A Praia de Tassimirim não fica muito distante do centrinho da Velha Boipeba, principal vila da ilha baiana, e pode ser acessada por uma trilha de nível fácil.

Esse paraíso de águas calmas, inclusive com piscinas naturais, é um convite a curtir o mar sem pressa. Abaixo você confere como é a praia, o que fazer por lá, dicas de restaurantes e como chegar saindo do centrinho da vila ou da praia vizinha, que é mais famosa, a Cueira.

COMO É A PRAIA DE TASSIMIRIM EM BOIPEBA

Saindo da Velha Boipeba, a principal vila da Ilha de Boipeba, a Praia de Tassimirim é onde, na minha opinião, começa a sequência de praias mais bonitas da ilha.

Vista da Praia de Tassimirim em Boipeba
Praia de Tassimirim em Boipeba

A caminhada é de cerca de 20min, passando pela Praia da Boca da Barra, onde ficava a nossa pousada, a Vila da Barra, e outra bem pequena, a Praia das Pedrinhas. No caminho fica também uma das melhores pousadas daqui, a Mangabeiras.

+ Veja mais pousadas com descontos na ilha

Tassimirim é uma praia cercada por coqueirais, com extensa faixa de areia e mar calminho. É sempre recomendada pra quem gosta de mergulho de snorkel, por exemplo.

Rafael tirando foto no mar de Boipeba

Bem mais vazia que as vizinhas Cueira ou Boca da Barra, é ideal pra quem quer relaxar e curtir a praia sem preocupações. A estrutura é bem mais simples, mas há boas opções de barracas, como falaremos mais abaixo.

Na maré baixa, perto dos recifes, pequenas piscinas naturais se formam e são um convite pra aproveitar a água, que é bem quentinha, perfeita pra crianças. Você pode consultar na Climatempo a tábua das marés escolhendo Morro de São Paulo como referência.

LEIA MAIS
Melhores praias de Boipeba
Quando viajar pra ilha?

O que fazer em Boipeba

BARRACAS DE PRAIA: ONDE COMER E BEBER

Como falei, a estrutura é menor que a badalada vizinha Praia da Cueira. Mas por outro lado, há algumas barracas de praia e os preços normalmente são mais baixos. Como são praias vizinhas, é fácil ir de uma a outra numa curta caminhada e dá até mesmo pra dividir o dia entre elas.

Por indicação, comemos na Barraca da Gleide (ou Cabana da Gleide) e adoramos tanto o atendimento como os pratos. Pedimos uma porção de camarão ao alho e óleo que vinha com acompanhamentos, uma delícia, além da linda vista pro mar.

Camarão na Cabana da Gleide em Tassimirim
Cabana da Gleide em Tassimirim

Outro local recomendado é a Barraca Tassimirim, que fica mais no começo da praia pra quem vem da trilha. As lagostas e o bobó de camarão são famosos, mas acabamos não consumindo nada por lá.

Sabe aquelas famosas redes da Lagoa do Paraíso em Jericoacoara? Durante nossos dias em Boipeba pudemos matar as saudades delas na Praia de Tassimirim, já que à beira do mar calminho tinham algumas esticadas.

Rede na Praia de Tassimirim

Elas pertencem a uma pequena cabana que vendia bebidas e com um proprietário muito gentil.

+ Encontre pousadas com descontos

COMO CHEGAR À PRAIA DE TASSIMIRIM

Eu já adiantei um pouco acima, mas é bem fácil chegar à Praia de Tassimirim a pé mesmo saindo da Velha Boipeba. A trilha de nível fácil passa pelas praias da Boca da Barra e de Pedrinhas.

Sinalização na trilha em Boipeba

Se você continuar, chegará também à Praia da Cueira. Ou seja, dá pra visitar ambas num único dia e até provar a famosa lagosta da Barraca do Guido, que fica nessa praia vizinha.

Dali dá pra ir inclusive caminhando, mas apenas na maré baixa, até a Praia de Moreré, considerada uma das mais bonitas de toda a ilha. A caminhada é mais puxada, mas muita gente faz, como explicamos em detalhes no post sobre essa outra praia.

Mesmo que a trilha de cerca de 20 a 30min seja fácil, quem quer mais comodidade pode ir de quadriciclo saindo da vila até a Cueira e de lá ir caminhando até Tassimirim. Quando visitamos o local, em março de 2020, esse transporte custava R$ 15 pra uma pessoa ou R$ 20 para duas.

Você pode pedir pra sua pousada falar com algum motorista de quadriciclo, caso deseje, e já combinar o horário, tanto na ida como na volta. Nós ficamos na Pousada Vila da Barra, de frente pro mar, pertinho da Velha Boipeba e gostamos muito. Mas você pode encontrar várias outras pousadas com descontos na ilha.

Tem alguma dúvida ou já conhece a Praia de Tassimirim e tem mais dicas? Deixe seu comentário!

+ Ilha de Boipeba: Guia completo
+ Onde ficar em Moreré
+ Velha Boipeba: Como é a vila
+ Todos os posts reunidos

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.