Fazer o câmbio em Buenos Aires já foi muito mais complexo do que é hoje em dia. Teve uma época em que os turistas precisavam entrar em lugares sombrios para conseguir trocar reais ou dólares por pesos argentinos.

Nos últimos, os turistas não precisam mais se arriscar e podem trocar o dinheiro de maneira bem tranquila e segura. Neste post, vamos dar algumas dicas sobre o câmbio e explicar mais sobre qual moeda levar à Argentina.

CÂMBIO EM BUENOS AIRES

| TROCANDO DINHEIRO NO AEROPORTO

O primeiro lugar para se fazer o câmbio em Buenos Aires é no próprio aeroporto. Na maioria dos países, trocar dinheiro no aeroporto é extremamente desvantajoso, mas esse não é o caso da capital da Argentina na maior parte do ano.

O principal aeroporto da cidade possui uma agência do Banco de la Nación Argentina que fica bem perto da saída do desembarque e funciona 24h durante todos os dias do ano.

Câmbio em Buenos Aires: Banco de La Nación Argentina no aeroporto de Ezeiza (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Banco de La Nación Argentina no aeroporto de Ezeiza (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Embora o valor do peso argentino seja um pouco melhor em outras casas de câmbio, a diferença não é tão exorbitante. Por isso, vale a pena sim trocar um pouco do dinheiro para os primeiros gastos ainda no aeroporto.

Dizem que no verão, o real fica mais forte porque tem muitos argentinos vindo pra cá. Já no inverno, como acontece o contrário, os valores cobrados pelo banco não são tão vantajosos assim.

Então, antes de trocar muito dinheiro, entre no site do Dolar Hoy para ver o valor da cotação nas casas de câmbio em Buenos Aires e fazer uma comparação. Você também consegue acompanhar a cotação no site do banco para comparar ainda no Brasil.

Depois disso, com mais calma você consegue ir em outras casas de câmbio. Agora, se estiver com muita fila, chame um Uber ou um Cabify e pague com o seu cartão de crédito e deixe para trocar o dinheiro já na cidade.

+ É seguro andar de Uber ou Cabify por lá? A gente te conta

Nós estivemos lá em novembro e a cotação apresentada pelo banco foi praticamente a mesma das casas de câmbio.

| MELHORES CASAS DE CÂMBIO EM BUENOS AIRES

É difícil indicar uma casa de câmbio em Buenos Aires, já que o valor da moeda varia muito dia após dia. Com a gente mesmo foi assim. Na última vez que estivemos lá, no primeiro dia, trocamos dinheiro em uma casa de câmbio que estava com um ótimo valor. Quatro dias depois, voltamos lá e o preço estava pior do que nas concorrentes.

Calle Florida em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Calle Florida em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo é Nosso)

De toda forma, sugiro que você vá em ruas como a Florida e a Santa Fé. Lá, com certeza, você irá encontrar alguma casa de câmbio. Evite as de lugares mais famosos, como a das Galerias Pacífico. Geralmente, o valor é pior. Vale em último caso.

| E SE FOR FIM DE SEMANA?

Embora eu tenha ficado bem preocupado por ter chegado em Buenos Aires no domingo (por isso, troquei mais dinheiro do que gostaria no Banco de la Nación no aeroporto), vi diversas casas de câmbio abertas pela Florida fora do horário comercial.

Portanto, troque sim um pouco de dinheiro no aeroporto, mas fique tranquilo porque você irá encontrar casas de câmbio abertas no domingo na cidade. Agora, se for muito tarde, melhor garantir a troca no banco mesmo.

Câmbio em Buenos Aires: Galerias Pacífico (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Câmbio em Buenos Aires: Galerias Pacífico (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| CUIDADO COM O CÂMBIO PARALELO

Antes, era bem comum fazer o câmbio paralelo em Buenos Aires. Como hoje em dia está tudo regulamentado, evite fazer este tipo de troca de moeda. Na rua, toda hora você verá homens e mulheres gritando e oferecendo pesos.

Eles nos abordaram várias vezes e nos ofereceram valores bem acima dos cobrados pelas casas de câmbio. Mas sabe aquele ditado que diz que o “barato sai caro”? Então, melhor evitar a fadiga, né?

Já pensou trocar o dinheiro por notas falsas? Então, minha dica é que você faça tudo numa casa de câmbio legalizada.

Aliás, eles são bem burocráticos no momento da troca. Pedem diversos dados e solicitam o passaporte também.

| O CÂMBIO HOJE NA ARGENTINA

Se você está preparando a sua viagem pra Argentina e quer saber quanto está valendo a moeda agora, nossa dica é entrar no site do Banco de la Nación Argentina, que mostra a cotação em tempo real oferecida por eles, e também no Dolar Hoy, que exibe o valor cobrado por diversas casas de câmbio em tempo real.

| QUAL MOEDA LEVAR PRA BUENOS AIRES?

A gente fez um post bem completo explicando exatamente isso. Vale a pena ler este post com calma para entender quando é mais vantajoso levar reais ou dólares. De toda forma, lembre-se que nunca vale a pena comprar pesos argentinos ainda no Brasil.

Se você fizer isso, com certeza terá prejuízo. Leve reais ou dólares para trocar por pesos já em Buenos Aires. No outro post, a gente explica exatamente como decidir qual moeda levar ao país.

| SEGURO VIAGEM COM DESCONTO PRA ARGENTINA

A gente sempre fala aqui da importância de fazer um seguro viagem mesmo quando vamos para algum destino mais próximo, como é o caso da Argentina.

Câmbio em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem ainda não sabe, o Rafa, que também faz o blog, quebrou a coluna esquiando durante uma viagem pelo Chile. Se ele não tivesse feito o seguro, teria gastado uma fortuna.

Por isso, a nossa dica é que você entre no site da Seguros Promo, que funciona como um buscador dos melhores preços e seguros. Na hora de finalizar o pagamento, use o código ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto. Se tiver com antecedência da viagem, pague via boleto e ganhe mais 5%.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer o câmbio em Buenos Aires? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ Qual moeda levar pra Argentina?
+ Tudo o que você precisa saber antes de ir pra cidade
+ Restaurantes: Onde comer por lá
+ Imigração na Argentina: Como é entrar no país
+ Quantos vinhos posso trazer da Argentina?

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
2 respostas
  1. Olá! Vou chegar em Buenos Aires num sábado à noite pelo aeroporto de El Palomar. Lá também tem casa de câmbio? E para sair do aeroporto o Uber é tranqüilo? Agradeço as informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.