Na hora de planejar uma viagem pra Serra Gaúcha é comum muitas vezes surgir a dúvida sobre onde ficar: em Gramado ou Canela? Qual a diferença entre as duas cidades? Onde é melhor se hospedar?

Nesse post nós detalhamos a experiência de ficar hospedado em cada uma delas e quais as vantagens e desvantagens pra te ajudar a fazer a melhor escolha nos seus dias por lá.

ONDE FICAR: GRAMADO OU CANELA?

Caso você ainda não saiba, as duas cidades são praticamente coladas. Do centro de uma até a outra são menos de 9km de distância. E ao longo da estrada que liga ambas, a Av. das Hortências, há diversas atrações e também hotéis e pousadas.

Gramado ou Canela? Onde ficar? (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Lago Negro em Gramado

A princípio então parece que não há diferença entre ficar em Gramado ou Canela, certo? Depende. Abaixo falaremos algumas particularidades que irão te ajudar a fazer a escolha de acordo com seu perfil.

AS ATRAÇÕES SÃO BEM DISTRIBUÍDAS

As principais atrações da Serra Gaúcha são bem distribuídas entre as duas cidades. Só pra você ter uma ideia, os Bondinhos Aéreos, o Mundo A Vapor, o Parque Terra Mágica Florybal, Catedral de Pedra e o Alpen Park são apenas alguns dos pontos famosos que ficam em Canela.

Gramado ou Canela: Catedral de Pedra (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Catedral de Pedra em Canela

Já em Gramado estão atrativos como o Snowland, Mini Mundo, Lago Negro, Rua Coberta e a Aldeia do Papai Noel, pra falar só de alguns.

Snowland em Gramado (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Então, como dá pra ver, já é natural que você divida seu roteiro por aqui entre atrações que ficam em ambas as cidades. Ou seja, independente se você está hospedado(a) em Gramado ou Canela acabará circulando pelas duas.

+ Roteiro na Serra Gaúcha
+ Quantos dias ficar por lá?
+ O que fazer: Dicas a atrações

VOCÊ ESTÁ DE CARRO?

Isso é algo pra se levar em consideração. Você vai estar de carro na sua viagem? A gente até publicou um post falando se é preciso alugar um carro na Serra Gaúcha. E isso também pode fazer diferença ao escolher onde se hospedar.

Caso você esteja de carro, é fácil se deslocar de uma cidade pra outra e também pra visitar as atrações. Se não estiver, é possível usar táxi, carro por aplicativo ou os ônibus turísticos.

+ Encontre o melhor preço entre as locadoras

Nesse ponto, se você não tiver alugado um carro, eu acho que vale mais ficar na parte central de Gramado pra ter mais opções de bares e restaurantes. À noite você vai ter a facilidade de sair caminhando pra escolher onde jantar e ainda passear por lojinhas e a Rua Coberta, por exemplo.

Pôr do sol em Gramado (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Pôr do sol em Gramado

E o mesmo não vale pra Canela? Até vale, há bons restaurantes na parte central, mas são bem menos opções. Acho que principalmente à noite há poucas atrações sem precisar pegar algum transporte.

Se for alugar carro, sugerimos que você faça a cotação no site da Rentcars, que é um comparativo pra encontrar os melhores preços entre as locadoras. Nós sempre usamos nas nossas viagens, dá inclusive para parcelar.

HOSPEDAGEM EM GRAMADO OU CANELA

Gramado sem dúvidas tem mais hotéis que a vizinha Canela. Mas nem por isso essa última não tenha opções pra quem quer ficar hospedado por lá. Se pra você não faz diferença entre uma e outra, a dica é pesquisar pra ver em qual das duas encontrará melhores preços.

Em Gramado já nos hospedamos em alguns hotéis que gostamos e recomendados. O Hotel Cercano é um dos meus preferidos, fica bem ao lado da Rua Coberta, pertinho de tudo e tem decoração de muito bom gosto. A gente fala os detalhes dele num outro post.

Hotel Cercano em Gramado (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Hotel Cercano em Gramado

Não muito distante dali, o Petit Casa da Montanha, o Casa da Montanha, o Wood Hotel, o Laghetto Stilo e o Mondevie também são muito bem avaliados. De toda forma, há uma grande variedade nessa região mais central, vale você ver as opções com descontos aqui.

Se você está de carro e procura em Gramado algo mais no estilo hotel fazenda, também já ficamos no Bangalôs da Serra, que tem um ambiente muito gostoso, principalmente pra quem está com crianças. Os proprietários fazer você se sentir em casa!

Já em Canela também há diversas opções e vale a mesma dica sobre o carro. Se estiver sem, procure ficar hospedado(a) na região mais central pra ter liberdade de circular a pé. Veja aqui hotéis com descontos na cidade.

+ Onde comer na Serra Gaúcha
+ Vai nevar na sua viagem pra lá?
+ Todas as dicas reunidas

Espero que esse post tenha te ajuda a escolher onde ficar na Serra Gaúcha, se em Gramado ou Canela. Como deu pra ver acho que a questão do carro é um dos principais pontos a se levar em consideração, já que ambas as cidades têm boas opções de hotéis.

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.