Praias de Ilha Grande: Conheça as melhores e mais bonitas

Se é beleza natural que você quer, as praias de Ilha Grande precisam entrar na sua listinha de lugares para conhecer. Elas são lindas, têm a água cristalina e com uma temperatura bem agradável dependendo da época do ano. A única parte mais difícil é chegar até elas. Na maioria, é preciso ir de barco ou lancha. Mas, pode acreditar, o esforço valerá a pena.

Neste post, faremos uma lista com as melhores praias de Ilha Grande com dicas de como chegar e o que fazer em cada uma delas.

PRAIAS DE ILHA GRANDE: AS MELHORES

A gente já fez um post com as principais dicas de Ilha Grande, mas tem uma informação que sempre gosto de falar: vá com calma! Não adianta passar apenas um fim de semana por lá se for a sua primeira vez. Além de ter muitas praias, algumas delas são longe e para chegar vai depender das condições do mar.

Praias em Ilha Grande: Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Um exemplo: pra chegar à Praia do Aventureiro, que é uma das mais famosas de Ilha Grande, é preciso ir de lancha. O passeio de Volta à Ilha passa por ela. Só que muitas vezes as condições do clima e do mar impossibilitam o acesso à praia. Quando estivemos por lá, o tour de Volta à Ilha ficou quatro dias cancelado. Ou seja, muita gente não conseguiu ir até uma das melhores praias de Ilha Grande.

Por isso, anote bem essas duas dicas:

  1. Tente ficar pelo menos quatro ou cinco dias em Ilha Grande.
  2. Faça logo na primeira oportunidade o passeio de Volta à Ilha para evitar que ele seja cancelado e você fique sem conhecer as praias.

Outra coisa importante nestes dias atuais: tirando as praias mais próximas da Vila do Abraão, nas outras o sinal do celular praticamente não existe.

Praias de Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dito tudo isso, vamos falar finalmente das melhores praias de Ilha Grande.

| PRAIAS DE ILHA GRANDE – AS MAIS PRÓXIMAS DA VILA DO ABRAÃO

Pra ficar mais fácil, dividirei em alguns tópicos. Neste primeiro, vou falar das praias de Ilha Grande que ficam mais próxima do centrinho, onde estão as pousadas e restaurantes e onde também chegam os barcos. Aliás, a gente fez um post bem completo com as praias da região da Vila do Abraão.

Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA DO ABRAÃO

A primeira delas é a Praia do Abraão. Como o nome diz, ela fica localizada na Vila do Abraão, ou seja, é a praia com mais estrutura. Não é a melhor praia, mas mesmo assim é bonita. É ótima para quem quer comer ou beber alguma coisa com o pé na areia, já que possui alguns restaurantes na orla, como o Lonier, Rei da Moqueca e Pé na Areia. Você irá passar por ela logo na chegada, já que o local onde os barcos param.

Praia do Abraão (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Abraão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA DO CANTO

A Praia do Canto fica do lado da do Abraão. Dá para chegar nela pela areia ou por dentro. O bom é que, embora ela esteja localizada no centro, é bem mais tranquila do que a sua vizinha. Tem alguns bares e restaurantes, como o Café do Mar, que é bom para petiscar e beber alguma coisa, e o Lua e Mar, onde jantamos uma moqueca deliciosa.

Praias de Ilha Grande: Praia do Canto (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Canto (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aproveite para ver todas as nossas dicas de restaurantes em Ilha Grande.

PRAIA DA JÚLIA

A Praia da Júlia é bem menor que as outras e não possui tanta estrutura, tem a apenas um bar bem pequeno. A água é linda. Vale a pena passar pelo menos para conhecê-la.

Praia da Júlia (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Júlia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA DA BICA

Na mesma região, seguindo a trilha, está a Praia da Bica, que tem esse nome devido a uma bica de água que cai na areia. Não há estrutura, mas possui um restaurante próximo.

Praias de Ilha Grande: Praia da Bica (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Bica (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Dicas: Veja o que é bom saber antes de viajar pra lá
+ Roteiro: Nossas sugestões pra você aproveitar a sua viagem

PRAIA DA CRENA

A Praia da Crena é um pouco mais longe da Vila do Abraão, mas ainda dá para chegar andando. Quem preferir pode pegar um táxi boat até ela e também Abraãozinho. A água é bem clarinha e tem tons esverdeados. Por ali, há a Pousada Praia da Crena, que também funciona como restaurante.

Praia da Crena (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Crena (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA DO ABRAÃOZINHO

A Praia do Abraãozinho é uma das praias de Ilha Grande que eu mais gostei. A gente chegou até ela de táxi boat, mas, pra quem não liga de andar, é possível chegar caminhando por uma trilha. A praia é linda e a cor do mar eu nem preciso falar, né? Pela foto dá pra ver. Dizem que lá é bom também para mergulhar. Há um bar com certa estrutura e também a pousada Bonito Paraíso Beach House, que é bem charmosa. Ideal para quem quer relaxar.

Praias de Ilha Grande: Abraãozinho (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Abraãozinho (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA PRETA

Nós só vimos a Praia Preta de longe, mas ela também é muito conhecida. Ela fica do lado oposto das praias que citamos até agora. É só seguir à esquerda da rua da praia. Como diz o nome, a areia da praia é mais escura.

LOPES MENDES

A praia de Lopes Mendes é considerada uma das mais bonitas do mundo. Embora ela esteja mais próxima da Vila do Abraão do que outras famosas, como a Praia do Aventureiro, para chegar nela o ideal é ir de barco ou escuna. Nesse caso, dá para ir até a Praia do Pouso, que também é muito bonita, e de lá fazer uma pequena trilha que dura cerca de 20 minutos. Quem preferir, pode fazer a trilha maior que sai da Vila do Abraão, mas demora por volta de 3h.

Lopes Mendes (Foto: Fulviusbsas/Domínio Público)
Lopes Mendes (Foto: Fulviusbsas/Domínio Público)

A gente chegou a pegar um barquinho (táxi boat) que nos levaria até a Praia do Pouso numa manhã, mas o mar ficou tão agitado no meio do caminho que tivemos que desistir e voltar. Estava realmente perigoso. Então, talvez a escuna seja mais confiável em dias assim.

Pra quem preferir, dá para fechar o passeio com alguma agência. Além de Lopes Mendes, o tour chamado de Super Sul passa pela Caxadaço, Dois Rios e Jorge Grego. Não acho que seja o ideal, já que a praia do Caxadaço já está inclusa no passeio de Volta à Ilha. Além disso, o tempo de parada será curto.

Lopes Mendes tem uma longa faixa de areia e a água é transparente. Embora seja muito conhecida, a praia não possui muita estrutura. Portanto, é bom levar alguma comidinha se quiser passar o dia por lá.

| PRAIAS QUE PRECISAM DE PASSEIO

Para chegar a algumas praias, é preciso ir de lancha ou escuna. Dá para fazer o passeio privativo, mas normalmente os turistas preferem fechar passeios. A gente fez um post falando sobre os principais: Volta à Ilha, Meia Volta e Ilhas Paradisíacas.

Vamos listar a seguir as principais praias de Ilha Grande que fazem parte dos passeios.

PRAIA DO AVENTUREIRO

Uma das melhores praias de Ilha Grande é a Praia do Aventureiro, aquela que ficou conhecida pelo seu coqueiro deitado. Para chegar lá não é fácil. O ideal é fazer o tour de Volta à Ilha, que passa por ela e outras praias também.

Praias de Ilha Grande: Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como eu falei no comecinho do post, muitas vezes as condições do mar impossibilitam que as lanchas e os barcos cheguem à praia. Por isso, vale a pena tentar fazer este passeio o quanto antes.

