Fazer uma viagem em família até parece algo simples e corriqueiro para algumas pessoas, mas saber escolher bem a cidade pode transformar uma simples viagem em memórias eternas.

Pensando nisso, fizemos uma lista com diversas cidades que são ideais para viajar em família. Destinos que agradam os mais novos e os mais velhos e são tranquilos para relaxar e aproveitar.

Lista: 14 cidades para fazer uma viagem em família

Para ficar mais fácil dividimos a lista em 11 cidades próximas a São Paulo e 3 cidades um pouco mais distantes. De toda forma, se você quiser acessar alguma cidades de forma mais rápida, é só clicar no nome dela:

Águas de Lindóia
– Brotas
– Campos do Jordão
– Holambra
– Itu
– Monte Verde
– Poços de Caldas
– Santo Antônio do Pinhal
– São Roque
– Serra Negra
– Socorro
– Foz do Iguaçu
– Gramado
– Olímpia

11 cidades perto de SP para fazer uma viagem em família

Selecionamos 11 cidades perto de São Paulo que são ideais para fazer uma viagem em família, já que há atrações que agradam tanto as crianças quanto os jovens e adultos.

Águas de Lindóia

Pra começar a nossa lista, Águas de Lindóia é uma ótima opção para quem deseja passar alguns dias em família. A cidade fica a 200 km de distância da capital paulista.

Entre as principais atrações estão a Praça Adhemar de Barros, o pedalinho, as charretes, o trenzinho e o Cristo Redentor. Para os jovens e adultos, há ótimas lojas para comprar malhas e outros itens.

Viagem em família: Águas de Lindóia (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Águas de Lindóia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A cidade também conta com atrações de aventuras, entre elas, trilhas de jeep, ecoturismo e passeios a cavalo. Bem perto da cidade está o Thermas Hot World, um parque aquático. Não podemos esquecer também do Balneário Municipal, que possui diversas águas que auxiliam em tratamentos de saúde.

Se você está à procura de hotéis fazenda, as melhores opções de Águas de Lindoia são o M1, o Villa Di Mantova e o Oscar Inn. Outras opções de hospedagem são o Grande Hotel Glória e a Pousada Estância das Montanhas.

Não deixe de ver o post completo que preparamos com dicas de hospedagem em Águas de Lindóia.

Brotas

Muita gente acha que Brotas, que está a 250 km de São Paulo, só tem atrações muito radicais. É verdade que é na cidade que fica um dos melhores raftings do Brasil, mas por lá há atrações que agradam todos os gostos.

Boias cross, rapel, arvorismo, escalada, caminhada, trilha, ciclismo, tirolesa, quadriciclo, queda livre, cavalgada e caiaque duplo são algumas das atividades que estão à disposição do turista.

Dica de viagem em família: Passeio de quadriciclo em Brotas (Foto: DIvulgação)
Passeio de quadriciclo em Brotas (Foto: DIvulgação)

A cidade conta ainda com 20 cachoeiras, banhos de rio e caminhadas pela natureza.

Brotas possui ótimas opções de hospedagem. Pra quem acha que hotel fazenda é o ideal para uma viagem em família, as dicas são o Recanto Alvorada, o Areia que Canta e o Brotas Eco Resort.

Outra opção de hospedagem é o Hotel Frangipani. A gente fez um post super completo com diversos hotéis e pousadas na cidade.

Campos do Jordão

Muita gente acha que Campos do Jordão é apenas um destino romântico, mas a cidade, que está a 180 km de São Paulo, tem atividades que agradam também os mais novos.

Dica de Viagem em família: Centrinho de Campos do Jordão (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Centrinho de Campos do Jordão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além dos rodízios de fondue, das lojas e do chocolate, Campos tem passeio de trem, borboletário, horto florestal, teleférico e parques que com certeza vão fazer a alegria das crianças.

Entre as boas opções de hospedagem que têm na cidade estão o Hotel Vila Inglesa, a Pousada Alto da Boa Vista, a Pousada Villa Amistà e o Hotel Le Renard.

Holambra

A experiência de se sentir na Holanda sem sair do Brasil é uma das atrações mais divertidas de Holambra, a 130 km de São Paulo. Na verdade, a cidade é famosa pela produção de flores e pela Expoflora, mas a gastronomia e a arquitetura remetem ao país europeu (inclusive, é possível ouvir alguns moradores falando holandês).

Arquitetura inspirada na Holanda na cidade de Holambra (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)
Holambra tem arquitetura holandesa (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

As crianças vão curtir muito também o Moinho Povos Unidos, que tem 38 metros e de onde se tem uma linda vista da cidade. A cidade possui ainda lojinhas, museu, cervejaria artesanal e muito mais.

A gente preparou um post com diversas opções de hospedagem por lá. Algumas das dicas são o Holambra Garden Hotel e o Hotel 1948.

Itu

Uma ótima opção para quem vai viajar em família com crianças é Itu, que está a 100 km de São Paulo. Conhecida por ser a cidade do exagero, possui diversos objetos gigantes, como um orelhão e um semáforo.

Um dos pontos altos é a Praça dos Exageros, por lá há diversos objetos imensos como um tabuleiro de xadrez, uma cabine bancária e escorregadores. As crianças vão amar.

Dica de viagem em família: Semáforo de Itu (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Semáforo de Itu (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

A cidade também possui parques, bosques, museus e turismo rural, com destaque para a Fazenda do Chocolate. Outro item famoso na cidade é o filé à parmegiana.

Pra quem quer um hotel com cara de resort o San Raphael Country Hotel é uma boa opção. Outras sugestões são Gandini Hotel e o Hotel KK.

Monte Verde

Assim como Campos do Jordão, Monte Verde é sim uma cidade romântica, mas é um excelente local para curtir durante uma viagem em família.

Monte Verde é uma dica de cidade para se fazer uma viagem em família (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Centrinho de Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A cidade possui parques, trilhas tranquilas, ótimos restaurantes, patinação no gelo, a Fazenda Radical, com tirolesa e arvorismo, e até um ice bar (bar feito todo de gelo). A gente preparou um post com todas as dicas do que fazer na cidade.

Tem atividades que vão agradar tanto os mais novos quantos mais velhos.

Algumas sugestões de hospedagem por lá são a Pousada Suíça Mineira, a Pousada Vilage de Minas, a Carícia do Vento e a Ahavanoah. A gente fez um post bem completo com dicas de hotéis.

Poços de Caldas

A 265 km de São Paulo, Poços de Caldas é uma ótima opção para relaxar. Entre as principais atrações da cidade estão o teleférico, o Cristo Redentor, a praça Pedro Sanches e o Parque José Affonso Junqueira.

Centrinho de Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Site Oficial)
Centrinho de Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Site Oficial)

Poços ainda tem diversas cachoeiras, a Thermas Antonio Carlos, com duchas, piscinas e uma fonte de água sulfurosa e o Mercado Municipal.

Entre as sugestões de hospedagem na cidade estão o Hotel Minas Gerais, o Palace Hotel e o Presidente Hotel.

Santo Antônio do Pinhal

Mais uma dica para viagem em família, Santo Antônio do Pinhal fica a 30 km de Campos de Jordão. A cidade tem um mix de atrações para todos os gostos: passeios românticos, atividades na natureza, esportes radicais, cachoeiras e muito mais.

Santo Antônio do Pinhal (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)
Santo Antônio do Pinhal (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

O Mirante do Cruzeiro, que fica a 1100 metros de altitude, é uma das principais atrações da cidade. Por lá há ainda outros mirantes, a feirinha da Praça do Artesão, trilhas, arvorismo, rapel e muito mais.

Entre as dicas de hotéis na cidade estão a Pousada Fonte das Hortênsias, a Pousada Alemã e Pousada do Cedro. Preparamos um post super completo com mais pousadas com excelente custo-benefício.

São Roque

Só pelo parque de esqui São Roque já seria uma excelente opção de destino para uma viagem em família, mas a cidade possui muitos outros atrativos.

Viagem em família: São Roque tem atrações pra toda a família (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Sergio Luiz Jorge – Expressão Studio)
Rota do Vinho em São Roque (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Sergio Luiz Jorge – Expressão Studio)

Para os adultos, há o roteiro do vinho e para todas as idades tem praças, igrejas, antiga estação ferroviária e lojinhas.

O Ski Mountain Park tem diversos esportes radicais e uma paisagem a 1200 metros de altitude. Além da pista de esqui, é possível praticar arvorismo, alpinismo, tirolesa e ainda aproveitar para fazer trilhas e se divertir no teleférico e no tobogã. Antes de viajar, confirme se o parque está funcionando.

Se você quer ficar em um hotel fazenda, uma dica é o Villa Rossa.

Serra Negra

Serra Negra mistura turismo rural, fontes de água e compras. As famosas águas têm doses pequenas de radioatividade em sua composição e, por isso, fazem bem à saúde.

Dica de viagem em família: Lago dos Macaquinhos em Serra Negra (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita – Expressão Studio)
Lago dos Macaquinhos em Serra Negra (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita – Expressão Studio)

As mais conhecidas estão no Parque Santo Agostinho, que também possui playground e lago, ou seja, diversão pra toda a família.

Outras atrações são o Cristo Redentor, o teleférico, o Lago dos Macaquinhos e o trenzinho. Veja as dicas da cidade que preparamos em outro post.

Pra quem quer curtir dias de descanso em um hotel fazenda, os mais famosos da cidade são o São Matheus, o Akropolis e o Grand Resort Serra Negra. A gente preparou um post bem completo com mais dicas de hospedagem por lá.

Socorro

Socorro está a 133 km de São Paulo. Entre as principais atrações da cidade para quem viaja em família estão o ecoturismo, o turismo rural e o turismo de aventura.

Rafting em Socorro (Foto: VGCOM – Astur – Jeferson Salgueiro)
Rafting em Socorro (Foto: VGCOM – Astur – Jeferson Salgueiro)

A cidade possui grutas, cachoeiras, fontes, cavernas, rios, mirantes e plantações de café. Pros mais radicais há boia cross, rafting, quadriciclo, rapel, trekking, voo livre, tirolesa e muito mais.

O centrinho também é charmoso com direito à igreja matriz e maria fumaça.

Pra quem quer ficar em um hotel fazenda, as opções da cidade são o Campo dos Sonhos e o 7 Belo.

Mais cidades para fazer uma viagem em família

A gente listou 11 cidades próximas a São Paulo para fazer uma viagem em família, mas não poderíamos deixar de citar outros três destinos que não estão tão próximos da capital paulista, mas que são excelentes opções para férias, feriados e viagem em família.

FOZ DO IGUAÇU

Foz do Iguaçu é uma das cidades com melhor estrutura turística no Brasil. Além do parque com as Cataratas, a cidade tem outras atrações, entre elas, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu e o Museu de Cera.

Dica de viagem em família: Cataratas em Foz do Iguaçu (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cataratas em Foz do Iguaçu (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não deixe de ver um post com fizemos com dicas da cidade.

As crianças vão adorar também dar um pulinho no Paraguai e na Argentina nesta mesma viagem. A gente fez um post com diversos resorts na cidade. Não deixe de ver.

GRAMADO

Gramado com certeza não poderia ficar de fora desta lista. A cidade é perfeita para viagens em família, já que possui atrações que agradam as crianças e os adultos, entre elas, o Mini Mundo e o Alpen Park.

Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A gente já publicou um post super completo com as principais atividades da cidade para quem viaja com crianças. A estação de esqui Snowland, o Lagro Negro, os Bondinhos Aéreos, o Parque Terra Mágica Florybal, o Vale dos Dinossauros e a Aldeia do Papai Noel são algumas das atrações da cidade.

Entre as boas opções de hospedagem de Gramado estão o Hotel Cercano, localizado bem perto da Rua Coberta, e o Bangalôs da Serra, que fica a 10 minutos do centro da cidade, mas tem uma estrutura que parece de hotel fazenda.

OLÍMPIA

A 450km de São Paulo, Olímpia é uma ótima opção para viajar em família. A cidade possui diversos parque aquáticos. Os mais famosos são o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach.

Hot Beach em Olímpia (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Hot Beach em Olímpia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A cidade tem excelente estrutura de hospedagem. A gente já publicou um guia completo com dicas de hotéis e pousadas.

+ 21 lugares perto de SP para fazer bate e volta
+ Melhores hotéis fazenda em São Paulo

Ficou com alguma dúvida ou tem mais dicas de destinos para uma viagem em família? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
2 respostas
  1. Lugar que gostei muito é o Parque das Aves em Foz, nos mostra como a diversidade da fauna e flora na Brasil são imensas. A proximidade com os animais permite levantar o quanto são frágeis e merecem um cuidado especial.
    É também um alerta quanto os prejuízos incalculáveis causados pelo tráfico de animais.
    Poder tirar fotos de animais ameaçados de extinção e vê-los em um hábitat quase natural é emocionante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.