Um dos melhores lugares para tomar banho de mar na Ilha de Boipeba, a Praia da Cueira não fica tão distante da vila de Velha Boipeba e vale a visita. O que não faltam por aqui são praias bonitas, mas essa chama a atenção pelos coqueirais e a boa estrutura para passar o dia.

Nesse post falamos sobre o que fazer na praia, onde comer e como chegar, seja pela fácil trilha a partir do centrinho, que passa por outras praias lindas, ou também de quadriciclo.

A PRAIA DA CUEIRA E O QUE FAZER POR LÁ

Como antecipei, Cueira é uma das praias de Boipeba mais visitadas, tanto por ser excelente para quem quer nadar como também pela estrutura muito boa. Há diversas barracas lado a lado logo no início da praia que são um convite pra aproveitar o dia.

Praia da Cueira em Boipeba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se em um canto da praia ficam os restaurantes e o burburinho do movimento, bastam alguns passos pra encontrar a areia praticamente deserta, sempre cercada por coqueirais a perder de vista. O mar quentinho e claro também é imperdível pra quem gosta.

Fazenda e coqueirais em Boipeba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seguindo mais adiante, no final da Praia da Cueira, você chegará ao Rio do Oritibe. Durante a maré baixa, você pode atravessá-lo e chegar em Moreré, uma das praias mais famosas da Ilha de Boipeba. Mas não arrisque se a maré estiver alta.

+ Veja pousadas com descontos

ONDE COMER E BEBER

O restaurante mais frequentado é a Barraca do Guido, que serve a famosa lagosta na manteiga de garrafa.

Lagosta do Guido na Cueira (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Sr. Guido e sua famosa lagosta na manteiga de garrafa

Os únicos pontos negativos são que a maioria dos passeios vindos de Morro de São Paulo param aqui e acabam enchendo o local, além de os preços serem um pouco salgados. É o que se paga para comer um prato ícone da ilha.

Barraca do Guido (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nas vezes que fomos acabamos passando o dia na barraca vizinha, a Cabana Sabor Tropical, que tem ótimo atendimento e preços bons, embora o cardápio seja mais enxuto. Além dela, a Barraca da Cueira e o Pastel da Carol (o de polvo e o de camarão são os mais indicados) também valem a pena.

COMO CHEGAR À PRAIA DA CUEIRA

A trilha entre Velha Boipeba e a Praia da Cueira é fácil e bem agradável. O caminho de cerca de 30min é à beira-mar e passa pelas praias da Boca da Barra e Tassimirim (essa fica bem do ladinho). Já é uma ótima oportunidade pra conhecê-las também.

Outra alternativa bem interessante é fazer uma trilha guiada por uma fazenda. O caminho é mais curto e você ouve boas histórias, além de passar entre os coqueirais.

Há quem arrisque ir por conta própria, mas é sempre bom conversar com algum morador para entender bem o caminho. O Sr. Guido, o da barraca da lagosta, costuma ajudar com as informações quem quer voltar por essas trilhas.

Quem não quer caminhar ou está com crianças pequenas, pode combinar com um quadriciclo na vila para te levar até lá (cerca de R$15 por pessoa). Você pode ver com a sua pousada também ou então falar direto com os motoristas, que costumam ficar no ponto do trator-jardineira que vai pra Moreré.

Praia da Cueira em Boipeba (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia da Cueira

ONDE FICAR: POUSADAS NA CUEIRA

Infelizmente não existem opções de pousadas na Praia da Cueira. Nós nos hospedamos na Velha Boipeba, na pousada Vila da Barra, e gostamos muito. Há quem prefira a tranquilidade da praia vizinha, por isso publicamos também dicas de onde ficar em Moreré.

+ Pousadas com descontos na ilha
+ O que fazer em Boipeba
+ Quando ir: A melhor época
+ Todas as dicas da ilha

Como deu pra ver, a Praia da Cueira é uma daquelas que devem entrar no seu roteiro. Mas tente também visitar as nossas preferidas, que são Bainema, Castelhanos e Moreré. Para ver mais dicas, você pode consultar todas as informações para viajar pra Boipeba nesse post que já publicamos.

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.