Roteiro em Praga de 3 a 4 dias: O que fazer na cidade

Para aproveitar bem sua viagem por Praga, é importante se programar e entender mais sobre a cidade. São muitas atrações, que vão de pontes, museus e castelo até ruas agitadas, lojas e bares. Para ajudar a organizar seu roteiro em Praga, vou contar aqui tudo o que fizemos durante os nossos 4 dias na cidade.

ROTEIRO EM PRAGA DE 3 A 4 DIAS

Antes de começar as dicas do nosso roteiro em Praga, vale explicar que esta é apenas uma sugestão do roteiro que nós fizemos na cidade. Temos um outro post com todas as dicas do que fazer por lá para você organizar o roteiro de acordo com o que você preferir.

Dito isso, ainda não vamos ao roteiro kkkk. Vou dar algumas dicas importantes sobre a cidade:

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ALGUMAS DICAS DE PRAGA

A moeda local é a coroa tcheca e o idioma oficial é a língua tcheca. Não troque seu dinheiro no aeroporto ou na estação de trem. Aliás, temos dois posts muito importantes que você deve ler antes de viajar pra lá: como evitar golpes na cidade e onde trocar a moeda.

O melhor jeito de conhecer a cidade é andando a pé mesmo, mas ela bem servida de transporte público. Para ir a lugares mais longes, vale a pena usar metrô ou tram (bonde).

Se você for no verão, prepare-se para pegar a cidade bem cheia, mas bem cheia mesmo! Vale a pena procurar também sobre o Prague Card, que pode ser útil se você for em muitas atrações e usar o transporte público. Aliás, dá para comprá-lo ainda no Brasil pelo Get Your Guide.

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós temos um post com todas as dicas da cidade! Vale a pena dar uma lida depois.

| ROTEIRO

Dito tudo isso, vamos finalmente ao nosso roteiro em Praga. Nós chegamos na cidade, às 14h. Então, o primeiro dia foi apenas “metade”. Os outros três são inteiros. Então, dá para adaptar bem para que o roteiro tenha apenas 3 dias. Nós fomos embora no quinto dia bem cedo.

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| DIA 1 DO NOSSO ROTEIRO EM PRAGA

CHEGADA DE TREM

Como já estávamos na Europa, chegamos em Praga de trem. Lembre-se que não vale a pena trocar dinheiro na estação. Trocamos apenas o necessário para usarmos para chegar ao hotel. Aliás, ficamos hospedados no Royal Prague City Apartments, que é bem localizado e tem um bom custo-benefício. Fomos até lá usando tram.

TROCAR DINHEIRO E CIDADE VELHA

Depois do check-in, fomos passear pela cidade. A dica é ficar hospedado na região de Praga 1. Nós andamos até a Ponte Carlos e fomos conhecer a Cidade Velha. Aproveitamos para trocar o nosso dinheiro na Alfa Prague (veja o site oficial), dica do blog Insider Praga.

Alfa Prague (Foto: Esse Mundo é Nosso)

COMIDA TÍPICA E CIDADE NOVA

Foi bom para conhecermos um pouco da geografia da cidade. Antes de andarmos mais, paramos para comer um prato típico do país, que é o Smažený sýr (camembert empanado acompanhado de molho tártaro). Seguimos até a Cidade Nova e paramos na Praça Venceslau, que já foi cenário de importantes manifestações políticas.

+ Os melhores lugares para ver a cidade do alto
+ Golpes: Como não cair em um na cidade
+ O que fazer na cidade: Melhores atrações

Comida típica da República Tcheca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Antes de voltar pro hotel, passamos em um bar para experimentar a famosa cerveja tcheca.

| DIA 2 DO NOSSO ROTEIRO EM PRAGA

O nosso roteiro em Praga começa oficialmente agora, já que o primeiro dia foi mais para andar à-toa e ter uma noção da geografia da cidade.

PONTE CARLOS

Já começamos nosso roteiro em Praga passando por um dos pontos turísticos mais famoso da cidade: a Ponte Carlos. Prepare-se para encontrar muitos turistas por lá.

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A ponte, que liga a Cidade Velha à Cidade Pequena, começou a ser construída em 1357 e foi finalizada no século XV. Durante todo o seu percurso, há 30 estátuas em estilo barroco representando santos.

Ponte Carlos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não saia da ponte sem passar a mão na estátua de São João Nepomuceno. Dizem que quem colocar a mão em seu brasão terá um desejo realizado. Na dúvida, é melhor tentar, né?

A gente fez um post bem completo sobre a Ponte Carlos.

End.: Karluv most
Mais informações no site oficial

TORRE DA PONTE DA CIDADE VELHA

Aproveite para subir na Torre da Ponte da Cidade Velha. Aliás, prepare-se! Em Praga, você irá subir em muitas torres. Nada de preguiça hein! Lá de cima, há uma vista incrível da Ponte Carlos e do Castelo de Praga. Vale a pena o esforço para subir e para conseguir um espacinho entre os turistas.

Torre da Cidade Velha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Karlův most
Mais informações no site oficial

CIDADE VELHA – PRAÇA E IGREJA

Chegou a hora de conhecer oficialmente a Cidade Velha (Staré Mesto). A praça é linda e cheia de atrações. Além do Relógio, que falaremos a seguir, na praça também está a famosa igreja de Nossa Senhora Diante de Týn.

RELÓGIO

Não deixe de reservar a hora cheia para acompanhar o Relógio Astronômico (Orloj), que fica na Prefeitura da Cidade Velha. A cada hora, há a troca das figuras dos apóstolos e do zodíaco e a representação da posição do Sol e da Lua.

Relógio de Praga (Foto: Anastasios71/Shutterstock)
(Foto: Anastasios71/Shutterstock)

End.: Staromestské námestí 1/3

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

TORRE DO RELÓGIO

Antes ou depois de ver a hora cheia, aproveite para subir na Torre do Relógio (eu falei que em Praga há muitas torres). Lá de cima, há uma linda vista da Praça da Cidade Velha, além de dar para ver os bastidores do famoso relógio.

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Staromestské námestí 1/3
Mais informações no site oficial

ELEVADOR DA PREFEITURA

Você deve estar se perguntando a razão de eu ter incluído um elevador no roteiro em Praga, né? É que este não é um elevador qualquer. Fizemos até um post só sobre ele. Na verdade, ele é um elevador com duas entradas, sem portas e que não para. Um lado sempre vai estar subindo e outro sempre vai estar descendo.

End.: Prague City Hall – Praça Mariánské námestí 2/2
Horário de funcionamento da prefeitura, em dias úteis normalmente no horário comercial | Não abre aos finais de semana.

+ Dicas: O que é bom saber antes de ir pra lá
+ Quando ir: Melhor época pra aproveitar a cidade
+ Quanto custa: Dicas e preços da cidade

LETNÁ – PÔR DO SOL

Nós estivemos em Praga durante o verão, quando os dias costumam ser bem mais longos, e essa dica serve justamente para os dias mais quentes. Que tal curtir o pôr do sol num parque com uma linda vista da cidade? Se não der para ir no Letná neste dia, vá em outro.

Letná (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O parque não fica perto, mas dá para chegar usando o tram e vale a pena. Lá, procure o Letná Beer Garden, com alguns bares ao ar livre, para sentar, tomar uma cerveja e curtir o final do dia.

Veja mais informações no site oficial.

| DIA 3 DO NOSSO ROTEIRO EM PRAGA

MALÁ STRANA E CASTELO DE PRAGA

O terceiro dia do nosso roteiro em Praga começa com outro ponto importante da cidade: a região de Malá Strana e o Castelo de Praga.

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Castelo de Praga não tem aquele formato tradicional que estamos acostumados. Eu cheguei lá e fiquei procurando uma grande construção e demorei para entender que ele é todo aquele complexo, que inclui monumentos históricos, igrejas, como a Catedral de São Vito e palácios.

Não deixe de andar também pela Golden Lane, uma área cheia de casinhas coloridas, e de passar pelo Palácio Real, a Basílica de São Jorge e a Capela de S. Cruz.

Os ingressos para o Castelo são divididos por circuitos. Dá para entender mais e comprar pelo site.

JOHN LENNON WALL

Depois de passear pelo Castelo de Praga, aproveite para ir ao John Lennon Wall, um muro dedicado ao ex-beatle e que começou a ser pintado depois da sua morte nos anos 80. Durante o regime comunista, o espaço foi uma representação da liberdade. Toda vez que a polícia apagava alguma imagem, outra surgia no lugar. Até hoje o muro está em transição. Provavelmente, as imagens que você verá lá não serão as mesmas que eu vi.

Roteiro em Praga: John Lennon Wall (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Velkoprevorské námestí, 100 00
Em frente à Embaixada da França

PARQUE PETRIN

Se estiver com tempo, aproveite para ir ao Parque Petřín. Lá está localizada a Petřín Lookout Tower. Inspirada na Torre Eiffel, ela foi construída para a Exposição do Jubileu de 1891. Lá de cima, a vista de Praga é linda. Como está localizada no alto das montanhas, preferimos pegar o funicular para chegar até ela. Depois, o jeito é subir as escadas mesmo.

Roteiro em Praga: Vista do Petrin (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Petřínské sady 633, 118 00 Praha 1-Malá Strana
Mais informações no site oficial

| DIA 4 DO NOSSO ROTEIRO EM PRAGA

BAIRRO JUDEU

O quarto dia do nosso roteiro em Praga começa pelo Bairro Judeu, chamado de Josefov. Embora haja relatos de judeus na cidade desde o século X, entre 1890 e 1913, eles demoliram muitas construções para remodelar a região. Por isso, da época restaram seis sinagogas, o antigo cemitério judeu e a prefeitura do bairro. Vou dividir as atrações do bairro para ficar mais fácil de entender:

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PARISKA

Esta é uma das ruas com as lojas mais caras de Praga. Então, provavelmente, você irá apenas passar por ela. A não ser que queira deixar muitas coroas tchecas por ali. Como o nome diz, a rua foi inspirada em Paris. Algumas das marcas que podem ser encontradas por lá: Gucci, Prada, Dior, Louis Vuitton e Fendi.

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

CEMITÉRIO JUDEU

O antigo cemitério judeu foi uma das únicas construções que permaneceram intactas no bairro. Por lá, há sepulturas de 1439 a 1787. A estimativa é de que hajam mais de 100 mil corpos enterrados lá. Além disso, no cemitério está uma homenagem às vítimas tchecas do holocausto.

Cemitério judeu (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O ingresso para o cemitério dá acesso também a alguma sinagogas. Veja mais informações no site oficial.

End.: Siroká 3

SINAGOGA ESPANHOLA

Usando o mesmo ingresso do cemitério, visite as sinagogas (Maisel, Pinkas, Klausen e Espanhola). Como o tempo estava curto, escolhemos apenas a Espanhola, a mais recente, de 1868, e a Maisel, do final do século XVI.

Sinagoga Espanhola (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Vezenská 1

TORRE DA PÓLVORA

Achou que não fosse subir em mais nenhuma torre? A Torre da Pólvora é mais uma que tem uma linda vista da cidade. A construção gótica, de 1475, tem 44 metros de altura.

Torre da Pólvora (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Na Příkopě / náměstí Republiky 5
Mais informações no site oficial

PRAÇA VENCESLAU

A gente já tinha passado pela Praça Venceslau à noite, mas agora chegou a hora de conhecê-la ainda durante o dia. Além de já ter sido cenário para importantes movimentos políticos, a praça já serviu até como mercado de cavalos. Entre as atrações da Praça está o Museu Nacional. Lá também há muitas lojas, hotéis, restaurantes e lanchonetes.

Praça Venceslau (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Dicas: O que saber antes de ir pra lá
+ Quanto custa viajar pra República Tcheca
+ Golpes: Saiba como não cair em um na cidade

CASA DANÇANTE

Você já deve ter visto a foto da Casa Dançante, mas vê-la pessoalmente tem outro sabor. Este prédio comercial desenhado pelos arquitetos Vlado Milunice e Frank Gehryque faz sucesso por parecer que está em movimento. Lembra dois bailarinos. Se estiver com tempo, vale subir no bar que fica no terraço.

Casa Dançante em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Jiráskovo nám. 1981/6, 120 00 Nové Mesto, Chéquia

FRANS KAFKA

Se ainda estiver com tempo e disposição vá ver de perto a estátua que representa o busto de Franz Kafka, criação de David Cerny. O escritor nasceu em Praga em 1883. A obra fica na parte externa do Quadrio Business Centre.

Roteiro em Praga: Busto de Franz Kafka (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Vladislavova 1390/17, Nové Mesto

Se tiver mais tempo na cidade, tente fazer um passeio de barco. A gente não conseguiu, mas dizem que vale a pena.

No Get Your Guide há diversas opções de passeios para fazer em Praga, inclusive de barco, e dá para comprar ainda no Brasil. Vale a pena dar uma pesquisada.

Não deixe de ver o nosso post com todas as dicas do que fazer na cidade.

| COMIDAS DE PRAGA

Aproveite algum dia para almoçar ou jantar no Lokál (Dlouhá 33, 110 00 Staré Mesto). O restaurante é muito bom e muda o cardápio constantemente. Nós gostamos tanto do tatarák, um steak tartare com pães fritos e alho, que fomos lá duas vezes. Inesquecível!

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outra dica é experiemntar o Smazený syr, que nada mais é do que um queijo camembert empanado e frito que vem acompanhado de um molho tártaro sensacional.

Não esqueça também de experimentar a trdelnik, a sobremesa mais tradicional da cidade. Não sei explicar muito bem o que é, mas é algo como um cone feito com a massa que lembra uma rosca e que fica numa brasa. Dentro do cone dá para colocar vários recheios, como Nutella ou sorvete.

Roteiro em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por fim, não deixe de passar no supermercado para ver o quanto a cerveja lá é realmente barata. Achamos garrafas de meio litro por menos de 60 centavos de euro.

| ONDE FICAR EM PRAGA

A nossa dica é tentar ficar perto das principais atrações, como a Ponte Carlos, para poder fazer quase tudo a pé. Como fomos no verão, acabamos ficando a cerca de 10 minutos a pé da ponte, o que foi ótimo porque era perto, mas não estava no meio do tumulto.

Royal Prague City Apartaments (Foto: Divulgação)
Royal Prague City Apartaments (Foto: Divulgação)

Ficamos hospedados no Royal Prague City Apartaments, um hotel boutique bem charmosinho, mas que tem fácil acesso às principais atrações da cidade.

| PRECISA DE SEGURO VIAGEM EM PRAGA?

Assim como em grande parte dos países da Europa, quem viaja a Praga precisa de um seguro viagem. Mesmo se não fosse obrigatório, é sempre importante viajar com um seguro.

O Rafa, que também faz o blog, caiu esquiando no Valle Nevado, no Chile, fraturou a coluna e precisou ir de helicóptero para Santiago, além de ter ficado internado por três dias na cidade. Se ele não tivesse feito o seguro, teria gastado uma fortuna.

Fora que o valor gasto por dia de viagem com o seguro é muito baixo. Vala pena fazer!

A nossa dica é entrar no site da Seguros Promo, que funciona como uma comparadora de seguros. É só colocar os dados da viagem, como destino e data de ida e volta, e escolher o seguro que mais combina com você. É possível colocar até 4 seguros na mesma tela para comparar cada item. Assim fica muito mais fácil de decidir qual fechar.

Aproveite para fazer a cotação agora e pagar menos. Use nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto no valor final. Se tiver com bastante antecedência, escolha pagar via boleto para ganhar mais 5% de desconto.

Ficou com alguma dúvida sobre o nosso roteiro em Praga? Deixe nos comentários!

+ Todas as dicas da cidade
+ O que fazer: As melhores atrações
+ Qual moeda levar e como trocar seu dinheiro
+ Dicas: O que é bom saber antes de ir
+ Golpes: Como não cair em um
+ Quando ir: Melhor época pra viajar pra lá
+ Quanto custa viajar pra República Tcheca
+ Ponte Carlos: Um dos cartões postais da cidade
+ Melhores lugares pra ver a cidade do alto

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *