A Serra Gaúcha é um dos principais destinos brasileiros para viagens em família e por isso muita gente nos pergunta o que fazer em Gramado com crianças e adolescentes.

Realmente Gramado e a vizinha Canela têm atrações para todos os gostos e idades. Já listamos as principais delas e o que fazer por lá em um outro post, mas nesse vamos focar em viagens com filhos, crianças e adolescentes.

ROTEIRO EM GRAMADO COM CRIANÇAS

Eu viajei com duas sobrinhas pra região e ficamos cinco dias no mês de julho. Uma tinha 10 anos e a outra seis. As duas aproveitaram muito a amaram a Serra Gaúcha. Então nesse post compartilho algumas das melhores experiências delas com vocês.

+ Vale a pena alugar carro?

Gramado com crianças (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Aldeia do Papai Noel e Snowland em Gramado

QUANDO IR

Antes de falarmos o que fazer em Gramado com crianças, vale falar de períodos em que elas podem curtir ainda mais a Serra Gaúcha. Nós já publicamos um guia com a melhor época pra viajar pra lá, no qual você pode encontrar dicas do clima, quando faz frio e quando faz calor na região.

Gramado com crianças - Região central em dia de neblina (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas há três épocas em que as crianças podem se divertir bastante, embora sejam períodos considerados de alta temporada:

  • Natal Luz (do final de outubro ao começo de janeiro): a cidade ganha uma iluminação especial e todo aquele clima mágico do Natal. Nos finais de semana há desfiles e apresentações em diversos pontos que encantam visitantes de todas as idades.
  • Páscoa: Gramado também ganha uma decoração especial nas semanas que antecedem a Páscoa. Coelhinhos e outros personagens ganham as ruas num clima perfeito pra provar os chocolates artesanais e até mesmo visitar fábricas (saiba quais os melhores).
  • Inverno: É um período um pouco mais complicado com crianças, mas há pais que não se importam. Além das fotos fofas dos pequenos com gorro e cachecol, a grande atração é a chance de nevar. Não é fácil prever, mas dá pra você se programar para tentar estar na cidade na época mais propícia, como contamos nesse post.
Gramado com crianças - Região central em dia de neblina (Foto: Esse Mundo É Nosso)

ONDE FICAR COM CRIANÇAS

Há pais que preferem ficar no centro mesmo pela facilidade de se locomover e até mesmo de sair para jantar, por exemplo. Já ficamos hospedados no ótimo Hotel Cercano por lá, bem ao lado da Rua Coberta.

Mas quem procura hospedagem com mais atrações e atividades para crianças, uma sugestão é um hotel fazenda que fica a apenas 10min de carro do centro, o Bangalôs da Serra. Já nos hospedamos lá também, é uma grande experiência para famílias por conta do contato com a natureza, os animais, além das atividades ao ar livre e a simpatia dos donos. Você pode ver nesse review como foi nossa experiência por lá.

Hotel Bangalôs da Serra
Hotel Bangalôs da Serra, clima de fazenda pertinho do Centro de Gramado

Além desses dois em que já ficamos, há uma grande variedade de hotéis na Serra Gaúcha, muitos com atividades voltadas para a família. Você pode conferir online opções com descontos.

+ Vale ficar aqui ou em Canela?

O QUE FAZER EM GRAMADO COM CRIANÇAS

PARQUE SNOWLAND

O Snowland é garantia de diversão tanto para crianças e adolescentes, como para os adultos. É a chance de a família se sentir numa estação de esqui de verdade, mesmo se estiver no período de calor na cidade.

Parque Snowland em Gramado

Ver neve na Serra Gaúcha depende de inúmeros fatores, até mesmo se você for no inverno. Um dos principais é ter sorte. É por isso que o parque entra na lista de uma das atividades mais procuradas, já que é possível esquiar e brincar na neve, mesmo que seja artificial.

Vale sempre comprar os ingressos pela internet com antecedência para conseguir descontos e evitar filas. Para mais informações acesse o post completo com nossa experiência no Snowland.

Parque Snowland em Gramado

Se seus filhos já são maiorzinhos ou adolescentes e você não quer entrar no parque com eles, uma sugestão pra passar o tempo é na Vinícola Ravanello, que fica logo em frente, do outro lado da rodovia.

MINI MUNDO

Esse é outro clássico da região não apenas para crianças, mas para toda a família. O Mini Mundo é uma parque que expõe ao ar livre réplicas de prédios e atrações turísticas do mundo todo. Tudo ali é exatamente 24 vezes menor que a versão original.

Mini Mundo em Gramado

Se as crianças gostam pela parte lúdica e a magia das miniaturas animadas, os pais ficam impressionados com a fidelidade das réplicas, que vão desde o Museu do Ipiranga de São Paulo ao famoso castelo alemão Neuschwanstein, que inspirou o Castelo da Cinderela.

LAGO NEGRO

Esse é um parque gratuito e aberto que é um dos principais pontos turísticos. E vale a visita ao Lago Negro pra quem está em Gramado com crianças para ter um respiro em meio à natureza… uma pausa na correria entre as atrações.

Gramado com crianças: Lago Negro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Uma das coisas que a garotada mais gosta por aqui é andar de pedalinho, seja um cisne ou uma miniatura de barco pirata. É diversão garantida em família!

+ Onde comer: Dicas de restaurantes

ALPEN PARK

Localizado na vizinha Canela, o Alpen Park é programa pra quem adora parque de diversões. Dá pra passar o dia todo ali se divertindo.

Alpen Park em Canela

O parque tem montanha-russa, tirolesa, elevador e outros brinquedos. Mas um dos que mais faz sucesso é o Trenó, um carrinho que percorre por trilhos mais de 900m montanha abaixo e quem controla a velocidade é o próprio visitante.

Trenó do Alpen Park
Trenó do Alpen Park

BONDINHOS AÉREOS

Não muito longe do Alpen Park, os Bondinhos Aéreos Parques da Serra são outro programa para toda a família. A principal atração é o teleférico com um visual de tirar o fôlego da Cascata do Caracol. Mas há ainda curtas trilhas na mata, onde é possível avistar alguns animais, e um espaço com esculturas interativas.

Bondinhos Aéreos em Canela

Se a criança for maiorzinha, pode ainda encarar a Eagle, a nova atração do parque. Ela é uma espécie de tirolesa que simula o voo de uma águia que pode atingir até 45km/h.

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL

Embora possa ser de gosto questionável para os pais, as crianças costumam gostar das atrações do Parque Terra Mágica Florybal. O espaço é grande, integrado à natureza, com personagens e áreas temáticas.

Terra Mágica Florybal

Entre as atrações estão simuladores, cinema, uma “tirolesa” e alguns brinquedos de parques de diversões. Nós contamos nossa experiência por lá em outro post.

ALDEIA DO PAPAI NOEL

Essa é outra atração que costuma encantar quem vai pra Gramado com crianças, afinal é um espaço onde é Natal o ano todo. Além da famosa Casa do Papei Noel, é possível conhecer as renas e outros animais europeus, andar de monotrilho e trenó voador, e ainda visitar uma fábrica de brinquedos.

Gramado com crianças: Aldeia do Papai Noel (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O cenário é todo temático com a magia natalina, incluindo um espaço com neve artificial. Se o(a) pequeno(a) ainda acredita no Bom Velhinho, deve gostar muito da Aldeia do Papai Noel (saiba mais).

ALEMANHA ENCANTADA

Bem em frente ao Lago Negro, o Parque Alemanha Encantada tem como principal atrativo a Torre da Rapunzel com quase 20m de altura. Ela conta a história da personagem que espera seu príncipe encantado. Além da magia do conto, a vista é privilegiada.

Torre da Rapunzel no Alemanha Encantada (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para os pais que preferirem aguardar os filhos, logo embaixo fica o Bier Garten, um espaço bem gostoso no estilo alemão com chopes e cervejas importadas e nacionais, além de alguns petiscos.

CASA DE CHOCOLATE DA BRUXA DO JOÃO E MARIA

Antes conhecida como Play House Florybal, essa é uma das lojas temáticas da marca de chocolates Florybal. É interessante pra quem quer conhecer a famosa patinação no chocolate, uma pista que troca o gelo por um óleo de cacau.

Gramado com crianças: Pista de patinação no chocolate (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Pista de patinação no chocolate (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A loja tem ainda outros brinquedos eletrônicos bem ao estilo dos shoppings, playground, um castelo dos horrores, cafeteria e outras atrações. A visita a pena se a criança quiser conhecer a pequena pista de chocolate ou for fã desses brinquedos (saiba mais).

VALE DOS DINOSSAUROS

Esse é um programa muito interessante para crianças e adolescentes que gostam de dinossauros. Fica em Canela, bem ao lado do Parque Terra Mágica Florybal. Durante a visita é possível ver esses animais que se movimentam e fazem sons.

Vale dos Dinossauros em Canela (Foto: @valedinocanela)
Vale dos Dinossauros em Canela (Foto: @valedinocanela)

Ingressos, valores e atrações podem ser consultados no site.

OLIVAS DE GRAMADO

Uma das novas atrações da cidade, o Parque Olivas de Gramado fica a cerca de 15km do Centro da cidade, em cima de um cânion. A principal atração é a plantação de mais de 12 mil oliveiras de seis variedades, mas o local tem outras atividades para a família toda.

Parque Olivas de Gramado (Foto: @olivasdegramado)

Para as crianças, é possível visitar a Fazendinha e fazer um Tour Rural. Para todo o grupo, há ainda degustação de azeites de oliva, trilhas ecológicas, além de restaurante, loja e empório (veja preços e horários). A vista também vale a pena!

Parque Olivas de Gramado (Foto: Marcelo Porto)
Parque Olivas de Gramado (Foto: Marcelo Porto)

LOJAS DE CHOCOLATES

Há uma infinidade de lojas de chocolates na Serra Gaúcha, mas o interessante é que muitas delas são temáticas ou permitem que os visitantes façam seus próprios doces.

Barra de chocolate em Gramado

Nós publicamos um guia de onde comer chocolate e as melhores marcas de Gramado e Canela. Vale consultar pra fazer sua visita!

BÔNUS

Embora não seja um ponto turístico propriamente dito, a Pizzaria Cara de Mau costuma ser sucesso entre as famílias que vão pra Gramado com crianças e adolescentes. Nós fomos ao lugar e até os adultos gostaram.

Pizzaria Cara de Mau (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não espere um jantar tranquilo em família, já que esse é um restaurante temático com muitos personagens de histórias de piratas, música (MUITO) alta e shows interativos. Por incrível que pareça, superando as expectativas de locais como esse, as pizzas são deliciosas!

Ao lado, dos mesmos donos, fica o Porto Cara de Mau, que tem o mesmo tipo de atrações, mas o preço costuma ser fixo por pessoa. Em ambos há um Espaço Kids e é bom chegar cedo, porque as filas se formam logo no final de tarde.

End: R. Cel. João Corrêa, 394, Centro

+ O que mais fazer na cidade

OUTRAS ATRAÇÕES

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA

Eu incluí só no final da lista o passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves pelo fato de a atração não ficar em Gramado, mas a cerca de 120km dali. Apesar da distância, é muito comum os turistas incluírem um dia no roteiro para andar no trem.

Embora pareça que o chamado Trem do Vinho seja um programa pra adultos, as crianças também gostam muito da possibilidade de andar em uma Maria Fumaça. Minhas sobrinhas adoraram. Você pode ver todas as informações do passeio nesse post.

MUNDO A VAPOR

Esse é um dos principais pontos turísticos de Canela, pertinho de Gramado, mas meu comentário sobre lá pode ser um pouco polêmico. É só você passar em frente pra ver o grande número de famílias com crianças na fila de entrada, mas será que realmente é uma atração interessante pra elas? Eu acho que não!

Entrada do Mundo A Vapor

Apesar da fotogênica Maria Fumaça na fachada que atrai as câmeras e olhares dos turistas, a visita em si pode ser bem cansativa para uma criança, a menos que ela se interesse muito por ciência ou seja bem curiosa. Talvez o passeio de trenzinho que fica atrás da exposição seja um dos poucos atrativos pra ela.

Passeio de trenzinho no Mundo A Vapor

Então sugiro que você confira nosso post sobre o Mundo a Vapor pra ver se seus filhos irão se interessar pela visita.

MAIS DICAS

+ Hotéis com descontos na Serra Gaúcha
+ Quantos dias ficar por lá?
+ Roteiro completo na Serra Gaúcha
+ Todos os posts pra sua viagem

Tem mais dicas de o que fazer em Gramado com crianças e adolescentes? Deixe seu comentário e ajude outros viajantes!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.