Railay Beach, Tailândia: Praias, preços, passeios e roteiro

Railay Beach, na Tailândia, parece um sonho: praias incríveis, mar translúcido, vilinha charmosa, pedras grandiosas e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Não à toa, é um dos nossos lugares favoritos no mundo. Por isso, este post vem cheio de informações, mas também de amor. Afinal, somos apaixonados por este cantinho tailandês.

Mar vazio da West Railay, em Railay Beach, com pedras ao fundo em dia de céu azul
West Railay (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por aqui, você vai ficar sabendo onde fica Railay Beach e quais são as suas principais praias. Além disso, vamos dar dicas de onde se hospedar por lá, o que fazer, como chegar, a melhor época para ir e muito mais.

Então, partiu? Afinal, a viagem é longa, mas vale cada minuto!

Railay Beach, na Tailândia: Tudo o que você precisa saber

Antes de mais nada, já vou explicar que pra ficar mais fácil, dividirei o post em alguns tópicos. Se você preferir pode ir direto ao ponto, acessando o menu abaixo:

1. Onde fica Railay Beach

Muita gente acha que Railay Beach é uma ilha, já que para chegar até ela é preciso ir de barco. Não tem nenhum acesso terrestre. Mas, na verdade, Railay é uma península localizada em Krabi, uma das regiões mais famosas da Tailândia.

A cidade mais próxima de Railay é Ao Nang, que fica a 800 km de Bangkok.

Quando nós fomos em 2016, ficamos primeiro hospedados em Ao Nang e fizemos bate e volta para Railay Beach algumas vezes. Gostamos tanto que nos hospedamos lá na segunda parte da viagem e agora, em 2023, de novo.

Mais adiante, neste post, nós vamos falar mais sobre Ao Nang e se vale a pena ficar hospedado lá, já que é mais barato e tem mais estrutura.

Desta vez, viemos pra cá saindo de Phi Phi. Aliás, o barco leva cerca de 30 minutos entre as duas ilhas. Foi ótimo ter feito isso.

Também mais adiante daremos todas as dicas de como chegar em Railay saindo de Phi Phi e de outros destinos.

2. Praias de Railay Beach

Quem vai pra Railay Beach, na Tailândia, quer mesmo é curtir as praias, né? Afinal, é o que o destino tem de melhor. Portanto, antes de falarmos as outras atrações em si, vamos dar destaque aos paraísos escondidos nesta península.

East Railay

East Railay é a praia que praticamente todo mundo desembarca, já que é onde está o pier. Mas não se desanime logo de cara. Afinal, as outras praias são bem mais bonitas.

Criança anda na areia da East Railay perto dos barcos e com pedras ao fundo
East Railay (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na verdade, a East Railay tem um grande manguezal e não é ideal para banho, mas vale sim a pena ficar hospedado por aqui, já que há boas opções de hotéis e com um preço ótimo.

Nós ficamos hospedados no Avatar e amamos. Quarto limpo, amplo, bem decorado e com uma piscina incrível. Aproveite para ver o valor das diárias.

Se você quer ostentar, o melhor hotel de Railay tem entrada por aqui, por West Railay e por Phra Nang, é o Rayavadee. Inclusive, ele foi a escolha de Anitta em sua viagem pela Tailândia.

Além disso, por aqui estão alguns bares que, na alta temporada, fazem a festa dos turistas até tarde. Outra informação importante é que para chegar em West Railay a caminhada é de menos de 5 minutos. Então, não é um problema.

Andando pela “calçada’ em East Railay, você chegará até a trilha que leva à praia de Phra Nang, a mais bonita daqui, e também para subir as pedras e chegar até o View Point e a Lagoa Secreta.

West Railay

De manhã cedinho, a West Railay é um verdadeiro paraíso. A longa faixa de areia fica vazia e é fácil ter um pedaço da praia só pra você.

Mas a paz termina quando os barcos de passeio começam a chegar com os turistas que vão passar o dia por aqui. A agua fica tomada por long tails, os barquinhos típicos da Tailândia, e as areias também acabam lotadas.

Barcos parados no mar de West Railay, em Railay Beach, na Tailândia, com pedras ao fundo e céu azul
West Railay (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, é por aqui que saem os tours para Hong Island e Phi Phi, por exemplo.

Em West Railay, há excelentes opções de hospedagem em frente à praia. Nós ficamos no Railay Bay, com direito a café da manhã com vista pra praia. Além disso, outra dica é o Sand Sea Resort.

A minha dica é que você comece o dia por aqui, depois vá pra Phra Nang e volte para o momento mais aguardado em Railay West: o pôr do sol. Sério! É lindo demais! A parte triste é que não tem praticamente nenhum bar com estrutura para curtir este o momento.

O único que oferece 4 assentos com vista para o mar ou cangas para os clientes colocarem na areia é o Railay Beach Café. Vale a pena comprar a cerveja aqui, mesmo que mais cara do que nos mercadinhos, já que ela sempre está gelada.

Railay West fica pertinho da rua onde estão os bares e restaurantes. O fim dela dá para a praia.

Embora não tenha estrutura de barracas de praia, na Railay West estão os restaurantes dos hotéis e também, como eu acabei de dizer, fica do lado da rua principal. Então, é muito fácil sair para comer ou beber alguma coisa enquanto curte a praia.

Phra Nang Beach

Sem dúvidas, se existe paraíso na Terra, um deles é a Phra Nang Beach. Para chegar até esta praia, é preciso fazer uma pequena trilha, que é linda e cheia de cavernas.

Poucas pessoas nadando no mar de Phra Nang, em Railay Beach
Phra Nang (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além disso, quando saímos dela nos deparamos com pedras de calcário e a Phra Nang Cave, uma caverna que exalta estátuas em formato de pênis.

São várias as histórias sobre este local. Alguns dizem que é pra ajudar na fertilidade, outros, na virilidade dos homens e, por fim, que foi criado para extinguir a mortalidade infantil, que era alto na época.

Estátuas fálicas em caverna em Phra Nang, em Railay Beach
Phra Nang Cave (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na maré baixa, a Phra Nang tem uma longa faixa de areia. Vale a pena ir andando para o lado direito de quem vê o mar. Lá está o melhor cantinho da praia.

Sem estrutura

A parte ruim é que não tem estrutura nenhuma. Então, às vezes é difícil achar um pedacinho na sombra. Toda a praia é tomada pelo Rayavadee, o famoso resort. E isso é bem chato. Até o restaurante é fechado apenas para hóspedes.

Além disso, eles possuem algumas casinhas em frente à praia. Nós havíamos colocado as nossas cangas na areia, embaixo de uma árvore e em frente a uma destas construções.

Acreditam que os funcionários do hotel mandaram a gente sair com a desculpa de que teriam que colocar um caiaque lá para os hóspedes?

Ahh, se isso tivesse acontecido no Brasil, eu ia causar muito. Afinal, a praia é pública, mas como não sabemos como funciona na Tailândia, não podemos falar nada. Apenas obedecemos.

A única “estrutura” que a praia tem é uma barraquinha que vende água, Coca e Pringles. Portanto, se você pretende passar um bom tempo por aqui, vá preparado. Leve sua comida e sua bebida.

Quando fomos em 2016, a praia contava com barcos que funcionavam como bares e lanchonetes e serviam bebidas e algumas comidinhas. Era bem bom, mas, por questões ambientais, eles foram proibidos.

3. Onde se hospedar em Railay

Eu já dei algumas dicas de onde ficar em Railay, mas aqui trarei informações mais completas.

As duas opções são East Railay e West Railay. Se você quer economizar, mas mesmo assim ficar em um bom hotel, East é o lugar certo. Agora se você faz questão de ficar hospedado de frente para a praia, opte pela West.

Hotéis em East Railay

Avatar (nota 8,6)

Nós ficamos hospedados duas vezes no Avatar e amamos a experiência. O hotel fica localizado próximo ao pier e à rua principal da cidade. Aliás, perto dele estão agências de turismo e mercadinhos.

Piscina do Avatar, hotel localizado em Railay Beach
Avatar (Foto: Booking)

O hotel tem ótima estrutura. Os quartos são espaçosos e bem decorados. Além disso, tem box no banheiro. Algo não tão comum na Tailândia.

A piscina do hotel é ótima e fica ao redor das varandas das acomodações. Algumas delas têm acesso direto à piscina e outras contam com piscina exclusiva.

O café da manhã é muito bom. Claro que, como é de costume no país, tem bastante comida tailandesa, mas, além disso, conta um menu de ovos, que são preparados na hora, e croissant, algo não tão comum no país.

Nós dividimos a estadia entre o Avatar e o Railay Bay, na West Railay, e foi ótimo. Desta forma, conseguimos aproveitar bem as duas regiões.

Aliás, aproveite para ver o valor das diárias no Avatar na data da sua viagem!

Rayavadee (nota 9,4)

Sem dúvidas, o Rayavadee é o melhor hotel de Railay Beach. Aliás, os altos preços confirmam isso rs.

Como eu disse, foi este o hotel escolhido por Anitta durante a sua passagem pelo destino.

Piscina privativa no Rayavadee, um dos melhores hotéis de Railay Beach
Rayavadee (Foto: Booking)

Ele tem entrada também pela East Railay, West Railay e na Phra Nang, onde é o único hotel.

O Rayavadee conta com luxuosas acomodações. Muitas delas de frente para o mar. Além disso, possui verdadeiras casas com piscina em Phra Nang que são chamadas de vilas.

Um dos pontos altos do hotel é o restaurante que fica dentro de uma caverna e tem vista incrível para a praia, mas ele é fechado apenas para hóspedes.

Aliás, aproveite para checar o valor das diárias na data da sua viagem!

Railay Princess (nota 7,8)

Apesar do Railay Princess não ter uma nota tão incrível no Booking (7,8), resolvi colocá-lo como uma opção. Embora, eu evite ficar hospedado em hotéis com notas abaixo de 8,0.

Piscina vazia do Railay Princess
Railay Princess (Foto: Booking)

Ele oferece piscina e academia e quartos com móveis no estilo tailandês. Apesar de não ter box no banheiro, há um pedaço de parede que separa o chuveiro do vaso sanitário. Mesmo assim, acaba molhando bastante.

Se eu fosse escolher, com certeza optaria pelo Avatar.

Aliás, aproveite para ver o valor das diárias no Princess na data da sua viagem!

Railay Garden View Resort (nota 8,4)

Mais uma dica de onde se hospedar em Railay Beach, o Railay Garden View Resort oferece bangalôs e acomodações rústicas.

Bungalow com cama de casal no Railay Garden View Resort
Railay Garden View (Foto: Booking)

Ele é uma opção para quem gosta de construções de madeira e um pouco mais escuras.

O hotel não possui piscina. Aliás, se fosse para eu escolher, ainda ficaria no Avatar.

As diárias têm bons preços. Aproveite para checar o valor na data da sua viagem!

Railay Phutawan (nota 8,6)

O Railay Phutawan Resort é mais uma dica de onde se hospedar em Railay Beach. O hotel conta com quartos espaçosos e bem decorados.

Quarto com cama de casal e varanda com decoração clara e de madeira do Railay Phutawan Resort
Railay Phutawan Resort (Foto: Booking)

Além disso, ele possui piscina e tem uma linda vista.

Aliás, aproveite para checar o valor das diárias na data da sua viagem!

Hotéis em West Railay

Veja a seguir as nossas sugestões de hotéis em West Railay:

Railay Bay (nota 7,9)

Embora não tenha uma nota muito boa no Booking (7,9), o Railay Bay é uma opção de hospedagem no destino. Nós passamos uma noite lá e gostamos bastante.

Piscina e espreguiçadeiras do Railay Bay com vista para West Railay
Railay Bay (Foto: Booking)

A estrutura do hotel é boa. A piscina é grande e fica de frente para a praia de West Railay, ou seja, possui uma vista linda. Além disso, há cadeiras de praias espalhadas que garantem uma visão privilegiada do mar e do pôr do sol.

Nós ficamos hospedados em uma cottage, que é, na verdade, um quarto isolado, com banheira de hidromassagem ao ar livre. Nós gostamos bastante. Ele era espaçoso e bem decorado. Além disso, o chuveiro tinha boa pressão.

Como era aniversário do Rafa, eu tinha pedido pro hotel preparar uma surpresa para ele no quarto, mas quando chegamos não havia nada. Reclamei pelo Instagram e para pedir desculpas eles levaram um bolinho pra ele à noite na acomodação. Foi bem legal!

Há ainda opções de quartos normais, que dizem que estão precisando de investimentos, e de quartos mais luxuosos com piscinas privativas.

Um dos pontos altos deste hotel em Railay é o café da manhã, já que é servido bem de frente para a praia e tem uma linda vista.

Aliás, aproveite para checar o valor das diárias na data da sua viagem!

Sand Sea (nota 7,4)

Outra opção de hospedagem em Railay Beach que é bastante procurada por brasileiros é o Sand Sea. Nós até pensamos em ficar nele, mas a nota baixa no Booking (7,4) nos fez mudar de ideia.

Piscina do Sand Sea em dia de céu azul
Sand Sea (Foto: Booking)

O hotel tem localização privilegiada, já que fica em frente à praia de West Railay, mas também tem entrada na East Railay.

A área da piscina do hotel é boa, mas gostamos mais da do Railay Bay.

O restaurante do hotel fica de frente para a praia, onde é servido o café da manhã.

Quem já se hospedou reclama um pouco da falta de cuidado principalmente com a limpeza, mas elogia a localização e a estrutura do hotel.

Aliás, aproveite para checar o valor das diárias na data da sua viagem.

Railay Village Resort (nota 8,0)

Outra boa opção de hotel em Railay Beach é o Railay Village Resort. Com nota 8,0 no Booking, ele está localizado na praia de West Railay.

Quarto do Railay Village Resort com cama de casal e chão de madeira
Railay Village Resort (Foto: Booking)

Entre as comodidades do hotel está uma piscina ao ar livre. Os quartos são bem decorados e espaçosos.

Aliás, aproveite para ver o valor das diárias na data da sua viagem!

Tonsai

Veja a nossa dica de hospedagem em Tonsai

Tonsai Bay Resort (nota 8,2)

O Tonsai Bay Resort fica na praia de Tonsai. Nós só passamos por ela na volta de um passeio, já que ela está mais afastada de Railay.

Quarto do Tonsai Bay Resort com cama de casal e varanda
Tonsai Bay Resort (Foto: Booking)

O acesso até ela é feito de trilha ou barco. Portanto, esta é uma região para quem procura tranquilidade, já que será difícil sair à noite para comer ou curtir um barzinho no centrinho.

Este hotel oferece vilas com varandas privativas, TV, ar-condicionado e frigobar. As pessoas reclamam que o chuveiro não tem divisória no banheiro, o que acaba molhando tudo.

Aliás, aproveite para checar o valor das diárias na data da sua viagem!

4. Atrações de Railay Beach

Claro que as principais atrações de Railay Beach são as praias, né? Mas além delas, que já falamos aqui, o destino tem outras possibilidades de passeios, como mostraremos a seguir:

Pôr do sol

Eu já falei aqui que o pôr do sol é uma das principais atrações de Railay Beach, né? Afinal, depois de curtir a praia, não existe jeito melhor de terminar o dia do que vendo o sol se despedindo do mar.

Pôr do sol no mar em West Railay, em Railay Beach
West Railay (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O lugar ideal para curtir o entardecer é na praia de West Railay. Infelizmente, não existe muita estrutura de bares para este momento. Inclusive, achei isso bem estranho.

O único é o Railay Beach Café. Ele possui algumas cadeiras (acho que quatro ou cinco) viradas para o mar, mas oferece tapetes para os clientes que quiserem ir para a areia. Foi a melhor solução encontrada por nós.

Railay Beach Café à esquerda no caminho para West Railay
Railay Beach Café (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O ponto alto do Railay Beach Café é a cerveja gelada, já que isso não é tão fácil de ser encontrada na Tailândia.

Ele fica localizado na rua principal de Railay Beach bem na chegada para a West Railay do lado esquerdo de quem vê o mar.

Escaladas

Confesso que escalar não é muito nosso perfil, mas se você curte, Railay é um prato cheio pra você.

As agências da cidade possuem atividades de escalada. Como a praia é cheia de pedras de calcário, é fácil avistar alguém escalando por ali. Aliás, fico só imaginando a vista incrível que essas pessoas têm do alto das falésias.

View Point e Lago Secreta

No caminho pra Phra Nang Beach, você vai ver muitas pessoas subindo umas pedras, inclusive crianças, e depois você verá muita gente com a roupa toda suja de marrom rs. Sinal de que fez esta trilha rs.

Todo este esforço é para chegar até o View Point e a Lagoa Secreta. Não é preciso equipamento de escalada, mas é necessário ter preparo físico para chegar até lá. Nós preferimos ficar em solo mesmo rs.

Massagem

Se você está na Tailândia, não pode deixar de fazer uma bela massagem, né? Em Railay, isso também é possível.

Na rua principal, há um spa e lá você pode fazer massagem nos pés ou nas costas, mas por aqui os preços são bem mais caros do que em Bangkok.

Nós pagamos 250 baht (R$ 38) por meia hora de massagem. Em Bangkok, custa 150 baht (R$ 22,50). Vale lembrar que esse foi o valor em março de 2023.

5. Noite em Railay Beach

Se você busca agito, Railay Beach não é o seu lugar. É melhor você se concentrar em Phi Phi ou Phuket.

Luzes em rua cheia de bares e restaurantes
(Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aqui, a graça é curtir as praias durante o dia e sair à noite para comer e esticar um pouquinho em algum bar.

Mas confesso que quando fomos, em março de 2023, os bares estavam bem vazios. Então, o negócio era comer, dar uma voltinha e ir pro hotel dormir.

Mas em Railay East tem algumas opções legais de bares como o Tew Lay Bar.

6. Preços

Já que falamos no valor da massagem, vale dizer que em Railay Beach os preços são mais caros do que em Phi Phi ou Bangkok. Por exemplo, nos restaurantes em frente à praia, uma cerveja de 600 ml custava 27 reais (março de 2023).

Até mesmo nos mercadinhos, os preços eram um pouco mais salgadas. Ainda assim, é possível encontrar opções mais econômicas. Falaremos a seguir dos restaurantes.

7. Restaurantes em Railay

Em Railay Beach não há tantas opções de restaurantes, mas na rua principal é possível encontrar alguns para todos os gostos e bolsos.

Nós gostamos bastante do Local Thai Food, que fica localizado no comecinho da rua pra quem está vindo da East Railay. Ele é simples, mas está sempre bem cheio.

Entrada do Local Thai Food com pessoas sentadas em mesas
Local Thai Food (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós pedimos fried rice com frango (80 baht – 12 reais) e panang curry com camarões (140 baht – 21 reais). Os pratos estavam muito bons e eram bem servidos.

Uma opção um pouco mais cara, mas que gostamos muito e fomos duas vezes é o Swasdee. Ele fica na rua principal, mas já está mais perto da West Railay.

Panang, prato tailandês com curry, no restaurante Sawasdee
Panang no Sawasdee (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós pedimos o massamam curry (190 baht – 27 reais) e noodles fritos com frango e legumes (160 baht – 25 reais). Amamos os pratos. Estavam ótimos.

Mais opções des restaurantes

Para comer algo mais rápido na hora do almoço ou só petiscar no jantar, o Railay Family é uma boa opção. É um restaurante simples, mas que atende bem nestes quesitos.

Entretanto, fomos jantar em uma noite e pedimos pratos. Não gostamos tanto. Acho que vale mais mesmo para petiscos.

O camarão empanado é ótimo e bem barato (120 baht – 18 reais). A batata frita também é uma excelente opção (80 baht – 12 reais). Tem ainda spring roll e tempurá de legumes.

Se você quiser fugir da comida tailandesa, é fácil encontrar pizzas e hambúrgueres na rua principal.

8. Passeios perto de Railay Beach

Há algumas opções de passeios para quem está em Railay Beach. Nós fizemos dois e vou dar mais detalhes a seguir:

Hong Island

Esta foi a segunda vez que fizemos o tour para Hong Island e nas duas vezes quando chegamos lá o tempo fechou rs, mas mesmo assim é muito linda.

Mulher de maiô vermelho entra nas águas da Hong Island, na Tailândia
Hong Island, na Tailândia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O tour dura o dia todo e tem algumas paradas. A primeira delas foi para a prática de snorkel.

Depois, fomos até a Koh Lao Lading, uma praia linda. Porém, ela é muito pequena. Então, a areia fica abarrotada de gente e o mar, lotado de barcos.

O almoço, que está incluso no tour, foi na Pakbia Island. Depois, passamos pela Hong Lagoon. É realmente surpreendente e muito linda. Não é possível nadar nela. Quando o barco for passar por lá, já corra para a parte externa para tirar as fotos.

Por fim, chegamos até Hong Island, onde o tour fica por mais tempo. Por lá, é possível nadar e curtir a exuberância da natureza. Tem ainda como subir uma escada e ter uma vista total da ilha.

Homem sentado em balanço em Hong Island, pertinho de Railay Beach
Hong Island (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Para entrar em Hong Island é preciso pagar uma taxa de 300 baht (45 reais).

Nós fizemos este tour com a Phi Phi Brazuca, mas aqui o passeio é feito todo em inglês.

Tup Island e Poda Island

Outra opção de tour para quem está em Railay Beach é o de 4 Ilhas. Ele passa por Poda Island, Tup Island, Chicken Island e Phra Nang Beach.

Como nós estávamos em Railay e não queríamos passar por Phra Nang, já que conseguíamos ir até ela a pé quando quiséssemos, optamos por contratar um barco só pra gente por 4h. Até porque a Chicken Island também é só uma parada rápida para contemplação da pedra, o que não era tão interessante para nós.

Barco parado no mar cristalino de Poda Island em dia de céu azul
Poda Island (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pagamos 2 mil baht (300 reais) e valeu super a pena. Primeiro passamos por uma área totalmente vazia de Poda Island e amamos.

Na sequência fomos pra Tup Island. Gostamos, mas achamos cheia e um pouco apertada. Mesmo assim, conseguimos aproveitar bastante o mar, que é realmente incrível.

Mar esverdeado e cristalino da Tup Island, perto de Railay Beach, com barco parado em dia de céu azul
Tup Island (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por fim, voltamos pra Poda, na área mais turística e onde fica a famosa pedra. Amamos! Ela é mais espaçosa e também tem um mar incrível. Nadamos mais um pouco e curtimos bastante.

Mar vazio, cristalino e esverdeado da Poda Island, na Tailândia, com pedra ao fundo
Poda Island (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Voa Day

Nós queríamos ter feito esse passeio quando fomos em março de 2023, mas ele não estava disponível nesta época do ano, já que acontece apenas de novembro a fevereiro.

O Voa Day é ótimo porque ele junta o tour pela Hong Island e também pelas 4 ilhas. A Phi Phi Brazuca realiza este passeio em português.

Koh Phi Phi

Há ainda a opção de passar o dia em Phi Phi. Se você não for ficar hospedado por lá, vale a pena fazer o passeio de um dia para conhecer uma das ilhas mais famosas da Tailândia.

Barcos parados no mar de Koh Phi Phi, na Tailândia, em dia de céu azul
Koh Phi Phi (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O trajeto de barco entre Phi Phi e Railay leva cerca de 30 minutos.

9. Quando ir pra Railay Beach: Melhor época

A melhor época pra viajar pra Railay vai de dezembro a abril, quando a chance de chuva é bem pequena. Esses também são os meses mais quentes, principalmente de fevereiro a abril.

Mas de modo geral faz calor o ano todo e a água do mar também é agradável em qualquer estação.

Se puder, evite os meses de monções na Tailândia, que são marcados por chuva em abundância em praticamente todo o Sudeste Asiático. O maior risco de pegar dias seguidos de chuva e até mesmo ruas alagadas vai de junho a setembro. Já os meses de maio, outubro e novembro são de transição e o clima varia entre sol e chuva.

Mar vazio de Phra Nang, em Railay Beach, em dia de céu azul
Phra Nang (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Eu já fui a Railay em anos diferentes tanto em março como em novembro. Em março peguei muito sol e calor, com aquele pôr do sol incrível garantido durante todos os seis dias que fiquei por aqui. Já em novembro, apesar de dias de sol, em alguns dias peguei pancadas de chuva, mas nada que tenha atrapalhado.

Então o importante mesmo é evitar o auge das monções. É o clima também que marca a alta temporada, com preços um pouco mais altos nos hotéis. Ela coincide com o período de sol, de dezembro a abril. Não tem como fugir!

10. Como ir para Railay Beach

O jeito mais fácil de chegar em Railay é via Ao Nang, em Krabi. Essa é uma cidade praticamente colada, mas separada por uma grande cadeia de montanhas. Como não há acesso via estrada, apenas pelo mar, então será preciso pegar um barco até o destino final.

Se você vem de avião, o aeroporto mais próximo de Railay é o de Krabi e de lá você deverá ir até Ao Nang, como falei acima. Esse é o jeito mais fácil de quem vem de Bangkok e quer conhecer esse paraíso.

Porém há também quem venha por Phuket, mas aí a viagem fica bem mais longa. Abaixo vamos detalhar todas as formas de chegar, seja de Phi Phi, Phuket, Ao Nang ou Krabi.

Como ir de Ao Nang a Railay

Sem dúvidas esse é o trajeto mais curto, barato e fácil. Mas é importante saber que a os barcos entre Ao Nang e Railay são aqueles longtail boats, os barquinhos de madeira que são símbolo da Tailândia.

Os barcos partem sempre que tem passageiro na praia de Ao Nang e chegam em Railay West. Mesmo que seu hotel não seja nessa praia, a vila é pequena e normalmente dá pra ir aos demais pontos, como Railay East.

Como o embarque e o desembarque são feitos na areia mesmo, é bom pensar na mala, já que você terá que carregá-la, muitas vezes com os pés na água para subir no barquinho.

Mas os barqueiros costumam ajudar quem tem mais dificuldade. A viagem custa 100 bath (US$ 3) por trecho e 200 baht (US$ 6) após às 18h (preços de maio de 2023).

Do aeroporto de Krabi para Railay

Se você vem de Bangkok ou de outras regiões do país ou até mesmo do Sudeste Asiático, o jeito mais fácil de ir do aeroporto de Krabi a Railay é também via Ao Nang.

Há várias formas de ir do aeroporto até lá, seja de táxi privado, vans compartilhadas ou ônibus. É bem fácil achar esses meios de transporte logo ao desembarcar.

Quem prefere mais comodidade, pode comprar com antecedência o transfer saindo do aeroporto junto do barco que te levará de Ao Nang até Railay.

Um dos melhores sites de reservas e também para consultar os horários de acordo com a chegada do seu voo é o 12Go, que usamos bastante na nossa viagem. Dá ver tudo online, mas veja sempre o trajeto certinho de ponta a ponta!

O mesmo vale pra quem está hospedado em Krabi Town ou em outras praias de Krabi. Você deverá ir ate Ao Nang e de lá pegar o longtail boat até Railay.

Como ir de Phuket para Railay Beach

Como já dissemos, acho que essa opção só vale se você estiver hospedado(a) em Phuket. Se você vem de avião, o melhor é chegar pelo aeroporto de Krabi, já que a viagem é bem mais curta.

Homem caminha durante o pôr do sol em praia em Phuket, na Tailândia
Phuket (Foto: Esse Mundo é Nosso)

De Phuket, você deverá pegar uma lancha rápida ou ferry que te deixará no píer flutuante em Railay East. A viagem pode durar de 2h a 3h e o barco pode até mesmo fazer uma parada em Phi Phi.

Mas vale dizer que a ilha de Phuket é muito grande e você precisará ir até algum píer para pegar o barco. Eles normalmente ficam longe de Patong Beach, onde a maioria dos turistas se hospedam.

Então talvez seja melhor já pegar uma passagem que inclua tanto o transfer até o píer e a viagem de barco. Mais uma vez, nossa sugestão é você consultar os horários e também as opções casadas com transfer no site da 12Go para se planejar com antecedência.

Se preferir deixar pra resolver isso quando estiver em Phuket, qualquer agência de rua também pode organizar isso pra você.

Como ir Phi Phi para Railay Beach

É muito comum – e uma ótima ideia – combinar a ilha de Phi Phi com alguns dias em Railay. Mas, claro, para se hospedar nas duas. É uma pena ver quem só faz um passeio de bate-volta pra uma ou pra outra.

Aliás, é bem fácil ir de Phi Phi para Railay. A melhor opção é ir direto, sem precisar passar por Ao Nang.

Pessoas nas areias de Maya Bay, em Phi Phi, na Tailândia
Maya Bay, em Phi Phi (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Normalmente há um ou dois horários diários de lancha rápida ou ferry que te deixam em Railay East. Pra ver os horários e reservar com antecedência, vale consultar o site da 12Go.

Como citei acima, vale confirmar na hora de comprar o bilhete se o barco realmente vai direto de Phi Phi a Railay. Algumas agências vendem passagens combinando um barco de Phi Phi a Ao Nang e depois o longtail até Railay.

Não acho que valha esse esforço, ainda mais se estiver com malas.

Bônus: Vale a pena fazer bate e volta de Ao Nang?

Nós conhecemos Railay Beach fazendo bate e volta de Aa Nang. Confesso que nós gostamos de Aa Nang porque a cidade tem uma boa estrutura e opções mais baratas de hospedagem, mas nós ficávamos com o coração partido cada vez que pegávamos o barquinho para sair de Railay.

Por isso, nesta mesma viagem, o Rafa acabou voltando e ficando alguns dias em Railay e desta vez, em 2023, passamos quase uma semana por lá e foi maravilhoso.

Não tem nada melhor do que você já acordar em Railay e poder pegar as praias vazias antes que os passeios cheguem. Sem falar do pôr do sol, que é um dos momentos mais incríveis que o destino nos reserva.

Além disso, a noite em Railay é tranquila, mas também muito agradável. Andar pela rua principal e escolher onde comer faz parte da viagem.

Com certeza vale muito mais a pena ficar hospedado em Railay do que fazer bate e volta de Aa Nang. A gente fez, inclusive, um post respondendo esta pergunta: Railay Beach ou Ao Nang: Onde se hospedar?

11. Quantos dias ficar?

Pra conseguir curtir bem Railay Beach, na Tailândia, vale a pena ficar pelo menos 5 dias inteiros por lá. Claro que tem quem fique na correria, mas desta forma, você vai ter três dias livres para aproveitar West Railay e Phra Nang.

Homem em pé assiste ao pôr do sol em West Railay
West Railay (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além disso, terá mais dois dias para fazer os passeios por Hong Island e pelas 4 Ilhas.

12. Roteiro em Railay

Veja a seguir a nossa sugestão de roteiro em Railay Beach:

Primeiro dia do roteiro

  • Chegada em Railay na hora do almoço
  • Passeio por Phra Nang
  • Pôr do sol em Railay West

Segundo dia

  • Início da manhã em Railay West
  • Ida a Phra Nang
  • Almoço na rua principal em Railay West
  • Pôr do sol em Railay West

Terceiro dia

  • Hong Island

Quarto dia

  • Tour das 4 Ilhas ou barco privado para Poda e Tup Islands
  • Phra Nang durante a tarde
  • Pôr do sol em Railay West

Quinto dia

  • Início da manhã em Railay West
  • Ida a Phra Nang (View Point e Lagoa Secreta)
  • Almoço na rua principal em Railay West
  • Pôr do sol em Railay West

Sexto dia

  • Saída de Railay pela manhã para o próximo destino no país

Seguro viagem pra Tailândia

Embora não seja obrigatório, eu recomendo que você faça o seu seguro viagem para a Tailândia. É um país distante e com outra cultura, nunca sabemos o que pode acontecer. Muita gente, inclusive, acaba pegando intoxicação alimentar por aqui. Portanto, é imprescindível ter um seguro.

O Rafa, que faz o blog comigo, caiu esquiando no Chile e fraturou a coluna. Teve que ser resgatado de helicóptero. Imagina quanto ele não teria gastado se não tivesse seguro.

Nossa dica é que você entre no site da Seguros Promo, que funciona como um buscador entre as principais seguradoras. Nele, é possível comparar coberturas e preços.

Use o nosso cupom ESSEMUNDO15 E ganhe 15% de desconto no seu seguro. Além disso, se você escolher pagar via PIX ou boleto, ganhará mais 5% de desconto.

Aproveite e faça a sua cotação agora mesmo!

Perguntas frequentes

Onde fica Railay Beach?

Railay Beach é uma península pertencente à província de Krabi, na Tailândia.

Quais são as praias de Railay Beach?

As praias de Railay Beach são a East Railay, a West Railay e a Phra Nang. Saiba tudo sobre cada uma delas!

Onde se hospedar em Railay Beach?

As melhores regiões para se hospedar são as praias de East e West. Entre os hotéis estão o Avatar, o Rayavadee, o Railay Bay e o Sand Sea. Aliás, aproveite para ver mais dicas de hotéis.

O que fazer à noite em Railay Beach?

A noite em Railay Beach é muito tranquila. Há algumas opções de bares e restaurantes, como o Sawasdee e o Tew Lay Bar. Veja mais dicas!

Quando ir pra Railay Beach?

A melhor época para viajar para Railay vai de dezembro a abril. Aproveite para ver mais informações sobre a melhor época.

Quantos dias ficar em Railay Beach?

Para conseguir aproveitar bem a praia e fazer passeios, o ideal é ficar pelo menos cinco dias inteiros no destino. Veja nosso roteiro completo!

Aliás, ficou com alguma dúvida sobre Railay Beach ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens