeite as regras e não suba no coqueiro. Tem até uma placa lá pedindo para que os turistas não façam isso. Mas adivinhem se todos respeitam? É claro que não.

Praia do Aventureiro em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Enquanto a gente estava lá, uma turista argentina subiu para tirar foto e se fez de desentendida quando disse que ela deveria descer. Falou que o coqueiro era resistente e que ela estava sozinha em cima dele. Só resolveu descer depois que eu ameacei filmar com o meu celular. Triste ver o que as pessoas são capazes de fazer apenas por uma foto, né? Até escrevi um post falando sobre isso.

| A PRAIA DO AVENTUREIRO TEM ESTRUTURA?

Não! A Praia do Aventureiro não tem estrutura nenhuma. Não há energia elétrica (só alguns geradores à noite) e o sinal de celular não pega. É bom levar um lanchinho e bebidas também. Dizem que há alguns restaurantes nos campings ou nas casas de moradores, mas não vimos nada.

Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

E não esqueça de pegar o lixo e levar de volta com você. Ouvimos um morador falando que lá são os próprios moradores que fazem a coleta. Então, não há nenhuma lixeira disponível.

+ Onde ficar na Vila do Abraão: Dicas de hotéis e pousadas
+ O que fazer: Nossas dicas pra aproveitar a região
+ Quando ir: Melhor época para curtir o destino

| CAMPINGS

Também não há pousadas e hotéis na Praia do Aventureiro. Algumas pessoas ficam hospedados em campings ou em quartos simples das casas de moradores.

Alguns campings são simples, mas a maioria tem chuveiro com água quente e cobertura para as barracas. Pra quem fica preocupado em ficar sem bateria, dá para pagar para carregarem seu celular.

No total, há 19 campings. Veja a lista completa neste site.

Praia do Aventureiro em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| MIRANTES

Além do conqueiro e da praia incrível, ainda há dois mirantes de tirar o fôlego: o mirante da Espia e da Sundara.

| COMO FAÇO PRA CHEGAR NA PRAIA DO AVENTUREIRO?

Pra quem quer apenas conhecer a Praia do Aventureiro, a dica é fazer o passeio de Volta à Ilha, que passa por diversas praias, incluindo a do Aventureiro (veja todos os detalhes do passeio no post que fizemos). Entretanto, o tempo de parada é de apenas 1h.

Uma informação bem importante: dependendo do clima e das condições do mar, nenhum passeio chega à Praia do Aventureiro. O passeio de Volta à Ilha, por exemplo, é cancelado muitas vezes.

Piscina natural em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outra opção são o flexboats, que costumam ficar mais tempo na praia. Eles costumam passar por 3 praias e ficam cerca de 2h em cada uma.

Pra quem não tem preguiça de andar (e tem bastante condicionamento físico), há também uma trilha (T9) que sai da Vila de Provetá e vai até a Praia do Aventureiro. São de 3500 a 3700 metros e demora de 2h30 a 3h.

| ONDE FICAR EM ILHA GRANDE

Na hora de escolher onde ficar em Ilha Grande a nossa dica é a Vila do Abraão. É lá que está toda a estrutura de hotéis, restaurantes e lojas, além de ser de onde saem os passeios.

Nós ficamos hospedados na Pousada Caúca, que é simples, mas confortável e bem localizada (veja o valor das diárias com desconto). A gente fez um post bem completo com vários dicas de hospedagem. Vale a pena ler.

Ficou com alguma dúvida sobre a Praia do Aventureiro em Ilha Grande? Deixe nos comentários!

+ Todas as nossas dicas do destino
+ Quando ir: A melhor época pra aproveitar
+ O que fazer: Passeios e atrações
+ Melhores praias da Vila do Abraão
+ Passeios no destino: Dicas para escolher os seus
+ Onde comer: Melhores restaurantes
+ Onde ficar: Dicas de pousadas na Vila do Abraão

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *