Comida típica da Turquia: Motivos de sobra pra ganhar uns quilinhos

Se tem uma coisa que faz uma viagem à Turquia ainda mais especial é a culinária local. Não importa em que região do país você estiver, sempre encontrará aquela delícia que deixará saudades quando você voltar pra casa. Neste post reunimos algumas fotos dos diversos pratos que provamos por lá. Segure a água na boca!

COMIDA TÍPICA DA TURQUIA

POR TODOS OS LADOS

Os alimentos mais tradicionais dos turcos são encontrados em todos os cantos, em qualquer cidade. O dia sempre começa com o kahvaltı (café da manhã). Nele não podem faltar o café turco (servido com a borra) ou çay (chá) – o mais gostoso é de maçã -, pão, queijo, tomates, pepino, azeitona e ovo.

Comida Típica da Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O tradicional çay, a bebida nacional da Turquia, é um chá preto em que qualquer hora é hora para tomá-lo. Turco que é turco está sempre com um copinho dele nas mãos, não impota o lugar.

Comida Típica da Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se o çay é a bebida do país, o prato típico é sem dúvida o kebap. Diferente do que vemos aqui no Brasil, kebab para os turcos é, de grosso modo, qualquer coisa cozida em um espeto. O mais tradicional e mais barato é o döner kebap (uma espécie de wrap de churrasco grego).

Comida Típica da Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas existem inúmeras outras deliciosas opções, como o adana kebap, feito de carne vermelha com pimenta e páprica.

Comida Típica da Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já o simit, vendido nas ruas, é uma deliciosa rosca coberta com gergelim pronta para comer a qualquer hora.

Comida Típica da Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pelas próximas fotos, você vai perceber como sou fã de cerveja. A marca mais famosa do país é a Efes.

Cerveja Efes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os mezes são aperitivos servidos em bares/restaurantes ou em casas turcas. São parecidos com os nossos acepipes e feitos para beliscar. Entre eles estão os de iogurte e menta, berinjela, pimentão vermelho, anchovas, entre outros.

Comida Típica da Turquia - Mezes (Foto: Esse Mundo É Nosso)Comida Típica da Turquia - Mezes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

Bastante popular também é o pide, uma pizza comprida feita na massa de pão pide recheado com os recheios de sua preferência. O mais tradicional é feito com queijo, tomate, ovo, azeitona, pimenta e, em alguns casos, carne.

Comida Típica da Turquia - Pide, a pizza turca (Foto: Esse Mundo É Nosso)Comida Típica da Turquia - Pide, a pizza turca (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

Na hora da sobremesa, os doces turcos são uma tentação. A começar pelo dondurma, o sorvete que é atração turística (veja o post). Entre os doces, os que mais fazem sucesso são o lokum, feito de uma goma com diferentes recheios e o baklava, de massa folhada e normalmente recheado com pistache, nozes e castanhas. O melhor lugar para encontrá-los a rodo e ainda levar de suvenir para os amigos é o Mısır Çarşısı (Bazar de Especiarias).

Comida Típica da Turquia - Lokum (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Comida Típica da Turquia - Baklava (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O pão pita é uma das coisas que mais gostei e sinto falta até hoje. Salgadinho e com casca bem fina, ele vem enorme, inflado e ainda quente. À medida em que esfria, vai ficando crocante. Costuma acompanhar as mais diversas entradas ou refeições e muitas vezes nem é cobrado.

Comida Típica da Turquia - Pão Pita (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

ISTAMBUL

O balık ekmek é uma marca registrada de Istambul. É um sanduíche de peixe servido com salada e gostas de limão. Além de gostoso, é uma das formas mais baratas de comer na cidade, custa cerca de TL5 (US$2,60). O lugar mais fácil de encontrá-lo é na região da Galata Köprüsü (Ponte Galata).

Comida Típica da Turquia - Balık ekmek (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você acha que vai sentir falta do nosso arroz e feijão de todos os dias, procure os pequenos e populares restaurantes da região do Grand Bazaar que irá encontrar o prato, tão gostoso e temperadinho como no Brasil.  Para acompanhar, peça um köfte, uma espécie de almôndega feita na chapa.

Comida Típica da Turquia - Arroz e feijão turcos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

CAPADÓCIA

Anatólia é uma região mais agrícola, de gente simples e conservadora. É desses campos que surgiu a culinária mais famosa e celebrada da Turquia, a cozinha Anatólia. Em qualquer cidade turística do país, você vai se deparar com restaurantes com esse tipo de gastronomia, mas nada como provar essas especialidades de forma autêntica no lugar que deu origem a elas. E foi de paraquedas que o prato que mais me surpreendeu caiu no meu colo em plena Capadócia.

Com dificuldade em entender o cardápio, queria pedir um kebap diferente e apostei na sorte. Pedido um testi kebap, sem ter ideia de que “testi” significa “jarro” em turco. O resultado foi um jarro de argila na minha frente, uma espécie de espada para quebrá-lo e um delicioso almoço lá dentro (conto essa experiência em um post).

Comida Típica da Turquia - Testi kebap - Cozinha Anatólia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

LITORAL EGEU E MEDITERRÂNEO

Nas cidades de praia como Bodrum, Marmaris, Fethiye ou Ölüdeniz, a cozinha é mais fresca, mas não menos deliciosa. São muitos os pratos com peixes e frutos do mar, sempre acompanhados de salata, a salada turca.

Comida Típica da Turquia - Salada de polvo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Comida Típica da Turquia - Peixe (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Comida Típica da Turquia - Salada de atum (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Comida Típica da Turquia - Anéis de lula (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Comida Típica da Turquia - Lula grelhada (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Comida Típica da Turquia - Salada de polvo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você procura uma comida “menos leve”, mesmo no calorão do litoral da Turquia, os kebap’s também fazem sucesso por ali. Um delicioso é o kebap çiğ köfte, parecido com um quibe cru feito de carne de carneiro crua, temperada com especiarias e cebola. Uma tradicional sopa é uma boa entrada para o prato.

Comida Típica da Turquia - Kebap çiğ köfte (Foto: Esse Mundo É Nosso)

E aí, ficou com vontade? Conta pra gente!

Veja também:

+ Sultanahmet: O coração de Istambul

+ Beyoğlu: O bairro boêmio e das compras

+ Um pé na Ásia e outro na Europa: Como curtir o lado asiático

+ A maravilhosa vista 360º da Torre de Galata

+ Os corredores sem fim do Grand Bazar

+ Bazar de Especiarias: Um programa delicioso

+ Onde ver os Dervixes Rodopiantes de graça

+ O inesquecível pôr-do-sol na Ponte Galata

+ Mesquita Azul: O cartão postal de Istambul

+ Cisterna da Basílica: Subterrâneo cheio de história

+ Ortaköy: O charmoso bairro sob a Ponte do Bósforo

+ Orient Express: A estação de trem de Agatha Christie

+ Top 5 melhores vistas panorâmicas

+ Hospedagem barata no coração de Istambul

+ Istanbulkart: O cartão de transporte para você economizar

+ Como ir do aeroporto ao centro de Istambul

+ O aeroporto de Istambul: Duty free e vistos

+ Por que tomar sorvete na Turquia é atração turística

+ Confira todas as nossas dicas da Turquia

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

13 Comments

  1. Raphaela candida da silva disse:

    Obrigada ajudo num trabalho 😻😻😻😻

  2. Bruno Silva disse:

    Olá, primeiro quero te parabenizar pelo seu post mostrando essas belas comidas típicas da Turquia, é impressionante ver como são diferentes e como também tem coisas similares as nossas! Agora eu senti falta de um churrasco rsrs eu gosto de mais de churrasco, mas acredito que assim como no Grand Bazaar que você citou que tem uma comida que se parece com a do Brasil, deva ter algo como o churrasco também!

  3. Luiz Roberto disse:

    É nosso próximo roteiro.
    Minha esposa sonha em conhecer a Turquia e suas dicas e sugestões tem sido de muita valia para nós nos prepararmos.

  4. jose carrulo disse:

    a tempos fui a bruxelas e comi uma comida tipica turca chamada PITA , onde no porto -portugal- se pode comer obrig

  5. dridricalima disse:

    Tô adorando esses posts sobre a Turquia! Ajudando muito no meu planejamento aqui. Pelo jeito vou passar bem no quesito comida e ganhar uns quilinhos, OMG!!!

  6. Jane disse:

    Parabéns pela consistência das informações. Trabalheira danada, com fotos e tudo tão certinho!
    Vai ser sem duvida o nosso melhor guia na Turquia!
    Blog primoroso, caprichado e com TUUDDOOOO que precisamos saber para aproveitar ao máximo a estadia!
    Nota 10 com estrelinha!!

    • Oi Jane, tudo bem? MUITO obrigado pelo seu comentário tão carinhoso, é muito bom ter o trabalho reconhecido assim. Fico muito feliz, ainda mais que você está indo pra um país tão maravilhoso! Aproveite muito e volte pra nos contar como foi!
      Abraços e ótima viagem

  7. Daniel disse:

    Nossa quantas delicias.

  8. Bárbara disse:

    PARABENS!!! Esses blog eh sensacional, muitas coisas q fiz durante minha viagem na Turquia, incluse coisas que mais gostei, foram indicações aqui do blog. Continuem assim, aproveitando a vida e ajudando outras pessoas aproveitar tmb. Meu guia de viagem sem dúvidas foi o blog, pela falta de acesso a internet nas ruas, printei as telas com as dicas do q queria, e consultava sempreeeee, rsrsrsAmo viajar, e pelo jeito vcs tmb (rsrsrsrs) mas a iniciativa e dedicação de vcs em compartilhar essas experiências eh maravilhosa. PARABENS novamente. E sem dúvidas a partir de agora sou uma seguidora de vcs. Bjussss. Bárbara

  9. Fernanda disse:

    Oi Rafael,
    ai q saudade q dá!! Dá muita vontade de voltar só pra comer bem como comi qdo estive lá.
    Foi um dos países que mais gostei da comida.
    Essa rosca de gergelim foi inclusive a primeira coisa q comi qdo cheguei em Istambul!!

    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *