A Serra Gaúcha é o destino dos sonhos de muita gente. Não é para menos. A região tem uma das melhores estruturas para receber turistas, muitas atrações e ótimas gastronomia. Se você ainda não está convencido disso, preparamos uma lista com 10 motivos pra viajar pra Gramado e Canela que farão você ter vontade de ir pra lá o quanto antes.

10 MOTIVOS PRA VIAJAR PRA GRAMADO E CANELA O QUANTO ANTES

Antes de mais nada, já vale uma explicação: Gramado e Canela são praticamente grudadas. Do centro de uma ao centro da outra são cerca 9km de distância.

As atrações são bem distribuídas entre as duas cidades. A gente fez um post explicando exatamente isso e ajudando você a decidir onde é melhor se hospedar.

Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dada essa explicação, vamos à nossa lista com 10 motivos pra viajar pra Gramado e Canela:

1. VIAGEM PRA FAMÍLIA

Tanto Gramado como Canela são ótimas para viajar em família. Por lá, há atrações que agradam tanto as crianças quanto os adultos, como o Mini Mundo, por exemplo.

10 motivos pra viajar pra Gramado e Canela: Mini Mundo (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Mini Mundo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Isso sem falar que mesmo nas atrações mais infantis, como a Aldeia do Papai Noel, os adultos sem divertem ao lembrar da infância. Há ainda alguns restaurantes temáticos, como a Pizzaria Cara de Mau e o Porto Cara de Mau.

2. VIAGEM ROMÂNTICA

Embora Gramado seja um destino bom para famílias, também é uma viagem perfeita para os casais. O clima da serra, os restaurantes que servem fondue, o friozinho e os excelentes hotéis (muitos com lareiras) são apenas alguns dos motivos que tornam a região muito romântica.

Ruas de Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

3. UM DESTINO, VÁRIAS CIDADES

Muita gente acha que irá viajar apenas para Gramado, mas a verdade é que quem vai pra lá acaba conhecendo Canela e, muitas vezes, até Bento Gonçalves, de onde sai o passeio de Maria Fumaça, e até dar uma passadinha em Carlos Barbosa, onde fica a loja de fábrica da Tramontina.

Aliás, vale a pena dar uma olhada no post que preparamos com um roteiro especial pelas duas cidades.

Catedral de Pedra, em Canela (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Catedral de Pedra, em Canela (Foto: Esse Mundo é Nosso)

4. GASTRONOMIA

Entre os 10 motivos para viajar para Gramado e Canela, este não poderia ficar de fora: a gastronomia. As cidades têm ótimos restaurantes com fondue, massas e comida alemã.

+ Encontre seu hotel com desconto na região

Nós fizemos um post com diversas opções de restaurantes na Serra Gaúcha. Nós adoramos o Josephina, que é um super charmoso e tem um risoto ótimo. A Rasen Platz é uma boa opção para quem quer comida alemã.

10 motivos pra viajar pra Gramado e pra Canela: Restaurante Josephina, em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Restaurante Josephina, em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem quiser uma boa massa, a Cantina Di Capo é uma excelente dica. A gente pediu o sofiolli de gorgonzola e cebola caramelizada ao molho de gorgonzola e adorou. Não achamos tão caro porque a maioria dos pratos dá para dividir por dois.

Uma boa dica é entrar no Laçador de Ofertas, que funciona como uma site de compras coletivas e tem várias ofertas para os restaurantes da região.

5. CAFÉ COLONIAL

Ainda falando em gastronomia, tem uma coisa na Serra Gaúcha que é demais para quem gosta de comer muito: o café colonial.

A gente foi no Coelho Café Colonial! É muito bom, mas sério é uma quantidade absurda de comida. E eles colocam tudo na sua mesa. Não é self service. Você chega, senta e de repente os garçons vão colocando os itens. Olha só um pouco do que tinha lá:

Mesa do Coelho Café Colonial (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Coelho Café Colonial (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cucas, pães, bolinha de queijo, frango a passarinho, lombo de porco, legumes, linguiça, polenta frita, croquete de frango, torta fria de presunto e queijo, pizza de presunto e queijo, picles, doces coloniais, bolo de laranja, bolo de cenoura, bolo de chocolate, bolo de limão, bolo de requeijão, rocambole, apfelstrudel, schmier (geleias), manteiga, nata, queijo, salame, mel, queschmier, morcilias, conservas, waffles e muito mais. São cerca de 80 tipos de doces e salgados.

Nós fizemos um post contando todos os detalhes do café colonial e sugerindo alguns lugares para viver este momento épico.

6. CHOCOLATE

O chocolate é mais um entre os 10 motivos para viajar para Gramado e Canela. São muitas lojas de chocolate espalhadas pelas cidades. E é um melhor que o outro.

Por simples dever da profissão (#sqn), tive que experimentar praticamente todos rsrs. Fizemos um post explicando direitinho cada um destes chocolates, mas as principais marcas são Prawer, Planalto, Lugano, Caracol e Florybal.

7. ATRAÇÕES TEMÁTICAS

O que não faltam em Gramado são parques temáticos. Tem pra todos os gostos. Tem o Mini Mundo, com miniaturas de lugares famosos, como o Museu do Ipiranga, e o Mundo de Chocolate, com esculturas feitas de chocolate.

10 motivos pra viajar pra Gramado e Canela: Mundo de Chocolate (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Mundo de Chocolate (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No Alpen Park, é possível andar de trenó e montanha-russa. Já no Terra Mágica Florybal, da marca de chocolate, há muitas atrações para as crianças. No Snowland, tem neve e é possível esquiar. Na Aldeia do Papai Noel é Natal o ano todo.

Pista de patinação de gelo no Snowland (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Snowland (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ainda tem o Museu de Cera, com réplicas de astros e estrelas, como Renato Aragão, o Super Carros, em que possível dirigir máquinas como Ferrari e Porsche, o Hollywood Dream Cars, com carros que marcaram época, e o Museu do Automóvel.

Na região também estão o Vale dos Dinossauros, com réplicas de animais da era jurássica, o Harley Motor Show, museu e bar dedicados a Harley Davidson, o Museu da Moda e um Ice Bar.

A região tem muitas atrações especiais para as crianças. Vale a pena dar uma olhada nesse post que fizemos destacando as principais.

8. NATUREZA

Entre os motivos para viajar para Gramado e Canela não poderia faltar este item: natureza.

Embora as cidades sejam famosas pela estrutura para receber os turistas, também há atrações naturais muito bonitas, em especial a Cascata Caracol. Os Bondinhos Aéreos ficam dentro do Parque da Serra, de onde se tem uma linda vista da Cascata.

10 motivos pra viajar pra Gramado e Canela: Cascata do Caracol (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cascata do Caracol (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Já a 30km de Gramado, na cidade de Três Coroas, está o Brasil Raft Park, um parque com opções de aventura em meio à natureza. Tem rafting, tirolesa, quadriciclo, paintball, caiaque e arco e flecha.

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto

O Lago Negro, em Gramado, também vale uma visita. As crianças adoram andar de pedalinho por lá. O parque é ótimo para fazer caminhadas.

9. CLIMA

Tanto Gramado quanto Canela são famosas pelo inverno. Esse ano, por exemplo, chegou a nevar em frente à Catedral de Pedra. Entretanto, uma coisa legal é que o ano todo é agradável de se visitar as duas cidades. Até porque qualquer clima combina com a região.

Chuva em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Chuva em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No verão, os termômetros podem passar dos 30 graus, mas as ruas ficam lindas e coloridas com as hortênsias. No final do ano, tem o Natal Luz. Já entre março e abril, é a época da cidade ficar preparada para a Páscoa. Durante o mês de agosto, acontece o Festival de Cinema. Ou seja, tem atrações o ano todo.

A chuva não atrapalha a viagem em Gramado, tem muitas atrações cobertas na cidade. Sem contar que quando a chuva está fraca, deixa a cidade ainda mais charmosa.

Por isso, não é tão simples assim decidir a melhor época para ir pra Serra Gaúcha. Vai muito de acordo com as suas vontades.

10. NATAL

O Natal, com certeza, é mais um dos motivos para viajar para Gramado e Canela. Durante todo o ano, a região fica no clima natalino com a Aldeia do Papai Noel, mas no fim do ano o Natal Luz enfeita a cidade toda e traz espetáculos especiais para a família toda com direito a uma parada de Natal e a uma vila com expositores e a casa do Papai Noel. O evento geralmente vai do final de outubro a janeiro.

Tem mais motivos para viajar para Gramado e Canela? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto
+ Roteiro: O que fazer por lá
+ Quantos dias são ideais pra curtir a região

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Uma resposta

  1. Ótimo post, um bom resumo sobre a cidade. Já foi a Gramado durante o Natal Luz e realmente é lindo. Se você tem criança então ela vai se divertir muito, meu filho adorou tanto que fala em voltar todo ano. Outro motivo para visitar Gramado que não pode ficar de fora da lista são as pessoas. Nunca me senti tão bem em um lugar como em Gramado. As pessoas atenciosas, bem educadas, sempre te atendem com um sorriso, voltarei assim que tiver uma oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.