Salemi, uma pequena cidade da Itália, é mais uma do país a vender casas por apenas um euro para atrair a atenção de italianos e estrangeiros para um problema que atinge algumas pequenas comunidades do país: o despovoamento das áreas mais rurais.

Com medo de se tornar uma cidade fantasma, a prefeitura lançou a campanha para atrair pessoas interessadas em viver nessa bela paisagem da Sicília, ilha ao sul da Itália.

Centro de Salemi, onde casas por um euro serão vendidas
Piazza Alicia em Salemi [Davide Mauro (CC BY-SA 4.0)]

A ideia já foi usada em outras cidades, como Ollolai e Sambuca, que também decidiram vender imóveis a preço de um cafezinho para não sumirem do mapa.

O prefeito Domenico Venuti disse à CNN Travel que espera que o esquema funcione e dê nova vida a Salemi: “Todos os prédios pertencem à prefeitura, o que agiliza a venda e reduz a burocracia”.

As casas escolhidas vão a leilão a partir de um euro. Antes do projeto, a prefeitura recuperou as partes antigas da cidade onde as casas estão localizadas e melhorou serviços de infraestrutura, como redes de esgoto e elétrica.

Leia mais:
Melhores praias da Itália
Quantos euros por dia levar

Salemi, uma pequena vila da Sicília

Localizada a apenas 90km da famosa Palermo, Salemi fica sobre uma colina na província de Trapani, na ilha da Sicília. Hoje com pouco mais de dez mil moradores, tem visto sua população diminuir consideravelmente com o passar dos anos.

Vista panorâmica de Salemi, Itália
Vista de Salemi [Giacomocostaphoto (CC BY-SA 3.0)]

Pra se ter uma ideia, na década de 1910 a antiga vila medieval tinha mais de 20 mil moradores. Em 1951 o número já havia caído para 17 mil. Um forte terremoto em 1968 acentuou a fuga de mais cerca de quatro mil habitantes. E o ritmo de queda continuou ao longo dos anos até atingir o patamar atual no começo dos anos 2000.

Rodeada por campos e vinhedos, Salemi tem ruas estreitas, lindas praças e igrejas que contam sua longa história. As casas do centro histórico, que serão vendidas pelo lance inicial de um euro, datam do século XVII e são rodeadas pela antiga muralha da cidade.

Centro histórico de Salemi, onde casas por um euro serão vendidas
Castelo Normanno [Giuseppe Gucciardi (CC BY-SA 4.0)]

Segundo o prefeito, os interessados não precisarão ir pessoalmente à cidade para dar seus lances, mas deverão enviar uma plano de remodelação para demonstrar seu compromisso com o projeto.

1 Euro Home (Casa por 1 Euro)

O site da campanha 1 Euro Home já está no ar, mas no momento em que essa matéria foi publicada só contava com um email e telefone para dar informações aos possíveis novos moradores.

Mas a prefeitura garante que fotos das casas e mapas de localização estarão disponíveis no site assim que o projeto começar.

Veja também:
Roteiro na Costa Amalfitana
Onde ficar em Cinque Terre

Viajar pra Itália: Todas as dicas

E aí, já pensou ter uma casa na Itália por apenas um euro? Ainda mais na Sicília? Nada mal, né?

* Com informações do La Vanguardia e CNN Travel

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.