Nos últimos meses temos recebido inúmeras vezes a pergunta de onde é melhor e pra onde devo viajar: Punta Cana ou Cancún (incluindo Playa del Carmen e outras cidades da Riviera Maya)?

Se você acompanha a gente no Instagram, já viu que isso acontece provavelmente porque nos últimos 12 meses estivemos nas duas regiões, tanto na República Dominicana como no México. E adoramos! Então é uma questão muito recorrente.

Pra facilitar a sua decisão, nesse post mostramos as principais diferenças entre as duas regiões, as vantagens e desvantagens de cada uma delas e o que esperar de cada viagem, já que elas são bem diferentes.

PUNTA CANA OU CANCÚN? PRA ONDE VIAJAR?

Antes de falarmos das principais particularidades de Punta Cana ou Cancún e região, vale dizer que ambas ficam no Caribe e têm aquele mar dos sonhos. Então se você procura praias bonitas, vai encontrá-las independente do destino escolhido.

Punta Cana ou Cancún e Playa del Carmen? (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Punta Cana ou Cancún?

Pra quem gosta de resorts all inclusive, eles também estão presentes nas duas cidades. E há opções para todos os gostos e bolsos. Mesmo assim, há muitas diferenças até mesmo quando o assunto é hotel, como falaremos abaixo ao detalhar cada uma delas.

POR QUE IR PRA PUNTA CANA?

Nós fomos pra Punta Cana, na República Dominicana, de férias. Como viajamos o ano todo a trabalho, queríamos um lugar realmente pra relaxar, sem ter que “conhecer nada” nem fazer passeios. Curtir mesmo a praia e o resort. Foi uma escolha mais que certa!

| ONDE NOS HOSPEDAMOS: Barceló Bavaro Palace

Playa Bávaro em Punta Cana (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Playa Bávaro em Punta Cana

PUNTA CANA É PRA VOCÊ

  • Que quer aproveitar o resort e a praia em frente. Por isso a importância de escolher um bom hotel e com um bom serviço all inclusive, já que há alguns bem baratos com serviço muito precário;
  • Que está em casal, com a família (inclusive com crianças) ou qualquer turista que queira realmente descansar e aproveitar a praia;
  • Que não pretender fazer muitos passeios, já que não são muitas as alternativas. Os mais comuns são para Isla Saona, Coco Bongo e a capital Santo Domingo.
  • Que não faz questão de conhecer muitas praias diferentes daquela em que está hospedado(a);
  • Que quer fazer o dinheiro pago no all inclusive valer a pena e aproveitar todas as refeições e bebidas do resort.
  • Que não quer gastar muito mais do que já gastou com a hospedagem e passagens.

+ Veja quando ir pra lá

Playa Bávaro em Punta Cara (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Playa Bávaro em Punta Cara (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Algumas outras dicas de Punta Cana

  • Vale escolher se hospedar na Playa Bávaro, que tem poucas ondas e aquele mar azul de tirar o fôlego;
  • Como já falamos acima, pesquise bem seu resort. Há muitas opções econômicas que frustram com o all inclusive. Você não vai querer ir até o Caribe pra tomar bebidas de baixa qualidade ou comer penne no jantar (penne mesmo, aquele macarrão baratinho);
  • Uma dica pra escolher bem seu resort é pedir a opinião de quem já foi (se você não tem alguém próximo, nós blogueiros estamos aqui pra ajudar) ou ficar de olho nas redes sociais do hotel. Pesquise, por exemplo, no Instagram pela localização do hotel e veja os stories de quem está hospedado lá.
  • Nós optamos por não fazer nenhum passeio, ficamos exatos oito dias relaxando no resort pois a intenção era descansar. Valeu a pena!

+ Como é a imigração por lá

POR QUE IR PRA CANCÚN?

Nós fomos pra Cancún e Riviera Maya, no México, a trabalho por 10 dias. Visitamos diversas ilhas, praias e cidades, entre elas Playa del Carmen e Tulum. O mar dessa região realmente é incrível, as praias são lindas e há muitos passeios e atrações para todos os gostos, além de noites bem animadas.

| ONDE NOS HOSPEDAMOS
Em Cancún no Ocean Dream
Em Playa del Carmen no Antera Residences

Playa Caracol em Cancún (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Playa Caracol em Cancún

CANCÚN E PLAYA DEL CARMEN SÃO PRA VOCÊ

  • Que não faz questão de ficar em um resort all inclusive (há muitas opções com tudo incluído, mas se não quiser, também há até mesmo de frente pra praia);
  • Que quer fazer muitos passeios o dia todo. São dezenas e dezenas de atrações, parques temáticos, ilhas, cidades e praias na região de Cancún e Riviera Maya, onde fica Playa del Carmen;
  • Que quer mesclar praia com um pouco de história, como ruínas maias.
  • Que gosta de bater perna em um centrinho comercial depois de um dia na praia ou de passeio. Tanto em Cancún como em Playa del Carmen há muitas lojas, shoppings e restaurantes;
  • Que procura festas, baladas e bares;
  • Que não se importa em gastar mais na viagem do que já gastou com a hospedagem, como com passeios e alimentação;
  • Que gosta de conhecer várias praias e cidades diferentes. Há muitas opções tanto em Cancún como em toda a Riviera Maya.

+ Quantos dias ficar na Riviera Maya
+ Qual moeda levar para o México
+ Quando ir pra lá? A melhor época

Algumas outras dicas de Cancún e Riviera Maya

  • Como falei acima, essa região do Caribe Mexicano tem opções de hotéis tanto pra quem busca resorts all inclusive como pra quem também não faz questão disso; há inclusive hotéis boutiques e mais econômicos;
  • Mas se você faz questão de um grande resort com ótimo all inclusive pra aproveitar a maioria dos dias na praia em frente ao hotel, também é possível tanto em Cancún como principalmente ao longo da Riviera Maya, onde há grandes empreendimentos mais isolados das cidades;
  • Normalmente, quem vem pra essa região do México acaba fazendo muitos passeios. Nós passamos 10 dias aqui e fomos cada dia para um local, parque ou praia diferente. Confesso que no oitavo dia estávamos esgotados e tivemos que tirar os últimos dias pra relaxar. Então vá com calma, afinal são férias, né?
  • As praias de Cancún e principalmente de Playa del Carmen costumam ficar bem cheias em certas épocas do ano; é bom saber que se não for a praia do seu resort, você terá que pagar para sentar e para consumir, além de poder ter muita gente ao seu redor. Se quiser mais tranquilidade, vale procurar locais menos movimentados, como a Playa Paraiso em Tulum e diversas outras ao longo da Riviera Maya.

+ Como é a imigração no México

Puna Cana ou Cancún? Como escolher? (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Letreiro em Cancún

| PODCAST DE CANCÚN E PLAYA DEL CARMEN

🎧 Nós já fizemos um podcast de viagem com TODAS as dicas da região de Cancún e Playa del Carmen. Vai te ajudar bastante! Você pode ouvir no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer ou outras plataformas. Se preferir, é só ouvir no player abaixo.

ATENÇÃO AO SARGAÇO EM AMBAS AS PRAIAS

O sargaço é uma alga que atualmente é uma praga nas praias de praticamente todo o Caribe, seja em Punta Cana ou Cancún e cidades da Riviera Maya. É difícil prevê-lo, mas normalmente durante a época de inverno e outono por lá (versão e primavera no Brasil) a chance costuma ser menor.

De toda forma, vale você acompanhar pelas redes sociais e notícias como está a situação desde hoje até a data da sua viagem. É bem frustrante chegar ao Caribe e as águas estarem tomadas por algas marrons e que têm um cheiro bem ruim.

Mas, como disse, infelizmente é difícil prever. Então é bom viajar sabendo da existência do sargaço e também, caso tenha, ver com seu hotel outras praias livres de algas para visitar.

+ Ofertas de resorts com descontos
+ Todas as dicas da Rep. Dominicana
+ Todos os posts do Caribe Mexicano

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.