Ponta dos Castelhanos em Boipeba: A praia e piscinas naturais
São muitas as praias de Boipeba, na Bahia, pra se apaixonar e a Ponta dos Castelhanos, também conhecida como Praia dos Castelhanos, tem uma das águas mais bonitas.
O visual muda muito de acordo com a maré. Então mesmo que você volte ao local num mesmo dia, o cenário pode ser completamente diferente. Eu gosto mais da maré baixa, quando a água fica cristalina e surgem piscinas naturais lindíssimas.
PONTA DOS CASTELHANOS NA ILHA DE BOIPEBA
Por muitos anos essa foi uma praia sem praticamente nenhuma estrutura, mas com o aumento dos turistas que passam por aqui nos passeios de volta à ilha de Boipeba algumas barracas de praia foram surgindo.
+ Veja pousadas com descontos na ilha
Se por um lado é bom ter uma infra melhor, por outro há a preocupação com a preservação ambiental. Tanto que um grande projeto imobiliário de luxo que pode ser construído no local, inclusive com direito a aeroporto, píer e campo de golfe, tem causado muita polêmica.
Enquanto a parte próxima próxima do rio, onde ficam as barracas de praia, fica mais cheia nos dias de verão com os turistas que chegam nas lanchas, basta uma curta caminhada para encontrar enormes faixas de areia com coqueirais que são praticamente desertas. Vai do seu estilo mesmo!
Pra que vem de lancha, os guias já costumam chegar na maré baixa, que é quando se formam piscinas naturais e bancos de areia que fazem da Ponta dos Castelhanos um cenário de tirar o fôlego. A água é cristalina, quentinha e ideal para quem gosta de snorkel.
+ Quando ir pra Boipeba
+ O que fazer na ilha?
+ Roteiro completo por lá
PASTEL E DRINK DE CACAU COM BIRIBIRI
Por falar nessas barracas, duas delícias são o carro-chefe por aqui: os pastéis e uma bebida feita com a fruta do cacau e biribiri. Eu também nunca tinha ouvido falar no tal biribiri, mas é um fruto azedinho bem exótico pra quem não é da região!
O lugar mais famoso pra provar a iguaria na Ponta dos Castelhanos é na Barraca do Mestre dos Magos. Já o pastel nós comemos o da Marcela e gostamos muito, é bem farto e há diversos sabores.
PISCINAS NATURAIS DE CASTELHANOS
Embora diversas piscininhas se formem na maré baixa pertinho da areia da praia, as Piscinas Naturais de Castelhanos propriamente ditas precisam ser visitada de barco. E vale a pena, já que a cor da água é linda.
É preciso ir também na maré baixa e seu barqueiro saberá disso. Além de ser quando a água fica mais bonita, dessa forma você consegue descer da lancha e nadar tranquilamente (dá pé, caso você não goste muito de se aventurar no mar), mesmo a uma grande distância da faixa de areia.
COMO CHEGAR À PONTA DOS CASTELHANOS
O jeito mais fácil e usado pela maioria dos turistas é vir no passeio de volta à ilha, quando a lancha passa por diversas praias e piscinas naturais. Nós fizemos o tour com a Coco Louco, agência ficava no nosso hotel, a Pousada Vila da Barra. Gostamos muito de lá por sinal!
Há ainda quem procure mais contato com a natureza e encara uma trilha de quase 2h que sai de Moreré e passa pela Praia de Bainema (uma das mais lindas na nossa opinião). O problema é que é preciso cruzar um mangue e um rio de barco, então é bom você contratar um guia pra ir orientando.
+ Veja pousadas com descontos
+ Todas as dicas pra viajar pra Boipeba
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!