Dicas de Ilha Grande: O que é bom saber antes de ir

Preparar uma viagem para Ilha Grande não é fácil. São muitos detalhes que precisam ser vistos. Para ajudar na organização do seu roteiro, selecionamos as principais dicas de Ilha Grande.

Tivemos muitas dúvidas enquanto pensávamos na nossa viagem e respondemos aqui tudo que achamos que é mais importante saber antes de ir para lá.

DICAS DE ILHA GRANDE

| COMO FAÇO PRA CHEGAR EM ILHA GRANDE?

O jeito mais fácil de chegar em Ilha Grande é ir até Conceição de Jacareí, em Mangaratiba. A cidade fica a cerca de 30 km de Angra dos Reis. De lá, saem barcos em diversos horários até Ilha Grande. Os barcos mais lentos demoram cerca de 45 minutos e os mais rápidos duram 20 minutos.

Dicas de Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dá pra ir também saindo de Angra dos Reis. Só que de lá os barcos demoram cerca de 1h30 e são poucos horários por dia.

Pra quem vai de ônibus até Angra dos Reis, uma opção também é ir de Uber ou 99 de Angra até o local de onde saem os barcos em Conceição de Jacareí. São cerca de 40 minutos e não fica tão caro.

| QUAL A MELHOR ÉPOCA PRA IR?

O clima em Ilha Grande é bem instável, ou seja, pode mudar a qualquer momento. Além disso, o vento Sudoeste pode atrapalhar a viagem e fazer com que alguns passeios sejam cancelados por conta do mar bravo.

Por isso, quando for planejar a sua viagem é bom escolher o período mais seco e sempre ter uns dias a mais de folga, já que as chuvas são constantes na região.

De outubro e março está a época mais quente e úmida, ou seja, é no verão que chove mais. De abril a setembro, o clima costuma ser mais seco e com temperaturas mais baixas, mas não frio.

Dicas de Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A gente fez um post bem completo sobre quando ir pra Ilha Grande com clima e épocas mais cheias. Vale a pena dar uma lida.

| ONDE É MELHOR SE HOSPEDAR?

Algumas dicas de Ilha Grande são muito importantes para quem está preparando uma viagem pra lá. Uma delas é onde se hospedar por lá. O melhor lugar para ficar é na vila do Abraão. Lá que estão as melhores pousadas e hotéis. Tem também restaurantes, bares e lojinhas. Sem contar que a maior parte dos passeios sai de lá.

Quando for reservar seu hotel, lembre-se de ver se ele possui gerador, já que a energia vive acabando na vila.

Dicas de Ilha Grande (Foto: Reprodução/Booking)
Pousada Caúca (Foto: Reprodução/Booking)

A gente ficou hospedado na Pousada Caúca, que é simples, mas confortável e bem localizada. Ótimo custo-benefício. Alguns outros lugares bons para se hospedar lá são a Betos’s Pousada e Yes Pousada. Preparamos um post com diversas sugestões de hotéis e pousadas. Vale a pena dar uma lida.

| TEM PRAIA NA VILA?

Sim! Na vila tem a praia do Abraão e pertinho dela, com acesso através de pequenas caminhadas, estão outras praias como Abraãozinho, Crena, Comprida, Biquinha, Júlia e Preta.

Praia do Abraãozinho (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Abraãozinho (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A gente fez um post falando quais são as praias que ficam pertinho da Vila do Abraão.

| TEM MUITOS BICHOS?

Eu achava que fosse encontrar muitos bichos inclusive na Vila do Abraão, mas não encontramos quase nada. No máximo alguns mosquitos e lagartixas. Ahh, tem bastante borrachudo também. Então, é bom estar sempre com o repelente na mochila.

+ O que fazer por lá: Nossas sugestões
+ Onde comer: Dicas de restaurantes
+ Roteiro: Sugestão para 4 ou 5 dias

| PRECISA DE VACINA DA FEBRE AMARELA?

Entre as dicas de Ilha Grande, esta é muito importante. Já na entrada da vila do Abraão há uma propaganda falando que naquela área há mosquitos que transmitem a febre amarela. Portanto, o ideal é ter tomado a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência antes de ir pra lá.

| COMO FAZ PARA SE LOCOMOVER PELA ILHA?

Na Vila do Abraão, em Ilha Grande, não há carros. Tudo é feito a pé. O acesso às praias mais afastadas é feito através de barcos.

Dicas de Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Passeio de lancha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| É PRECISO FAZER PASSEIOS?

Para conhecer as praias mais bonitas e afastadas é preciso sim fazer passeios ou alugar uma lancha particular. Para chegar à praia do Aventureiro, Meros, Ilhas Bonitas e praia do Dentista, por exemplo, é preciso de barco.

| QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PASSEIOS?

Saber quais passeios fazer também está entre as dicas de Ilha Grande. Existem diversos passeios de barco, os principais são o de Volta à Ilha, Ilhas Paradisíacas, Super Sul e Meia Volta.

O ideal é fazer logo de cara o de volta à ilha, já que dependendo das condições do mar ele é cancelado. A gente fez num segunda-feira, na terça ele foi cancelado e só voltou a ter no sábado. Neste passeio, o barco passa por praias lindas como a do Aventureiro, Cachadaço, Parnaioca, Meros e Maguariquessaba. Quando fizemos, pegamos um pôr do sol inesquecível na Lagoa Azul.

+ Veja todos detalhes deste passeio

O passeio das Ilhas Paradisíacas também passa por outras praias lindas de Angra dos Reis: Cataguases, Botinas, praia de Piedade e praia do Dentista (veja os detalhes deste tour). O passeio de Meia Volta visita a Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do céu – Praia do Amor e Praia da Feiticeira. Já o Super Sul vai para Ilha de Jorge Greco, Dois Rios, Cachadaço e Lopes Mendes.

Praia da Piedade no tour das Ilhas Paradisíacas (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Piedade no tour das Ilhas Paradisíacas (Foto: Esse Mundo é Nosso)

As paradas em cada praia costumam ser de 40 minutos a 1h. Esses passeios são feitos em lancha com no máximo 17 pessoas.

Existem também passeios de escuna e flexboat. Eles são mais baratos, mas passam por poucas praias e tem muito mais gente. De escuna, por exemplo, são cerca de 50 pessoas. Ela para em poucos lugares, como a Lagoa Azul, que é só para mergulho, Japariz e Camiranga. No caso do flexboat, ele passa por Aventureiro, Parnaoica e Meros de flexboat. Esses são alguns dos roteiros que eles fazem, mas podem mudar diariamente.

A gente fez um post bem completo falando dos principais passeios pela região. Vale a pena ler.

| VALE A PENA IR NA BAIXA TEMPORADA?

Essa é uma daquelas dicas de Ilha Grande que são imperdíveis. Nós fomos em maio e estava ótimo. A ilha estava vazia, mas a maior parte dos restaurantes estava aberta, assim como as agências. Pegamos muitas promoções em restaurantes e os passeios estavam mais em conta também.

+ Roteiro: O que fazer em 4 ou 5 dias
+ Guia de hotéis e pousadas com desconto
+ Passeios: Selecionamos os melhores

Como havia pouco turista, todas as agências se juntavam para encher uma lancha e fazer o passeio. Teve um dia, por exemplo, que só saíram duas lanchas da vila do Abraão. Bem melhor para curtir as praias com tranquilidade.

Dizem que em agosto, como já é inverno, muitos restaurantes e agências fecham. Então, talvez não seja tão bom ir nessa época.

| É PRECISO FAZER TRILHAS?

Existem diversas trilhas em Ilha Grande, mas não é necessário fazer nenhuma caso você prefira chegar de barco nas praias. Algumas demoram 3h30, como a de Abraão ao Pico do Papagaio ou de Dois Rios a Parnaoica. A de Pousos a Lopes Mendes demora meia hora. O ideal nesse caso é ir de barco até Pousos porque de Abraão até lá andando demora 2h30. No total, são mais de 15 trilhas.

Fizemos um post com uma sugestão de roteiro em Ilha Grande. Lá há todas as opções de trilhas.

| QUANTOS DIAS PRECISO FICAR EM ILHA GRANDE?

Essa também está entre as principais dicas de Ilha Grande: quanto tempo é preciso ficar lá para aproveitar. Como as praias são bem afastadas uma das outras e é preciso ir de barco ou fazer trilha, é importante pensar que para conhecer todas irá levar pelo menos quatro dias. Além disso, como o tempo lá é bem imprevisível e alguns passeios podem ser cancelados por causa das condições do mar, é bom reservar pelo menos cinco dias para correr riscos.

+ Veja a nossa sugestão de roteiro por lá para 4 ou 5 dias

Ilhas Botinas (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ilhas Botinas (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como contei um pouco antes, nós fizemos o passeio de volta à ilha numa segunda-feira. Na terça, mesmo com sol, as condições do mar mudaram e esse passeio foi cancelado. Só voltou a ter novamente no sábado. E é justo ele que vai para praias lindas como a do Aventureiro. Conhecemos algumas pessoas que já foram pra Ilha Grande pelo menos três vezes e nunca conseguiram fazer esse passeio. Portanto, é bom ir com bastante calma.

| TEM CAIXA ELETRÔNICO? ACEITAM CARTÃO?

Na Vila do Abraão não há caixa eletrônico. Então, é importante levar dinheiro em espécie, além de cartões. Praticamente todos os lugares aceitam cartão. Entretanto, para uma maior negociação nas agências para fechar os passeios, é melhor estar com dinheiro. Eles dão desconto para pagamento à vista.

Dicas de Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ahh, algumas também exigem uma pequena porcentagem para reservar o passeio. Caso você desista do passeio com 1h de antecedência ou caso o tempo mude, eles devolvem o dinheiro. A gente fechou os nossos passeios com a LIG (Lanchas Ilha Grande) e foi bem tranquilo todo o processo.

| É UMA VIAGEM PERRENGUE?

A viagem pra Ilha Grande não é uma viagem perrengue, mas é preciso ir com a consciência de que terá que pegar muitos barcos, inclusive para chegar lá, e que os barcos balançam muito. Quando estivemos lá, o mar estava MUITO agitado. As lanchas e barcos balançaram muito e algumas pessoas passaram mal.

Além disso, lembre-se que ao sair do barco, você irá passar por ruas de areia com a mala. Então, ou você paga para alguém levar a sua mala ou terá que encarar areia nas rodinhas. Outra dica importante: quando for escolher seu hotel, veja se ele tem gerador. A energia acaba bastante na ilha e ninguém quer tomar banho gelado, né? Tirando isso, é tudo bem organizado.

| DÁ PRA IR COM CRIANÇAS?

Crianças maiores que não passem mal em barcos irão aproveitar bastante os passeios. O mar nas praias, em geral, é calmo. Tem também as lagoas para fazer mergulhos. As lanchas possuem macarrão, o que facilita a vida de quem não sabe nadar. Para crianças pequenas é um pouco mais complexo. Até porque tudo lá é feito ou em barcos ou andando bastante.

MAIS DICAS DE ILHA GRANDE

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ Onde ficar: Guia de hotéis e pousadas
+ Roteiro de 4 ou 5 dias por lá

+ O que fazer: Veja nossas dicas
+ Quando ir: Melhor época pra curtir
+ Passeios: Selecionamos os melhores
+ Onde comer: Dicas de restaurante

Quer mais dicas de Ilha Grande? Deixe nos comentários!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *