Roteiro em Buenos Aires para 5 dias ou mais

Se você está à procura de dicas para montar o seu roteiro em Buenos Aires para 5 dias ou mais, está no lugar certo.

Nós já fomos algumas vezes à cidade e passamos desde apenas 2 dias a até 10 em outra vez. Por isso, neste post, vamos dar dicas para montar seu roteiro de acordo com o tempo que você tem por lá.

Obelisco iluminado durante a noite, um dos clássicos do roteiro em Buenos Aires
Obelisco (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Casa Rosada, Obelisco, San Telmo, Caminito, Puerto Madero… Tem muita coisa para fazer pela capital argentina. Por isso, é preciso calma e organização. Veja as nossas dicas:

Roteiro em Buenos Aires para 5 dias ou mais

Vale destacar antes do roteiro em Buenos Aires o tempo que achamos ser o ideal para conhecer a cidade: pelo menos uns 5 dias pra ter bastante tempo para visitar muitas atrações.

Dá uma olha nesse vídeo completinho do nosso canal com as principais atrações e dicas fora do básico.

Como falei anteriormente, nós mesmos já fomos passar apenas um final de semana na cidade. Mas com certeza é muito pouco e vale a pena dedicar mais dias.

Abaixo, além de dicas de hospedagem próximas das atrações, iremos listar os principais pontos turísticos e sugestões dia a dia pra curtir a capital portenha.

Organizando o roteiro em Buenos Aires

Se você está começando seu planejamento, vale dar uma olhada no nosso guia de melhores bairros de Buenos Aires pra ficar hospedado(a). Dessa forma você irá entender as regiões da capital argentina.

Então, antes de falar propriamente do roteiro, já damos algumas dicas pra você entender os principais bairros. Aliás, muito além de decidir o hotel, é preciso descobrir qual é a melhor região, facilidades de transporte e atrações próximas.

  • Palermo: Bairro com as subdivisões de Palermo Soho e Palermo Hollywood. É arborizado, tranquilo e cheio de bares, restaurantes e lojinhas modernas e fácil acesso ao metrô. Já ficamos hospedados em Palermo Soho e adoramos (veja hotéis com descontos).
  • Recoleta: Bairro residencial, próximo de Palermo e do Centro, também muito tranquilo. Já ficamos hospedados no Arc Studios e Suítes. Há uma boa variedade de restaurantes, bares e lojas, além de ter metrô (veja hotéis na região).
Prédios em rua arborizada do Bairro da Recoleta
Recoleta (Foto: Esse Mundo é Nosso)
  • Puerto Madero: é uma linda região turística, cheia de bons hotéis, mas que não acho tão bom para se hospedar porque normalmente irá precisar de Uber ou táxi à noite para circular (veja opções de hospedagem nesta área).
  • Centro e Microcentro: Já foram ótimas regiões para se hospedar. Atualmente, você pode se sentir um pouco inseguro(a), dependendo do lugar. Se for ficar nesta área, sugiro a região da Avenida Corrientes, perto da Pizzeria Güerrin, que é bem movimentado. Por outro lado, é aqui que ficam as grandes redes de hotéis internacionais e as econômicas, como Ibis (veja hotéis no Centro).

Já pense no câmbio ainda no Brasil

Antes mesmo do dia da viagem, você vai precisar saber que o câmbio na Argentina é bem complicadinho. Existem inúmeras cotações e você precisa fugir da oficial pro país não ficar caro. Aliás, compras pesos no Brasil é uma das piores ideias!

Então, pra troca sair vantajosa e a viagem ficar mais barata, recomendamos que você dê uma olhadinha nas nossas dicas sobre o câmbio blue na Argentina. Nesse link explicados todos os detalhes e as formas mais vantajosas de trocar reais por pesos.

Sugestão de Roteiro em Buenos Aires

Depois de escolher a região onde ficará hospedado, é preciso lembrar de alguns detalhes:

  • se quiser ir a Feira de San Telmo, é necessário reservar o domingo, já que ela só acontece neste dia da semana;
  • o nosso roteiro conta com a chegada na cidade pela manhã e com a volta à noite;
  • nos baseamos na nossa viagem;
  • você pode alterar os dias de acordo com a sua preferência.

Dia 1: Chegada à cidade

Nosso roteiro em Buenos Aires começa com a chegada ao país. Embora o nosso voo tenha chegado pela manhã, demoramos bastante para passar pela imigração na Argentina.

Se puder escolher no momento da compra da passagem, opte por descer no Aeroparque, o aeroporto mais central. Já Ezeiza fica praticamente a uma hora de distância, dependendo do trânsito.

Nossa dica para não se preocupar com o transporte é agendar um transfer saindo do aeroporto, ainda mais se você ainda não tiver pesos ou internet no celular.

Dá para reservar e pagar em reais, o que facilita, já que chegamos ao país sem dinheiro, né? Aproveite para fazer a cotação do valor do transfer sem compromisso.

Na nossa primeira tarde, andamos por Palermo Soho, que era o bairro em que estávamos hospedados. Isso porque já era a nossa terceira vez na cidade. Então, não tínhamos pressa para fazer nada.

Passeio pelo centro de Buenos Aires

A nossa dica é tentar conhecer o centro logo no primeiro dia caso você tenha ânimo para andar bastante. Se não quiser fazer por conta própria, você pode agendar um free tour, isso mesmo, um passeio guiado grátis.

Vista do Obelisco no final de tarde, um clássico do roteiro em Buenos Aires
Obelisco (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas se estiver com bastante tempo, aproveite então para andar por essa região. Vá à Casa Rosada, local onde o presidente da Argentina trabalha, à Catedral Metropolitana, ande pela Calle Florida, visite as Galerias Pacífico e passe pelo Teatro Colón e o Obelisco.

Casa Rosada, outro clássico do roteiro em Buenos Aires
Casa Rosada (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Teatro Colón oferece visitas guiadas, mas a gente preferiu só ver o teatro por fora mesmo. No site deles tem mais informações.

Vale a pena também passar pelo novíssimo Mercado de los Carruajes, que tem boas opções para comer e beber. Foi inaugurado só em 2022 e tem aquela pegada gourmet.

Outra dica legal para curtir a noite é o Cielo Sky Bar, que fica no hotel Grand Brizo (Cerrito 180 Piso 13). O visual de lá é lindo, já que fica bem próximo ao Obelisco. Vale a pena!

Dia 2 do Roteiro em Buenos Aires: Caminito e Puerto Madero

Nosso segundo dia do roteiro em Buenos Aires passa por duas regiões muito conhecidas da cidade: La Boca e Puerto Madero. Ambos são clássicos e merecem a visita!

Caminito e La Boca

O nosso dia começa com um passeio pelo Caminito e o bairro de La Boca. A região é famosa por suas casas coloridas. Ela serviu como porto durante muito tempo.

Prédio colorido do Caminito, parada obrigatória no roteiro em Buenos Aires
Caminito (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O mais legal de Caminito é andar sem rumo, tirar fotos nas casinhas coloridas, olhar as lojas, os artistas e os dançarinos de tango. Pertinho dali, está o La Bombonera, estádio do Boca Juniors, que tem museu e visitação.

É preciso ficar bem esperto com celular e itens pessoais durante seu passeio pelo bairro de La Boca, já que ele é um pouco mais vazio. Aliás, se preferir, aqui você também irá encontre um free tour guiado pelo bairro, é só agendar.

Quer fugir dos restaurantes “pega turistas”? Nossa sugestão é aproveitar que está na região para almoçar no Il Matterello, italiano bem tradicional e com ótimas massas (End.: Martin Rodriguez, 517 La Boca)

O jeito mais fácil de chegar ao Caminito é de táxi ou aplicativos, como Cabify, que funciona bem por aqui.

Puerto Madero

Depois do almoço, aproveite para passear por Puerto Madero e ver a Puente de la Mujer. Por lá, aproveite para beber alguma coisa em algum bar e vá ao Museu da Fragata Sarmiento.

Punte de las Mujeres em Puerto Madero
Puente de las Mujeres em Puerto Madero (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Caso você goste, não deixe também de ir ao cassino de Buenos Aires, que fica em um navio. Só que o navio fica bem distante desta parte do bairro.

Se quiser almoçar por aqui, há diversos restaurantes pra todos os gostos e bolsos, de churrasco e apenas petiscos. Um que gostamos muito foi o El Club de la Milanesa, um clássico da cidade.

Dá para ir até Puerto Madero andando a partir da Casa Rosada, caso você ainda não tenha conhecido no dia anterior. Se estiver no Caminito, o ideal é pegar um táxi ou aplicativo pra chegar aqui.

Uma ótima dica para encerrar o dia em Puerto Madero é fazer o passeio de barco no pôr do sol. Nós fizemos e amamos. O barco que pegamos era open bar, ou seja, foi incrível.

Pôr do sol no passeio de barco no Rio de La Plata
Passeio open bar no Rio de La Plata (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O tour em si dura 2h, mas você pode entrar no barco 1h antes já para beber e contemplar a vista. Aliás, dá pra consultar o preço do passeio e reservar online e em reais, ou seja, sem pagar IOF.

Dia 3 – Recoleta e tango

Nesse dia, nossa sugestão é conhecer alguns bairros clássicos, como Recoleta e San Telmo, e terminar a noite num show de tango.

Recoleta

O terceiro dia em Buenos Aires começa pelo Cemitério da Recoleta, onde está o túmulo de Evita Perón.

Cemitério de Recoleta faz parte do roteiro em Buenos Aires
Cemitério da Recoleta (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Então aproveite para passear pelo charmoso bairro e ir a El Ateneo (Av. Santa Fe 1860). Aliás, a livraria, que antigamente funcionava com um teatro onde Carlos Gardel chegou a se apresentar, é linda.

Passe pela Floralis Generica (Plaza de las Naciones Unidas), a famosa escultura metálica em formato de uma flor. Bem ali pertinho está o MALBA (Museu Nacional de Belas Artes). A estação mais próxima é a Facultad de Derecho.

Vale lembrar que é no MALBA que está o Abaporu, uma das obras brasileiras mais famosas criada por Tarsila do Amaral.

Uma área bem legal do bairro, mas um pouco mais distante, e com bons restaurantes (um pouco mais caros) é La Recova de Posadas, com opções como o Figata e o Sorrento, de massas e risotos, o Sushi Club e o Piegari Carnes.

Não viaje pra Argentina sem seguro

O seguro viagem é barato e garante sua tranquilidade com imprevistos de saúde e até atrasos de voos ou extravio de bagagem.

Faça a cotação no site da Seguros Promo e, com o cupom ESSEMUNDO15 você ganha até 20% off.

Outra dica é o El Sanjuanino (End.: Posadas, 1515). Comemos empanadas de entrada e depois chorizo com ovos e batatas fritas.

Aliás, aproveite pra ver nosso guia de restaurantes em Buenos Aires com todas nossas sugestões. De toda forma, andando pelo bairro, você encontrará bons lugares para comer.

Região de San Telmo

Antes de mais nada, vale lembrar mais uma vez que San Telmo, famosa feira de antiguidades da cidade, acontece somente aos domingos. Portanto, se for o caso, vale a pena reservar ao menos manhã de para ir até lá.

Vista da Avenida 9 de Julio em Buenos Aires
Centro de Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mesmo se não for fim de semana, vale visitar o Mercado de San Telmo, que fica bem no coração da feira e abre todos os dias. Inclusive o melhor é visitá-lo durante a semana, quando não é tão cheio.

Ali você vai encontrar ótimos restaurantes com os mais diversos pratos típicos locais. Nós adoramos as massas artesanais do Vortice e as tapas do De Lucia. Há ainda lojas de condimentos e antiguidades.

Perto de San Telmo, dá pra você conhecer a estátua da Mafalda, famosa personagem do cartunista Quino e dar uma passada no Café Tortoni, um dos cafés mais antigos de Buenos Aires (Av. de Mayo 825).

Se quiser algo mais animado, uma dica legal também é ir ao Patio de los Lecheros, que fica um pouco mais distante, mas é fácil chegar de metrô. Esse é um espaço cheio de opções gastronômicas no estilo food trucks.

Vale muito a pena ir para jantar, por exemplo. Nós comemos um ceviche maravilhoso e um ojo de bife que estava incrível.

Show de tango

À noite, se estiver disposto, vá a um show de tango. Se você quer apenas assistir a um show comum, a nossa dica é o Centro Cultural Borges, que fica nas Galerias Pacífico. Lá há shows em algumas noites da semana e com preços mais em conta.

Mas se você quer curtir um jantar sensacional e depois assistir a um show de tango e folclore argentino, a nossa dica é o La Ventana. Esse é um dos shows mais famosos da cidade e você pode incluir jantar e até mesmo aulas de tango (veja o valor do passeio).

Aliás, nós também já fomos ao show de tango no Michelangelo e gostamos muito. O jantar estava uma delícia!

Dia 4 do roteiro em Buenos Aires: Palermo

Aproveite o quarto dia em Buenos Aires para andar por Palermo. O bairro possui algumas subdivisões, as mais importantes são Palermo Soho e Palermo Hollywood.

Mas tenha como referência pra começar seu passeio a Plaza Serrano, uma das regiões mais movimentadas, onde acontecem feirinhas nos finais de semana.

Aliás, vale a pena andar por esses quarteirões sem pressa para ver as lojinhas, bares, restaurantes e muita arte de rua.

Bairro de Palermo merece entrar no seu roteiro em Buenos Aires
Praça em Palermo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aproveite que está no bairro para visitar os diversos jardins e parques da região, como o Rosedal, que é lindo, o Ecoparque e o Jardín Japonés. A gente acabou indo só ao Rosedal.

Prédios no Bosques de Palermo em dia de céu azul
Bosques de Palermo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Alguns restaurantes bons nesta região são o Las Cabras (Flitz Roy, 1795), onde comemos um camembert ao forno de entrada que estava sensacional, o Perón Perón (Lavalleja, 1388), um dos nossos favoritos (pedimos burrata de entrada e ossobuco com polenta), e o clássico La Cabrera (Cabrera, 5099).

Além disso, o bairro está cheio de bares descolados, principalmente na região da rua Fitz Roy. Mas não vá ao The Uptown. Nós fomos barrados na porta.

Segundo o segurança, era porque não havíamos feito reserva, mas, na verdade, desconfiamos que foi por causa da nossa roupa.

Depois, recebemos vários relatos de pessoas que também foram barradas. Portanto, não vale a pena perder tempo com esse tipo de lugar, né?

Dia 5 – Bate e volta para Tigre

A nossa dica é ir passar um dia em Tigre, cidade vizinha à capital. Você pode ir por conta própria de trem saindo de Retiro ou pelo Tren de la Costa que sai da estação Mitre ou então num tour com agências, que pode ser de ônibus ou barco.

Essa cidade cortada por canais é um charme, cheia de restaurantes e lojas. Ela é apelidada de “Veneza da Argentina”.

Lá está o Parque de la Costa, que é um ótimo parque de diversões, mas que não funciona todos os dias da semana. Então, é bom dar uma olhada na agenda no site antes.

Vale a pena também fazer o passeio de barco pelos canais e ir ao cassino. Além disso, tem o Puerto de Frutos, um shopping a céu aberto com lojas e restaurantes.

Barco navega em canal de Tigre, na Argentina
Um dos canais de Tigre, na Argentina (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dá para ir por volta das 9h da manhã e voltar umas 17h. O trajeto por durar de 1h a 2h de trem, dependendo de qual você escolher.

Dia 6 – Bate e volta para o Uruguai

Se tiver mais um dia de viagem, vale a pena fazer outro bate e volta. Desta vez, para Colonia del Sacramento, no Uruguai.

Para ir até lá, é preciso pegar o barco que sai de Puerto Madero. A travessia pode levar de 1h a 3h dependendo do tipo de embarcação.

A cidade histórica é um charme e bem bonitinha. Inclusive, a gente já publicou um post com várias dicas de o que fazer em Colonia del Sacramento.

Se for seu último dia em Buenos Aires, não faça este bate e volta porque é arriscado perder o voo.

Ruas históricas de Colonia del Sacramento, no Uruguai, em dia ensolarado
Colonia del Sacramento, Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pra quem tiver bastante tempo disponível, vale a pena passar uma noite em Colonia e até mesmo depois seguir viagem para passear por Montevidéu e Punta del Este.

Dia 7 – Dia de voltar para o Brasil

Sinceramente, acho que 7 dias em Buenos Aires é um pouco demais. Dá para resolver tudo em 5 ou 6 dias, mas para quem tiver tempo, vale a pena fazer tudo com calma e no último dia repetir alguma atração ou comer em outros restaurantes.

Se estiver com esse dia sobrando, sempre há algo a mais o que fazer, como conhecer o Barrio Chino, ir a mais algum museu, visitar outros mercados da capital argentina ou ir a supermercados pra comprar vinhos, alfajor e outras lembrancinhas pra levar.

Seguro viagem pra Argentina com desconto

Muita gente pensa que por estar perto do Brasil e ser uma viagem curta, não é preciso fazer seguro para Buenos Aires. Não cometa esse erro.

O Rafa, que faz o blog comigo, foi pro Chile e quebrou a coluna esquiando no Valle Nevado e foi até resgatado de helicóptero. Se ele não tivesse feito o seguro viagem, teria gastado uma fortuna.

A nossa dica é entrar no site da Seguros Promo, que funciona como uma comparadora entre as seguradoras e consegue preços até melhores do que fechando com elas.

Na hora de finalizar a compra, use o nosso cupom ESSEMUNDO15 para ganhar até 20% de desconto. É tudo online e sem compromisso. Como é algo barato, então não viaje sem.

Ficou com alguma dúvida da nossa sugestão de roteiro em Buenos Aires? Então deixe seu comentário!

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Rose Soares Dias disse:

Adorei as dicas,tô pensando em ir, e farei esses roteiros

Zulmira Gatto disse:

Olá! Agradeço as dicas ! Mesmo eu indo de Cruzeiro vou aproveitar as horas que paasarei em BA e seguir oq der tempo!
Ja fui 4 vezes a Argentina e gostei muito!

ELENILSON LIMBERTI disse:

Muy bueno! Mucho gusto !

Réssini Jarude disse:

Bom dia,
Gostei das dicas, muito legal sua exposição dos roteiros. Vou aproveitar as sugestões na minha visita à Argentina. Continue!!!

Cristina disse:

Bom dia, adorei as dicas, quero aproveitar todas, muito obrigada pela atenção!!
Com certeza o seguirei, Deus o abençoe

Joelma Avelar Felicidade disse:

Muito legal as dicas,fiquei até mas tranquila para minha futura viagem para Bueno Aires!
Quero agradecer pelo carinho e atenção! Gratidão!

Nancy Zaccaro disse:

Ótimas dicas e conselhos! Muito obrigada pela atenção de voces! Mandei um recado no privado pedindo dicas e me atenderam prontamente! E eu nem era seguidora! Mas agora, com certeza!❤️

Dhienes tinoco disse:

Mais completo que já vi, mt bom!!

Erinete disse:

Bom dia.
Com certeza um post top. Parabéns e obrigada pelas dicas. Ótimas 😘

Maria Betânia L Reis disse:

Amei as dicas. Agradecida

Rosa Mubarah disse:

Olá !
Muito obrigada!
Achei o roteiro sensacional!
Estive em BsAs outras visitas e não fui nos lugares sugeridos.
Devo ir em Julho.
Amei!

Andréa Bezerra disse:

Post maravilhoso!

Luiz Braido disse:

excelente post, adorei suas dicas.

Georgina disse:

Dicas preciosas!!! 😍 Muito obrigada