A praia tem cerca de 500m de extensão e é realmente linda. A cor da água é clarinha e o coqueiro forma uma composição incrível. O número de pessoas que entra na praia é controlado: são permitidas no máximo 560 por dia.

Praias de Ilha Grande: Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A praia não possui estrutura. Dizem que há alguns restaurantes que funcionam nas casas dos moradores e também em alguns campings que ficam na praia, mas não vimos nada. Aliás, pra quem quiser ficar hospedado por lá, não há pousadas, mas há estes campings e também quartos em algumas casas.

Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Fizemos um post bem completo sobre a Praia do Aventureiro. Vale a pena ler.

PRAIA DO CAXADAÇO

Caxadaço é mais uma das praias de Ilha Grande que fazem parte do tour de Volta à Ilha. Como tem apenas 15m de extensão, costuma ficar bem cheia. Vale a pena subir até as pedras para ver a praia do alto. Só que é importante tomar cuidado e fazer isso com guia. As pedras são muito escorregadias e dependendo do lugar que pisar é fácil cair no mar e se machucar feio. Por lá, também não há estrutura.

Aliás, fizemos um post bem completo sobre a praia. Vale a pena dar uma lida.

Praias de Ilha Grande: Caxadaço (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Caxadaço (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Caxadaço (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Caxadaço (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PARNAIOCA

A praia de Parnaioca também está no roteiro de Volta à Ilha. Ela tem quase 1km de extensão. Não achei essa praia tão bonita, mas ela é boa para relaxar, curtir o mar, ficar sentado na areia e caminhar.

Praias de Ilha Grande: Parnaioca (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Parnaioca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A história conta que esta já foi a praia mais habitada de Ilha Grande com mais de 1000 moradores. Atualmente, está quase deserta. Assim como na Praia do Aventureiro, pra quem gostar, há área de camping.

Esta é mais uma das praias de Ilha Grande que não possui estrutura para comer e beber.

MEROS

Meros é outra praia linda e ótima para quem gosta de mergulhar. Ela é pequena e é considerada uma das mais lindas da região. Assim como as anteriores, faz parte do roteiro de Volta à Ilha.

Meros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Meros (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, aproveite para ler o post que fizemos sobre o tour de Volta à Ilha. Nele, damos dicas de empresa, horários e falamos de cada parada.

MAGUARIQUESSABA

A praia de Maguariquessaba não foi uma das minhas favoritas. Acabamos passando muitas vezes por ela para almoçar porque os passeios faziam paradas por lá. Mas vou explicar por que ela entrou nessa listinha: o pôr do sol. O final do dia visto das areias da praia é lindo demais! O mar não é tão incrível, a areia também não, mas o pôr do sol nos surpreendeu.

Maguariquessaba (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Maguariquessaba (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Onde ficar por lá; Hotéis e pousadas
+ Roteiro: O que fazer em 4 ou 5 dias
+ Passeios: Como escolher os melhores
+ Dicas: O que é bom saber antes de ir

PRAIA DO AMOR

A Praia do Amor fica localizada no Saco do Céu e faz parte do tour de Meia Volta. Quando nós estivemos por lá, começou a chover. Então, só vimos a praia de longe e resolvemos ir embora. Não dava para a lancha chegar até a areia.

Praia do Amor (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Amor (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Existe uma lenda sobre a Praia do Amor. Dizem que quem se beijar em suas areias não se separa mais.

PRAIA DA FEITICEIRA

A Praia da Feiticeira é mais uma das praias de Ilha Grande que valem a pena conhecer. Ela também faz parte do tour de Meia Volta e possui uma faixa de areia relativamente grande, mas é ideal mesmo pra quem gosta de praticar snorkel. Além disso, a cerca de 30 minutos dali está uma cachoeira bem famosa. Mas antes de decidir ir até ela, se estiver no tour, pergunte para o guia se dará tempo, já que a parada não é tão grande. Neste caso, o ideal talvez seja pegar um táxi boat da Vila do Abraão e ir direto pra lá.

Praia da Feiticeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Feiticeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Veja nosso post completo sobre o tour de Meia Volta com todas as praias que fazem parte dele e informações.

Há ainda a praia de Dois Rios, que é conhecida justamente por ter dois rios que passam nela. Infelizmente, não tivemos tempo de conhecê-la de perto.

| ALÉM DAS PRAIAS

Além das praias, há outros lugares imperdíveis em Ilha Grande como a Lagoa Verde e a Lagoa Azul.

LAGOA AZUL E LAGOA VERDE

Embora não sejam consideradas praias de Ilha Grande, a Lagoa Azul e a Lagoa Verde valem a sua visita. As duas estão inclusas no tour de Meia Volta. Elas formam piscinas naturais que são ótimas para a prática do mergulho.

Lagoa Azul (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Lagoa Azul (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Lagoa Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Lagoa Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| PRAIAS E ILHAS DA REGIÃO DE ANGRA DOS REIS

Embora estas não sejam praias de Ilha Grande e sim da região de Angra dos Reis, irei colocá-las na lista porque é possível conhecê-las no passeio das Ilhas Paradisíacas saindo da Vila do Abraão. Ahh! E elas são lindas! Vale muito a pena fazer este passeio. Aliás, fizemos um post contando todos os detalhes deste tour.

CATAGUASES

A ilha de Cataguases é realmente linda. Fica pertinho do centro de Angra dos Reis, mas só pode ser acessada através de barcos. A cor da água é linda, transparente e meio esverdeada. Além disso, a areia é branquinha e fina. Muito bom para curtir a água e mergulhar. Dizem que lá é ótimo para ver peixes e tartarugas. Quando fomos, o mar estava tão calminho que parecia uma piscina.

Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA DA PIEDADE

A Praia da Piedade também entrou na minha listinha de praias favoritas. Ela está localizada na Ilha da Gipóia. Lá tem uma igrejinha linda que deixa tudo ainda mais bonito. E a água é muito clarinha também. Durante muitos anos, a Praia da Piedade foi o endereço da Ilha de Caras, ou seja, muitas celebridades já passaram por ali.

Praia da Piedade (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Piedade (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA DO DENTISTA

Dizem que a Praia do Dentista é uma das mais lindas de Angra dos Reis. Eu achei realmente linda. A cor do mar é incrível, mas quando fomos ele estava bem agitado. A lancha não conseguiu chegar até a areia. Então, precisamos descer e ir nadando. Foi um pouco tenso, mas valeu a pena.

Praia do Dentista (Foto: Esse Mundo é Nosso)

ILHAS BOTINAS

As Ilhas Botinas são duas ilhotas perfeitas para quem gosta de mergulhar. Como não tem areia, é preciso ficar ou na lancha ou na água. A cor da água é linda e o mar é calmo.

Ilhas Botinas (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ilhas Botinas (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ONDE FICAR EM ILHA GRANDE

A melhor região para ficar em Ilha Grande é a Vila do Abraão, já que é lá que estão as melhores pousadas e também os bares e restaurantes. Nós fizemos um post bem completo com dicas de hospedagem.

Pousada Caúca (Foto: Divulgação/Booking)
Pousada Caúca (Foto: Divulgação/Booking)

A gente ficou hospedado na Pousada Caúca, que é simples, mas confortável e tem uma boa localização.

Ficou com alguma dúvida sobre as praias de Ilha Grande? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as dicas do destino
+ Roteiro: O que fazer em 4 ou 5 dias
+ Dicas: O que saber antes de ir
+ O que fazer: Melhores atrações
+ Quando ir: Melhor época pra aproveitar
+ Onde comer: Dicas de restaurantes
+ Onde ficar: Melhores hotéis
+ Passeios: Como escolher o seu

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *